A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Na Sagrada Escritura, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zero significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades . É também falada dos quarenta dias do dilúvio.
Sentido da Quaresma
O tempo de Quaresma como preparação à Páscoa se apóia em dois pilares: por uma parte, a contemplação da Páscoa de Jesus; e por outra parte, a participação pessoal na Páscoa do Senhor através da penitência e da celebração ou preparação dos sacramentos pascais –batismo, confirmação, reconciliação, eucaristia-, com os que incorporamos nossa vida à Páscoa do Senhor Jesus.
Como viver a Quaresma
1. Arrependendo-me de meus pecados e confessando-me: Este é um bom momento do ano para realizar uma confissão preparada e de coração.
2. Lutando para mudar: Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise à noite se os alcançou. Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumpri-los todos.
3. Fazendo sacrifícios: fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque o ama, coisas que dão trabalho. Por exemplo, ser amável com um vizinho com quem você não simpatiza ou ajudar alguém em seu trabalho.
4. Oração: Aproveite estes dias para rezar, para conversar com Deus, para dizê-lo que o ama e que quer estar com Ele.
O jejum e a abstinência
O jejum consiste em fazer uma só refeição forte ao dia. A abstinência consiste em não comer carne. A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de abstinência e jejum. A abstinência é obrigatória a partir dos quatorze anos e o jejum dos dezoito aos cinquenta e nove anos de idade.
Com estes sacrifícios, trata-se de que todo nosso ser (alma e corpo) participe em um ato onde reoconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano causado com nossos pecados e para o bem da Igreja.
Exame de consciência
Deus mostra o pecado para libertar e perdoar; o demônio o esconde mas quando o mostra é para que nos desesperemos. Devemos rejeitar energicamente estes pensamentos e ir à confissão com toda confiança no perdão de Deus. Deus SEMPRE perdoa quando há arrependimento. O exame se faz diante de Deus, escutando sua voz na consciência.
Preparação para a confissão
Preparação remota: A prática séria do que aprendemos. O exame diário de consciência.
Preparação imediata: O exame de consciência antes de confessar. Vamos a um lugar tranquilo, preferivelmente diante do sacrário, para orar. Só Deus pode iluminar sobre nossa realidade e nos dar os meios para responder à graça.
Sorry, the comment form is closed at this time.