Print Friendly

Conheça aqui de forma simples quais os nomes das partes do seu violão

Anatomia do violão

Talvez em alguma conversa de algum músico amigo seu, você ficou meio perdido ao ouvir eles conversarem sobre algo precisavam fazer ou reparar no violão…

É fato que é importante você saber as partes do violão, pois na necessidade de algum reparo nele você poderá saber proceder.

Nas figuras abaixo você poderá observar cada parte detalhada.

PARTES DO VIOLÃO

Anatomia do violão

Partes do violão em detalhes

Observe que o violão possui três partes principais: Cabeça (headstock), Braço (neck) e Corpo (body).

Na cabeça é onde encontramos as tarraxas e prendemos as cordas para afiná-las.

O braço é onde se encontram os trastes, pestana e é ainda onde mudando a distância das cordas apertando-as nas casas isso é o que geras as notas direfentes.

O Corpo é onde o som produzindo pela vibração das cordas é “amplificado” a pestana (que pode ser de osso ou plástico) transfere a vibração das cordas para o Cavalete (peça de madeira) e esta distribui para o Tampo (parte frontal do corpo) e este vibra em todo o interior do corpo do violão. O som por sua vez sai pela boca.

Cada parte dessa, seu tamanho, constituição, tipo de madeira ou material influência diretamente não só na “qualidade”, mas nas características do som do instrumento.

VIOLÃO POR DENTRO

Anatomia do violão

Como é um violão por dentro

A baixo você poderá observar como é um violão por dentro e/ou desmontado, ou seja as partes internas que nem sempre conseguimos ver, mas que ajudam a dar sustentação as partes assim como contribuem numa eficaz vibração do corpo do instrumento.

Gostou? Dúvidas? Sugestão? deixe seu comentário…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *