Acorde e Harmonia é a mesma coisa?

Harmonia seria as relações entre notas simultâneas. Os acordes são um elemento da harmonia. Mas o que seriam os acordes?
Os acordes são grupos de 3 ou mais notas superpostas em intervalo de terças.
Os acordes são grupos de 3 ou mais notas superpostas em intervalo de terças.
A fundamental (ou tônica) é a nota básica, a nota que dá origem ao acorde. É a nota mais importante do acorde e que dá nome ao acorde.
Tipos de Acordes
Os acordes como conhecemos podem ser:
- Maiores. Este é formado pela nota fundamental (tônica) a 3ª maior e a 5ª Justa (ou seja, um intervalo e 3ªM e 3ªm superpostos)
- Menores: Este é formado pela nota fundamental (tônica) a 3ª menor e a 5ª Justa (ou seja, um intervalo e 3ªm e 3ªM superpostos)
- Aumentados: Este é formado pela nota fundamental (tônica) a 3ª Maior e uma 5ª aumentada (ou seja, dois intervalos de 3ªM superpostas)
- Diminutos: Este é formado pela nota fundamental (tônica) a 3ª menor e uma 5ª diminuta (ou seja, dois intervalos de 3ªm superpostas)
Apesar de basicamente os acordes serem formados por três notas, estes podem admitir “extensões”, ou seja, podemos continuar a sequência de superposição de terças e adicionar mais notas a um acorde dando um “colorido” aos acordes. Popularmente conhecemos isso por dissonâncias ou acordes dissonantes, apesar de este uso ser incorreto pois acordes dissonantes são aqueles em que encontramos alterações nos intervalos justos (ou seja intervalos consonantes que são a 5ª justa ou a 4ª justa). No caso, os “verdadeiros” acordes dissonantes são os aumentados e diminutos.
Se formamos a sequência de possíveis superposições, vamos encontrar estas extensões:
Acordes com notas adicionadas
É importante diferenciar estes acordes dos que possuem notas adicionadas. Neste aqui quando colocamos por exemplo C9 alí já está contido a 7ªM maior também, pois o acorde recebe o nome apenas da última extensão. O que acontece diferente de quando um acorde tem uma nota adicionada, ou seja, é aquele acorde mais aquele intervalo.:
Acordes Suspensos
Estes acordes acontecem quando queremos dar ao acorde uma sensação sem ser de acorde maior ou de acorde menor. Ou seja, seu modo fica “suspenso”, ou sem definição, podendo ser utilizado em situações diversas. Para isso substituímos a terça do acorde (seja maior ou menor) ou pelo segundo grau (2ª) ou pelo quarto grau (4º) Ficando assim:
Acordes invertidos
São quando modificamos a ordem das notas daquele acorde, colocando uma das notas do acorde como a nota mais grave (como o “baixo”). Por isso esses acordes podem também serem chamados de acordes de baixo invertido. A constituição do acorde não se altera, apenas modifica-se a ordem das notas.
Você pode ainda visitar a nossa página dicionário de acordes e conferir alguns acordes básicos que publiquei lá. Em breve estaremos lançando um e-book sobre dicionário de acordes.
Aguarde e confira.
Ainda ficou alguma dúvida sobre acordes? então deixe-a aqui nos nossos comentários.
Pingback: enilson