Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso

Sorriso.jpg, 10 kB

A devoção de Nossa Senhora do Sorriso, está muito ligada à Santa Teresinha do Menino Jesus. O espírito de devoção filial para com Maria marcou a vida inteira dessa pequenina grande Santa. Sensibilíssima e precoce decidiu se dedicar a Deus desde a infância. E fez de sua vida consagrada uma singular projeção missionária da Virgem Santíssima. Por isso, é modelo de empenho missionário, sem nunca ter saído do Carmelo de Lisieux, França.

Os fundamentos da religião Teresinha aprendeu com seus pais, Luis Martin e Zélia Guerin. O pai era um fervoroso devoto mariano e possuía uma imagem da Santíssima Virgem no seu quarto. Quando se casou, a imagem passou para a família. Teresinha era a caçula de nove irmãos. Sofreu um grande trauma, em 1877, quando sua mãe Zélia adoeceu e morreu em poucos meses. Então, com quatro anos de idade, ficou sob os cuidados da sua irmã Paulina.

Em outubro de 1882, Teresinha sofreu outro forte golpe, ficou sem a ‘segunda mãe’. Paulina ingressou no Carmelo de Lisieux, com a benção do pai. A tristeza de Teresinha se tornou uma doença que se agravava a cada dia. Na noite da Páscoa de 1883, as crises de tremores começaram e duraram semanas. O médico da família diagnosticou uma profunda depressão motivada por frustração afetiva. A imaturidade emocional própria dessa idade, não permitiu que ela assimilasse a perda das ‘duas mães’. Vivendo na angustia do abandonado e sem conseguir reagir, apresentou um comportamento regressivo que a levou a ser tratada como uma recém nascida. Um caso gravíssimo e, na época, sem cura na medicina.

Paulina, unida às demais carmelitas do Convento de Lisieux, intensificou as súplicas em oração a Nossa Senhora, para lhe obter a cura. Com essa intenção, seu pai Luis mandou celebrar uma novena de Missas no santuário de Nossa Senhora das Vitórias de Paris, acompanhada por todos os parentes e amigos. Enquanto ele e as outras filhas rezavam diante da imagem da Virgem colocada ao lado do leito da menina enferma.

Mais tarde, no livro de sua autobiografia, ‘História de uma alma’, Santa Teresinha narrou que só foi curada dessa enfermidade pela intervenção materna de Maria. Escreveu que: ‘No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes,… do leito, virei meu olhar para a imagem de Nossa Senhora e… De repente, a Santíssima Virgem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca vira algo semelhante, seu rosto exalava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o ‘sorriso encantador da Santíssima Virgem’. Todas as minhas penas se foram naquele momento, duas grossas lágrimas jorraram das minhas pálpebras e rolaram pelo meu rosto, eram lágrimas de pura alegria… Ah! Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, estou feliz… (…) Fora por causa dela, das suas intensas orações, que eu tivera a graça do sorriso da Rainha do Céu…’ (Ma, 30v).

A esta imagem ela deu o título de ‘Virgem do Sorriso’ e a invocação começou com seus familiares. Depois, ela levou a devoção para o Carmelo de Lisieux, onde ingressou aos quinze anos de idade, por deferência especial do Papa Leão XIII. Finalmente, foi divulgada em todas as ordens carmelitas e se propagou no mundo.

A imagem de Nossa Senhora do Sorriso, de Santa Teresinha tem menos de noventa centímetros de altura, é uma reprodução da obra do artista Bouchardon. Esteve em frente da enfermaria do Carmelo de Lisieux, onde ela concluiu a sua breve existência de vinte e quatro anos, em 1897. Hoje, a imagem é venerada na capela do mesmo Carmelo, acima da cripta de vidro que guarda as relíquias da Santa. Nossa Senhora do Sorriso, de Santa Teresinha também é celebrada no dia 15 de agosto.

27 Responses Subscribe to comments


  1. Alba Scarano

    MAE QUERIDA E AMAVEL ME AJUDE A SORRIR SEM MEDOS VENHA EM MEU SOCORRO EU IMPLORO AMEM

    GRATA

    jul 14, 2010 @ 00:04


  2. elis

    Eliana Sá e/ou equipe, muito obrigada pelo carinho ao responder pergunda postada no espaço ‘comentário’. Tenho certeza de que essa mais nova devoção ao título de Nossa Senhora do Sorriso nos trará muitas alegrias. Um grande abraço.

    jul 14, 2010 @ 00:44


  3. Jaqueline

    Boa Noite. Fiquei muito interessada em conhecer mais sobre a virgem do sorriso. Fiz uma pesquisa, mas não encontrei a oração que vc Eliana fez no dia 6/7 no terço da misericórdia. Será que podes me ajudar? Pela atenção, agradeço. Jaqueline

    jul 14, 2010 @ 03:58


  4. Eliana Sá

    Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:10


  5. Mauro Cesar

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:11


  6. CaRLa SiLvAna

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:12


  7. Angélica Maria

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:13


  8. Patricia FelixCN

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:20


  9. Alberto Villar

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:26


  10. Irmã Rita

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:27


  11. Ana Cristina

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:29


  12. Ane✿Viver a poesia✿

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 11:40


  13. Bianca Mello

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 12:28


  14. maria filomena

    OLÁ MINHA AMADA ELIANA SÁ, AMEI A ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SORRISO POR FAVOR COMO FAÇO PARA ENCONTRAR. LILICA UM DOS BONS MOMENTOS DO DIA É REZAR O STO TERÇO DA MISERICÓRDIA COM VC, E QDO VC DIZ VIVA JESUSSSSSSSSSSSSS! OBRIGADO POR MESMO QDO SEU CORAÇÃO ESTA TRISTE O SEU SORRISO NOS ALEGRA.AMOOOOOO VC IRMÃ COM CARINHO FILOMENA.NAVIRAÍ

    jul 14, 2010 @ 20:00


  15. Tatá

    Hoje peço com muita humildade para quem acessar o blog do Terço da Misericórdia , rezar pela cura de uma câncer da minha avó que tem 79 anos e foi desenganda pelos médicos humanos mas,NÃO pelo médico espiritual que é JESUS MISERICORDIOSO. Sei q a Eliana Sá foi curada de um câncer e tenho a certeza q se for da vontade de Deus a minha vó tb será curada pelas mãos milagrosas de Jesus, suplicadas por toda minha família e principalmente por ela (vó) por intercessão de SANTA FAUSTINA. JESUS EU CONFIO EM VÓS!. QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE COM TODOS NÓS. AMÉM.

    jul 14, 2010 @ 20:55


  16. Denise Moro

    RT @elianasacn: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 21:17


  17. Érica Peroni

    Linda história de vida desta santa RT @TopsyRT: Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 14, 2010 @ 21:26


  18. Lidiane

    A Paz de Jesus querida irma Eliana Sa!Hoje venho agradecer a Jesus Misericordioso pelo seu imenso amor p/ comigo,apesar dos meus muitos pecados Jesus jamais me abandonou.Que Nossa Senhora do sorriso me abencoe,principalmente na minha missao de educadora,que mesmo diante dos obstaculos eu possa estar sempre sorrindo.Neste dia gostaria de pedir oracoes pela Tania que esta internada,que Jesus a visite nesta noite e que seja feita a vontade dele,cuide da Kemilly que e filha da Tania pois as duas sao sozinhas,uma e a fortaleza da outra,nao a desampare Senhor…Jesus eu Confio em Vos!!!!!

    jul 15, 2010 @ 00:53


  19. Inêz

    Eliana,
    Gostaria que disponibilizasse a oração a Nossa Senhora do Sorriso que você leu durante a oração do Terço da Misericórdia.
    Procurei na internet e não encontrei. Procurei nas Paulinas e não encontrei. O único caminho foi pedir a você.
    Deus lhe abençoe. E obrigada.
    Inêz-Natal/RN

    jul 15, 2010 @ 15:16


  20. Nelma

    Oh! Virgem Mãe, Senhora do Sorriso, me entrego para que interceda a meu favor curando-me de todos os males píquicos, como a depressão, a insônia os temores, os julgamentos, tbém cure a minha filha de todos os transtornos psíquicos, sejam de comportamentos ou alimentares, que seja uma jovem voltada pata Ti Mãezinha, pois ela é Tua, não podendo jamais deixar de clamar para a Virgem do Sorriso que venha reinar nos corações da minha filha caçula e do meu esposo e de todos os meus familiares, em especial a minha irmã Cássia, as pessoas com quem eu trabalho, os meus superiores. Amém

    jul 16, 2010 @ 05:54


  21. Thiago da Victória

    Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo

    jul 28, 2010 @ 08:46


  22. Thiago da Victória

    Saiba Mais sobre Nossa Senhora do Sorriso http://bit.ly/93nObo [Like it? http://bit.ly/8XdeEw ]

    jul 28, 2010 @ 08:46


  23. Ana

    Nossa Senhora do Sorriso, olhe e sorria para mim e leva todo o medo e nós que existe em minha vida. Me faça fiel aos meus principios e faça um milagre como fez na vida da minha querida Santa Teresinha.

    AMEM

    set 29, 2010 @ 06:40


  24. Ana

    SORRIA PARA O JOAO E FAÇA ELE ACREDITAR EM TI.REALIZA UM MILAGRE NA VIDA DELE. VA NOS SONHOS DELE E ESTEJA PRESENTE TODOS OS DIAS NA VIDA DELE. CURA DA POUCA FE QUE ELE TEM.

    AMEM

    set 29, 2010 @ 06:42


  25. rita santiago de oliveira cruz

    Nossa Senhora do sorriso, hoje tomei conhecimmento dessa devvo~]ao. Como devota de santa Terezinha me aproprio do poder desse sorriso para aliviar e curar as minhas dores da alma

    nov 17, 2010 @ 09:40


  26. Julio Cesar

    Nossa Senhora, peço suas orações não somente para mim e minha família, mas por todos que agora estão com fome, desabrigados no frio e na chuva e que só tem em Nosso Senhor e Nossa Senhora a esperança de dias melhores. Deixei meus pedidos aqui e no site http://www.arnsg.org.br/ tenho certeza que mesmo que nesse meio digital as nossas orações possam ter força

    jan 11, 2011 @ 13:12


  27. paola

    pedido pelo operacao da minha mae mirian que ela nao presise ser operada que deus tenha misericordia dela

    fev 02, 2011 @ 14:11