Social Media. Porque eu uso?

Rede Social sempre existiu. As plataformas só vieram ampliar a comunicação das redes

Nós seres humanos somos dotados de inteligência, doada por Deus no ato da nossa criação. Junto com tanta inteligência, também nos foi concedida a liberdade. Liberdade essa que se não usada com equilíbrio pode virar libertinagem.

Estou na web desde de 2003, quando criei meu primeiro e-mail. O objetivo primário era me comunicar com os meus amigos, no entanto, ao aprofundar o meu conhecimento da rede e estudar sobre as mídias sociais, fui descobrindo que poderia ser mais do que usuário, mas um bom formador de opiniões.

Hoje tenho muitos perfis na internet, principalmente nas ferramentas de web 2.0. Não basta criar um perfil em “tal” rede só pra dizer que tenho. É necessario estar nas redes mas com objetivo concreto. De palavras o mundo está cheio, a própria sociedade anseia por veracidade no comportamento das mesmas.

Evento Social Media Week – Foto: Arquivo pessoal

Em uma das palestras do Social Media Week 2011, no qual participei nos dias 8 e 9 de fevereiro, uma frase se destacou para mim e quero partilhar com você: “As rede sociais existem independentemente de internet, a internet potencializou as redes!”.

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Rede Social sempre existiu. As plataformas só vieram ampliar a comunicação das redes. A escola, a família, a comunidade, ou seja, onde tem gente ai há rede social. Por traz de cada plataforma e perfis, existem pessoas; e como vivemos aqui na Canção Nova, “a pessoa é o mais importante”.

A pessoa é o mais importante

Ainda perguntaram em uma das palestras quem usava o orkut, que já morreu em muitos países, mas que no Brasil ainda é muito usado. Eu na minha euforia respondi que sim, fui até zoado, mas isso me levou a refletir: Uso as redes não só por usar, e sim porque tenho um objetivo.

Minha missão como consagrado Canção Nova é evangelizar. Enquanto o orkut não morrer no Brasil, eu usarei, pois sei do alcance que um vídeo, um post, um comentário pode realizar na vida de muitas pessoas que usam essa ferramenta. Como já disse: a pessoa é o mais importante.

[“Rede Social sempre existiu.As plataformas só vieram ampliar a comunicação das redes.”]

Gosto de novas tecnologias, redes sociais, mas para ESCOLHA de vida, que fiz, estas não teriam nenhum fim, se eu não as colocasse em função da minha missão.

Deixo aqui o meu apelo a todo que leem: não use as redes sociais por usar, use com um objetivo. Use para colaborar, para algo concreto. Seja um formador de opiniões.

Ainda indico um ótimo blog de novas tecnologias o OfficeWeb do meu amigo Paulo Morais – Analista de Novas Tecnologia da Fundação João Paulo II.

Louvo a Deus pelos dons que Ele me deu, e pela decisão que você vai tomar a partir da leitura desde post.

Deus lhe abençoe!  Adailton Batista

Melhores momentos do Social Media Week

Trechos de algumas palestras que me marcaram:

“A grande tendência é a mobilidade e ela modifica todas as outras. O tempo real é um um outro aspecto muito forte. Estamos passando por um processo em que as ferramentas estão modificando nosso comportamento. Como disse o teórico Marshall McLuhan, ‘o homem cria as ferramentos e depois as ferramentas recriam o homem’”, disse Martha Gabriel

“A tendência de comportamento nas redes sociais em breve é o bem-estar, você abrir mão desse excesso de informação e focar no seu bem estar. Se você passa o dia todo entre televisão, Twitter, Orkut, Facebook Google Reader, alguma hora precisa parar.” Edney Souza

Temas como colaboração e geolocalização foram abordadas como as grandes tendências que devem continuar . “Colaboração sempre existiu. O que mudou foi a forma como as pessoas compartilham, contribuem e colaboram com uma causa hoje em dia”, disse Martha Gabriel

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.