Como é que a Irmã Teresa do Menino Jesus foi conhecida em todo o mundo?

Como prometi aqui está a postagem sobre Santa Teresinha do Menino Jesus, para você que peregrinou comigo em Lisieux e para todos os devotos dessa grande mulher e Santa da Igreja Católica.

Por um livro…

therese-pose-web.jpg
No dia 30 de Setembro de 1898, exatamente um ano depois da morte de Teresa, o Carmelo publicou, segundo os costumes da época, a notícia do falecimento e enviou-a a todos os carmelos franceses.Esta circular foi acompanhada precisamente dos manuscritos autobiográficos de Teresa (em que foram corrigidos os erros, suprimidas algumas passagens e divididos em capítulos), juntamente com algumas poesias e cartas.Esta publicação era, entretanto, posta à venda: com grande surpresa, foi necessário editar, seis meses mais tarde, uma segunda edição, seguida de uma terceira. Até 1956, contam-se 40 edições, sem falarmos das traduções (a primeira em 1901; hoje em mais de 50 línguas).Este livro, intitulado “História de uma Alma”, foi um instrumento de conversão e de diversas curas, por todos os cantos do mundo. Foi ele que despertou fervorosos peregrinos a virem rezar à “santinha” junto do seu túmulo no cemitério de Lisieux. Só em 1956 foram publicados os manuscritos originais, suprimindo-se as correções de 1898. 

Indicações cronológicas da vida de Santa Teresinha do Menino Jesus 

1873 (2 de Janeiro)         Nascimento de Teresa Martin em Alençon.
1877 (28 de Agosto)        Morte da Sra. Martin. A família instala-se em Lisieux.
1883 (13 de Maio)           Teresa, doente, é curada pelo “sorriso da Virgem”.
1884 (8 de Maio)             Primeira comunhão de Teresa, na escola das Beneditinas.
1886 (25 de Dezembro)  Após a missa da meia-noite, “conversão” de Teresa. “Eu senti a caridade entrar no meu coração, a necessidade de me esquecer a mim mesma e desde então fui feliz”.
1888 (9 de Abril)            Teresa entra no Carmelo de Lisieux. Ela tem 15 anos de idade.
1894 (29 de Julho)         Morte de seu pai, o Sr. Martin.
1895                             Teresa começa a escrever o que será publicado em 1898 com o título de História de uma Alma. Neste mesmo ano, é designada como “irmã espiritual” de um missionário. Pronuncia o seu Ato de Oferecimento.
1897 (30 de Setembro)   Teresa morre. É sepultada no cemitério de Lisieux. 
1923 (29 de Abril)          Beatificação de Irmã Teresa pelo Papa Pio XI.
1925 (17 de Maio)          Canonização, pelo Papa Pio XI.
1927                             Teresa é proclamada Padroeira das Missões.
1944                             Teresa é proclamada Padroeira secundária da França.
1954 (11 de Julho)          Consagração da Basílica de Santa Teresa.
1980 (2 de Junho)           João Paulo II peregrino em Lisieux.
1994 (26 de Março)        Os pais de Teresa são declarados “veneráveis”, em vista da sua Beatificação.
1997 (19 de Outubro)     Santa Teresa do menino Jesus – Doutora da Igreja. 

O que é ser um Doutor? 

O título de Doutor é atribuído aqueles santos dos quais se reconhece a autoridade de sua doutrina e a importância de sua obras.Ser Doutor da Igreja, não consiste em possuir diplomas ou em ensinar “intelectualmente”.A teologia (= palavra sobre Deus), não é, antes de tudo, um discurso sobre Deus, mas uma experiência na qual se pode expressar de outra forma, além daquela dos tratados teológicos. 

Teresa do Menino Jesus e da Santa Face proclamada Doutora da Igreja 19 de Outubro de 1997, pelo Papa João Paulo II

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

15 Responses Subscribe to comments


  1. Danyelle Fernanda Melo Almeida

    OLA, LILICA!!!!

    MUITO OBRIGADA POR ME DA A OPORTUNIDADE DE CONHECER MAIS SOBRE SANTA TEREZINHA.
    ELIANA, GOSTO MUITO DE VC E TE ADMIRO MUITO E PEÇO A DEUS QUE LHE ABENÇOE SEMPRE E TODA A SUA FAMILIA!
    EU, MEU FILHO JOAO VICTOR E MEU ESPOSO JUNIOR APRENDEMOS A REZAR O TERÇO COM VC E GRAÇAS A DEUS HOJE JA REZEMOS TODOS OS DIAS. MEU FILHO SO TEM 9ANOS MAIS É MUITO FERVOROSO EM SUA FÉ E LHE AMA MUITO LHE CHAMA DE “TIA LILICA” , QUANDO VAMOS REZER COM VC QUANDO VC TA NA TV ELE FICA ME CAHAMANDO: ” MÃE, CORRE A TIA LILICA JA TA CHAMANDO E JESUS JA ESTÁ ESPENANDO!!!!!” É LINDO DEMAIS! SOMOS UMA FAMILIA FELIZ E PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE CONHECEMOS O TERÇO DA DIVINA MISERICORDIA!SOU SOCIA E UM DIA REALIZAREI MEU SONHO, QUE É FAZER O TERÇO AÍ NA CANCÃO NOVA!!!
    BEIJOS A TODOS, A CRIS, AO Pe.FRANCISCO E A ESSA TURMA MARAVILHOSA!!!
    BEIJOS
    DANNY, JOAO VICTOR E JUNIOR
    SAO LUIS-MA

    out 30, 2007 @ 19:41


  2. Sonia

    Prezada Eliana,
    Grata por colocar me nossos corações a fé a Jesus Misericordioso, quando estou triste louvo e agradeço.

    out 30, 2007 @ 20:04


  3. Amada de DEUS

    SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS Á VÓS….

    out 30, 2007 @ 20:07


  4. Marina Adamo

    Querida Lilica! Que saudades!!!

    Que linda fotos da peregrinação!
    Louvado seja Deus pela divulgação que vc faz de Santa Terezinha e de Santa Faustina.
    Sou devota de Santa Terezinha, graças a vc, e a minha filha é devota, graças a mim, então Deus tem usado vc para fazermos uma rede de apaixonadas das santas!
    Quanto a irmã Faustina tenho me aproximado dela cada vez, antes mesmo de entrar para a Canção Nova eu já rezava o terço da Misericórdia, mas não a conhecia. Deus também tem usado vc para que eu possa conhecê-la e amá-la.
    Obrigada pelo seu ser que fecunda o meu!
    Lendo o seu blog, pedi a Jesus a graça de ir com vcs na peregrinação do ano que vem!
    Reze por mim.
    Te amo…

    out 30, 2007 @ 21:29


  5. Gabriela

    Ola!!!!!!!!!

    Que alegria ver Teresinah aqui. Voce sabe o quanto a amo.

    Beijos!

    Gabi

    out 30, 2007 @ 23:52


  6. adriana

    Oi Lili! Sou devota de Sta. Teresinha desde criancinha, creio que foi a primeira santa que conheci, e desde então nossas histórias andam sempre unidas. Estou a espera daquela graça que venho sempre com muita insistância pedindo a vcs dos blogs pra rezar por mim, pois bem, creio que ela não tardará a chegar, porque Sta. Teresinha me enviou uma rosa virtual na época em que fiz a novena das rosas. Eu creio! Mas rezem por mim, pra graça chegar. Jesus, eu confio em Vós!

    nov 01, 2007 @ 19:43


  7. Eloisia

    Eliana, vou te contar um milagre, meu irmão Júnior foi detido no dia 01/10/2007, ele cometeu erros quando tinha dezoito anos, tem processos no nome dele e um deles foi julgado e condenado, está cumprindo a sentença de um agora, ele agora tem 22, pai de um menino lindo de 1 ano e 4 meses (Kaique), estava trabalhando sério com meu pai de caminhão, dia e noite, tentando ajudar a justiça (recebeu intimação de uma bala perdida que sofreu em 2005), foi recolhido e agora estamos tentando aliviar a pena dele, mostrando que ele está trabalhando, e neste dia em que foi recolhido, Santa Teresinha do Menino Jesus estava querendo me falar algo, mas eu não entendia, só sentia que algo iria acontecer e com ele, e assistindo a Canção nova neste dia, Dia de Santa Teresinha, foi sabendo melhor sobre ela que meu coração presentiu, então veio a confirmação com meu pai me ligando a tarde me dando a noticia, antes de conhecer melhor Santa Teresinha do Menino Jesus, eu já era devota dela, uma visinha me deu a novena dela e gostei muito da oração, nunca recebi rosas pra confirmar minhas preses, mas confio nela e em JESUS Misericordioso, sei que estão cuidando do meu irmão. Tenho medo das tentações aqui fora, de as vezes ficar triste e desanimar nas orações, rezo todos os dias o terço da misericordia, sempre estou fazendo as novenas, mas sinto que sou fraca e meu coração fica muito abalado, tem 10 anos que não me confesso, tenho muita vontade, mas medo de ir e acabo desistindo de ir confessar, peço muito a DEUS pra me dar força, sabedoria e oração, quero muito estar na presença de Nosso Senhor, tenho muito medo de não conseguir ir até o fim, mas fiquei maravilhada como ela quis me dizer e está sempre presente comigo, admiro muito vc Eliana, sua vontade e alegria de viver, nunca desistindo e desanimando, sua vida esteja sempre com JESUS, quero muito um dia poder te conhecer e dizer pessoalmente que vc me incentiva muito a rezar….sempre que precisar, em todos os momentos, nos peça as orações.Vc é uma mulher dicipula de Jesus, seu casamento e sua familia estejam sempre no caminho de Jesus, Amém….

    nov 01, 2007 @ 23:16


  8. Erica

    Oi Lilica (peço sua permissão para lhe chamar assim) vc não me conhece, mas ja lhe conheço muito bem.

    O Terço da Misericórdia fez parte da minha conversão.

    Acho lindo seu testemunho de vida e o amor do Ricardo Sá por vc.

    Também tenho um Ri em minha vida (Rildo, que professa todos os dias o amor por mim e nosso filho Diego de cinco anos de idade).

    Somos uma família bastante feliz, graças ao consentimento do noso Senhor Jesus Cristo.Somos uma família estruturada no amor de Cristo.

    Oro todos os dias para as famílias que não tem esta base, para que encontrem Jesus Cristo e experimentem o valor real de uma família.
    Para que as pessoas creiam que através de Jesus a família não é uma instituição falida e sim um relacionamento de comunhão.

    Que Deus abençoe a ti e toda sua familia.
    Com carinho.
    Érica.

    nov 02, 2007 @ 02:02


  9. maria filomena

    OLÁ QUERIDA!
    OBRIGADO POR HOJE NO TERÇO DA MISERICÓDIA TER FALADO DE LEVAR DEVOCIONÁRIOS PARA OS PRESOS, NAQUELE MOMENTO JÁ FIZ O COMPROMISSO COM JESUS DE DURANTE A NOVENA DE NATAL INCENTIVAR MEU GRUPO PARA DOARMOS PARA O NOSSOS PRESOS QUE SÃO 220 O DEVOCIONÁRIO VOLUME 1 E MAIS UM TERÇO.´
    QUE JESUS MISERICORDIOSO, STA FAUSTINA E STA TEREZINHA CONTINUE CUIDANDO DE VC,DO RICARDO E DO DUDU.

    nov 07, 2007 @ 02:49


  10. Santa Terezinha - Oração

    […] de Santa Terezinha por Eliana Sá, Blog Canção Nova – Leia também a matéria. Vale a […]

    dez 24, 2008 @ 21:10


  11. Ana Elizabeth da S. Fraga

    tENHO MUITA VONTADE DE SABER MAIS SOBRE A VIDA DE SANTA TERESINHA POIS RECEBI UMA GRAÇA DELA MAS PRECISO CUMPRIR MELHOR A MINHA PROMESSA,POIS AS VEZES EU FICO PERDIDA POIS ESTOU FAZENDO A NOVENA DELA PARA LIBERTAR O MEU NAMORADO DE UMA MÁGOA QUE ELE ESTÁ GUARDANDO NO CORAÇÃO E SINTO QUE CADA DIA NÃO

    jan 21, 2009 @ 19:25


  12. ADRIANA BATISTA

    AMO TERESINHA AMO TERESINHA!!!!!!!!!

    abr 16, 2009 @ 16:04


  13. Lisiane Catieli Mazzurana

    OLÁ ELIANA SÁ,
    OBRIGADO POR FALAR SOBRE A SANTA TEREZINHA. JÁ LI O LIVRO HISTÓRIA DE UMA ALMA, E É MARAVILHOSO PERSII QUE TENHO MUITAS COISAS PARACIDAS COM SANTA TEREZINHA.
    ELA TEM ME AJUDADO MUITO,É MINHA SANTA PROTETORA E SEMPRE QUE PRECISO DE AJUDA ELA ME ATENDE.
    PEÇO A VOCÊ QUE FALE PARA A ELIANA RIBEIRO QUE EU AMO MUITO ELA E CADA UM DE VOCÊS DA COMUNIDADE. SOU SUA ADIMIRADORA, E NAS MINHAS FÉRIAS REZO JUNTO O TREÇO DA MISERICÓRDIA QUE TEM REALIZADO MUITAS GRAÇAS NA MINHA FAMÍLIA.
    BEIJOS E ABRAÇOS!!!

    jan 19, 2010 @ 19:55


  14. fernanda caetano

    sou devota da santa terezinha do menino jesus,ela foi
    pro senhor muito nova,suportantando os sofrimentos no
    silencio de sua bondade de sua alma,conserteza esta no
    ceu com virgem mãe de deus e senhor jesus e todos seus
    anjos.

    fev 06, 2010 @ 16:44


  15. blog.cancaonova.com

    Como e que a irma teresa do menino jesus foi conhecida em todo o mundo.. Smashing :)

    abr 19, 2011 @ 05:48