Print Friendly
por que estudar música

Quem para de treinar acaba regredindo

Para crescer musicalmente é preciso sempre estar disposto a aprender

Essa é uma pergunta que divide muitas opiniões entre músicos e artistas: a necessidade ou não de se estudar música (teoria musical) para um crescimento como músico e artista.


Realmente, muitos de nós conhecemos e/ou convivemos com diversos casos de artistas que se aventuraram no mundo artístico e musical autodidata mente, revelando muitas vezes uma realidade bem “clara” a todos nós: música é um dom, que floresce mesmo em condições e maneiras não favoráveis a acontecê-lo. E quem negaria o dom e exímio talento musical deles? Ao mesmo tempo, o que dizer de músicos, arranjadores, maestros, que desde sua infância foram se aventurando no universo musical através de cursos, escolas, conservatórios, universidades e tendo literalmente: aprendido a música e é claro através da educação ter revelado possuidores de um dom e talento musical impressionante que outrora não se sabiam possuidores?

A questão está no equilíbrio. Uma coisa não desmerece a outra, o autodidata não é menos músico e/ou artista que o acadêmico e que como se diz no popular: “leitor de bolinhas”. Ao contrário, mesmo o músico acadêmico precisa trazer o dom, a paixão, o talento para a música, talvez ele só descubra que o possui quando começar a se aventurar no seu contato e aprendizado; enquanto ao autodidata, o que aprendeu sozinho, pelo seu próprio método, nunca é tarde para conceitualizar e aprofundar os seus conhecimentos e assim através dos séculos e séculos de evolução e crescimento do método, teoria e conceitos musicais, ampliar seu repertório, sua conscientização do que faz e profundidade de seu dom.
Ninguém perde em aprender mais, quem já se acha pronto e sabedor o suficiente do que faz, na verdade nem começou ainda a aprender. Por isso se você é músico, vale a pena sempre voltar a estudar, se atualizar, crescer, aprofundar o que já sabe. Se você aprendeu sozinho, não exite em buscar se aprofundar e dar nome ao que você já sabe você verá que não é difícil, nem complicado, para você será até mais fácil.
Bons estudos para você…

4 Comentários

  1. Ótimo artigo!!!
    Concordo que para entrar nesse universo musical precisamos possuir o dom, seja descoberto através de estudos, seja descoberto naturalmente (autodidata). Enfim, fico feliz pela importância que o artigo acima deu ao estudo da música (teoria).

  2. Parabéns pela iniciativa. Muito bom o post, realmente sempre é bom estudar, e resolvi ao ler q preciso retomar meus estudos quanto a teoria musical…
    Q Deus lhe abençoe mano. tamo junto

  3. Muito bom o post. Eu comecei a fazer aula de piano, mas tive que parar porque não pude mais pagar. Agora vou trabalhar pra tentar pagar. Eu gosto bastante de música, espero aprender muito mais.

  4. Estudar música realmente é a melhor coisa do mundo.Mas terá que se empenhar bastante para ter uma evolução satisfatória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *