Namoro sem sexo é possível?

Hoje estive com uma jovem, que me procurou para falar sobre castidade. Ela relatou que está vivendo uma situação difícil, ela fez uma experiência com Deus, está namorando, mas hoje não quer mais viver uma sexualidade desregrada, e sente chamada a viver a castidade no namoro, mas o namorado não entende e não aceita se submeter a uma namoro casto, sem sexo.

Pude perceber a angústia no coração daquela Jovem, o sofrimento de não poder namorar porque todos os rapazes que ela namora querem sexo, e se ela propuser um namoro santo, eles caem fora. Essa tem sido a realidade de muitas mulheres, que se sentem inseguras, pressionadas. Muitas têm medo de dizer “Não”, e acabam se rendendo e ainda caem na mentira de dizer que é “por amor.” Um grande homem do nosso tempo disse que:

“Somente o homem casto e a mulher casta são capazes de amar verdadeiramente”

(João Paulo II).

Como namorar em uma sociedade em que tudo gira em torno do sexo? Onde o amor tem se tornado sinônimo de prazer. Onde ao conhecer um rapaz, muitas vezes, a mulher é avaliada pelo “questionamento” “ou você faz sexo e fica comigo, ou você não serve para mim.”

O que fazer diante disso? Parar de namorar? Se isolar? Agir com indiferença?

Nosso querido Beato João Paulo II nos ensina que:

“Somente se pode pensar em castidade em associação com a virtude do amor”

Diante dessa frase podemos perceber que o caminho tem que ser de muita determinação, coragem e renúncia para libertamo-nos dos laços de nossa sociedade e buscar viver de acordo com a vontade de Deus o que a Igreja nos pede.

É preciso Amar…

Amar o seu namorado não por um momento, não por alguns minutos, é preciso amá-lo para a eternidade, é preciso um amor com desejo do céu.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina: “A castidade nos recompõe, reconduzindo-nos a esta unidade que tínhamos perdido quando nos dispersamos na multiplicidade.” §2340.

A Castidade nos reconstrói na pureza, no amor e na nossa dignidade. Não é fácil, é luta e decisão pela vontade deDeus. Em nossos dias é cada vez mais difícil e desafiador. Somente com a graça de Deus e acolhendo o amor de Deus é que conseguiremos viver a castidade, a verdadeira prova de amor que você pode dar ao seu namorado e a vivência da castidade.

Não espere que essa atitude venha do seu namorado ou do rapaz que você está paquerando, mas que essa atitude comece a partir de você, a partir de nós mulheres.

Viva a Castidade não com imposição, nem arrogância, mas com amor, com delicadeza, decisão e alegria, se reconhecendo templo do Espírito Santo, se respeitando e se amando em primeiro lugar, assim você estará resgatando a sua essência feminina.

“Escute a sua consciência, que no fundo de si mesmo lhe chama a ser puro”.

(Beato João Paulo II)

Deyse Lima
Comunidade Canção Nova

(Deixe seu comentário)

Leia também:

1. Eu decide, quero namorar

2. Queres aprender a amar

3.O que os Homens procuram?

3 Comentários

  1. “Somente o homem casto e a mulher casta são capazes de amar verdadeiramente”
    (João Paulo II).

    #lindotexto por Deyse Lima CN :)

  2. Perfeito o seu texto. Estou estudando sobre Teologia do Corpo e esse artigo contribuiu como complemento, uma linguagem clara e objetiva, porém completa para nós jovens. Cada vez que compreendemos mais sobre o dom e a graça que Deus nos deu representada no nosso corpo, maior o respeito, o amor e a dedicação que devemos ter por ele.

    • Deyse Lima

      Olá Mariana
      a paz

      Obrigada pelo seu comentário e por sua visita ao blog Mulher.

      Seu comentário é muito importante, que eu dê continuidade a esse trabalho de evangelização.
      Sobre a teologia do corpo eu também estou estudando, é uma riqueza para a Igreja.
      Precisamos levar para os jovens, Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

      Mariana, que Nossa Senhora seja a sua referencia.

      Um forte abraço nos encontramos por aqui.