Print Friendly
Com disposição, interesse, força de vontade e bom planejamento se vai longe!
Um pouco de organização ajuda muito a evoluir.Pois bem, lemos e escutamos toda hora que precisamos estudar nos aprimorar, crescer, desenvolver musicalmente. Mas, no final de tudo isso, como fazer para estudarmos seguindo um caminho eficaz de desenvolvimento?
Você tem algumas opções:
Print Friendly
por que estudar música

Quem para de treinar acaba regredindo

Para crescer musicalmente é preciso sempre estar disposto a aprender

Essa é uma pergunta que divide muitas opiniões entre músicos e artistas: a necessidade ou não de se estudar música (teoria musical) para um crescimento como músico e artista.

Continue lendo…

Print Friendly
Acorde e Harmonia é a mesma coisa?
o que são acordesFaz um “Dó”! Quem não já ouviu essa expressão não é? Apesar de algumas pessoas acabarem “entendendo” o que ela quer dizer, mas nem sempre executam o que realmente ela diz. Da mesma forma que muitos acham que acordes e harmonia são a mesma coisa.
Harmonia seria as relações entre notas simultâneas. Os acordes são um elemento da harmonia. Mas o que seriam os acordes? Continue lendo…
Print Friendly

Palavras do Papa no concerto da pianista chinesa Jin Ju

Música: linguagem universal que se torna oração

A música pode e deve ser um canal de encontro com Deus

CIDADE DO VATICANO, (ZENIT.org).- A música é uma linguagem espiritual e universal que pode se converter em oração, afirmou Bento XVI neste sábado, no final do concerto da Academia de Piano Internacional de Imola, por ocasião dos seus 20 anos de fundação. O concerto foi oferecido em homenagem ao Papa e contou com a presença dos padres sinodais.

A pianista chinesa Jin Ju, de 33 anos, nascida em Xangai, no seio de uma família de músicos, é o talento da academia, pois toca com 7 dos 120 instrumentos da Coleção do Palácio Monsignani de Imola; ela percorreu, de forma sintética, a história e a evolução do piano.

“Este concerto – disse o Papa no final do evento – nos permitiu, mais uma vez, desfrutar da beleza da música, linguagem espiritual e, portanto, universal, veículo muito apropriado para a compreensão e a união entre as pessoas e os povos.”

“A música faz parte de todas as culturas e, poderíamos dizer, acompanha toda experiência humana, da dor ao prazer, do ódio ao amor, da tristeza à glória, da morte à vida”, acrescentou.

O Papa também destacou que, no transcurso dos séculos e dos milênios, “a música foi sempre utilizada para dar forma ao que não se pode expressar com palavras, porque suscita emoções de outra maneira dificilmente comunicáveis”.

“A grande música – prosseguiu – se estende ao espírito, suscita sentimentos profundos e convida quase naturalmente a elevar a mente e o coração a Deus em todas as situações, sejam alegres ou tristes, da existência humana.”

Por isso, concluiu, “a música pode converter-se em oração”.

Ao finalizar o concerto, um jovem talento da academia, Andrè Gallo, de 20 anos, prestou uma homenagem ao Papa com um recopilatório das 32 sonatas de Beethoven, gravadas por 32 alunos procedentes de diferentes lugares do mundo, como síntese da confrontação saudável entre nações e pensamentos diversos, intercâmbio de identidades musicais.

A Academia Internacional de Piano “Encontros com o Mestre”, de Imola, fundada e dirigida por Franco Scala, é uma escola de alto aperfeiçoamento musical, nascida em 1989, com sede no esplêndido marco de Rocca Sforzasca, da cidade italiana de Imola.

Print Friendly

Uma boa ideia é o princípio de tudo.

exemplo de arteCompartilho com vocês um vídeo incrível, um verdadeiro exemplo de criatividade onde fotógrafos criaram imagens incríveis a partir de música, tinta e uma superfície, gerando belas imagens. Confira. Continue lendo…