20. dezembro 2010 · 91 comments · Categories: · Tags: , ,

· O que é Dízimo?

O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal – mas também como direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé. O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade. Pelo dízimo, podemos viver essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus. O dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe. Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.

· Que passagens da Bíblia nos falam do Dízimo?

São muitíssimas. Por sua Palavra, Deus nos convida: a confiar nele, que é o único Senhor de tudo; a ser-lhe agradecidos, porque ele é a fonte de todo bem; a colaborar com ele na instauração de uma nova sociedade, em que haja partilha e comunhão de bens, e em que não haja necessitados. Nos textos que seguem, podemos conferir essa divina proposta. A título de exemplo, citamos apenas algumas passagens bíblicas. Veremos, primeiro, que os patriarcas de Israel sabiam reconhecer os dons de Deus e lhe eram agradecidos, oferecendo-lhe a décima parte de tudo o que possuíam: “Abraão deu ao Senhor a décima parte de tudo” (Gen. 14,20). Jacó disse: “Eu te darei a décima parte de tudo o que me deres” (Gen. 28,22). Através do profeta Malaquias, Javé reclama do povo a oferta do dízimo, e lhe faz a ousada proposta de fazer a experiência do dízimo, como sinal de confiança nas graças que somente ele, Javé, pode dar. Diz Javé: “Vocês perguntam: Em que te enganamos?¹ No dízimo e na contribuição. Vocês estão ameaçados de maldição, e mesmo assim estão me enganando, vocês e a nação inteira! Tragam o dízimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Façam essa experiência comigo. Vocês hão de ver, então, que abrirei as comportas do céu, e derramarei sobre vocês as minhas bênçãos de fartura” (MI 3,8-10).

· Quanto se deve oferecer de dízimo?

Deve-se ofertar a Deus o que mandar o nosso coração e o que a nossa consciência falar. O Apóstolo Paulo assim escreve: Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor 9,7). Os israelitas davam dez por cento do que colhiam da terra e do trabalho. Daí vem a palavra dízimo, que significa décima parte, dez por cento daquilo que se ganha. Veja como Deus é bom. Ele lhe dá tudo. Deixa nove partes para você fazer o que precisar e quiser, e pede retorno de somente uma parte. Assim, todos somos convidados a ofertar de fato a décima parte. Mas é importante perceber o seguinte: dízimo não é esmola, nem sobra, nem migalha, pois Deus de nada precisa. Ele quer nossa gratidão. Ele quer que demos com alegria e reconhecimento e liberdade. O que se dá com alegria faz bem àquele que dá e àquele que recebe.

Deus quer que ofertemos o dízimo com alegria e liberdade. Embora a palavra dízimo tenha o significado de décima parte, ou dez por cento, cada pessoa deve livremente definir, segundo os impulsos de seu coração, sem tristeza e nem constrangimento, qual seja o percentual de seus ganhos que deve destinar ao dízimo a ser entregue para a sua comunidade. No entanto, a experiência tem comprovado que aqueles que, num passo de confiança nas promessas divinas, optaram pelo dízimo integral, isto é, pela oferta de 10% de tudo que ganham, não se arrependeram de tê-lo feito e nem sentiram falta em seus orçamentos. Ao contrário, sentem-se mais abençoados que antes, quando suas contribuições eram proporcionalmente menores. Há muitos dizimistas que dão este testemunho: quanto mais se oferece de dízimo, mais se ganha. Pois, o dízimo é um ato de fé em Deus, que não deixa na mão os que nele confiam. De qualquer modo, cada dizimista deve sentir-se livre diante de Deus para fixar o percentual de sua contribuição. O dizimista não deve preocupar-se com o que sai de seu bolso (se muito ou pouco dinheiro), mas o que sai de seu coração (se pouco ou muito amor a Deus e à comunidade).

· O dízimo deve ser mensal, bimestral ou anual?

Em princípio, o dízimo deve ser oferecido cada vez que se recebe algo: o salário, uma doação ou o resultado de uma venda importante. De modo geral e prático, podemos dizer que a oferta do dízimo deve ser mensal. Assim como você recebe seu salário todo mês, assim também mensalmente deveria fazer sua oferta do dízimo. Por isso, é necessário educar-se para fazer mensalmente a oferta do dízimo. Se o católico, que recebe mensalmente o seu salário, não se educar para o dízimo mensal, ele irá dar, uma ou outra vez, aquilo que sobrar. E isso não é dízimo, mesmo que seja uma grande quantia. Se desse mensalmente apenas 1%, mas com alegria e consciência, seria melhor. Sendo uma contribuição regular e periódica, e proporcional ao ganho de cada dizimista, o dízimo deve ser entregue na comunidade com a mesma regularidade com que acontece o recebimento de seus ganhos. A contribuição mensal de cada dizimista favorece também a organização da Pastoral do Dízimo, na comunidade, na paróquia e na diocese. Sabendo quanto recebe mensalmente de dízimo, a Igreja pode fazer seus orçamentos e previsões, bem como pode prestar contas regulares ao povo.

· Por que, para algumas pessoas, é tão difícil oferecer o Dízimo?

Vivemos numa sociedade em que o dinheiro e o lucro ocupam o lugar de Deus e das pessoas. Jesus Cristo nos adverte que é impossível servir a dois senhores, adorando ao mesmo tempo a Deus e ao Dinheiro (Lc 16,13). Mesmo assim, há cristãos que seguem a proposta do mundo. A sociedade materialista e consumista em que vivemos nos ensina a reter, concentrar, possuir, ter, ganhar, consumir, acumular. Somos incentivados a ter corações egoístas e fechados. O Evangelho, ao contrário, nos ensina que só quem é generoso e não tem medo de repartir o que possui está, de fato, aberto para acolher os benefícios de Deus. São dois projetos bem diferentes: a sociedade consumista e egoísta ou o Reino da partilha e da justiça. É preciso fazer uma escolha entre o Reino de Deus e o reino do dinheiro.

· O que o dízimo tem a ver com Deus?

O povo de Israel foi o primeiro povo da história humana a acreditar em um só Deus, que governa todo o Universo. Foi também, o primeiro povo a acreditar que, se o homem vive, é por vontade e querer desse Deus, que criou o ser humano “à sua imagem e semelhança”. Por esse motivo passou a fazer parte da vida desse povo a retribuição, o agradecimento. Todo judeu oferecia a décima parte de seus bens, como retribuição dos bens recebidos de Deus. Como nós, cristãos, temos nossas raízes nesse povo judeu, herdamos dele certas formas de homenagear o nosso Deus, que acreditamos ser o Pai de todas as pessoas. O dízimo é uma das mais antigas formas de agradecimento do ser humano a Deus. Não podemos deixar de reconhecer que, com o passar do tempo, tais formas de retribuição foram deturpadas. O dízimo, que inicialmente era uma necessidade de o ser humano manter sua solidariedade com seus irmãos e irmãs, através da Igreja, passou a ser uma obrigação imposta pela Igreja dos tempos antigos, perdendo o verdadeiro sentido que tinha no princípio.

91 Comentários

  1. Madre Tereza disse com tamanha propriedade que “Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa”. Que o nosso dízimo seja acima de tudo um ato de muito amor!

  2. Eu sou dizimista, e sempre que devolvo o dízimo a minha comunidade o faço com amor e obediência a Palavra de Deus. É importante fazer o que Deus manda com amor e confiança, pois o Senhor vela para que sua Palavra se cumpra e creio firmemente em suas promessas. Obrigada Pe. Anderson pelas orientações e que Deus o abençoe sempre.
    Em Cristo, com amor.
    Graça Rabelo – BH/MG

  3. Depois de uma longa reflexão sobre o Dízimo, entendi que na verdade, são raroas as pessoas que de fato podem ser consideradas dizimistas na comunidade. Porque, a Bíblia diz 10% e não o resto do que produzimos. Tristemente é isso que fazemos: oferecemos a Deus a sobra. O que precisamos entender, é que na comunidade temos CONTRIBUINTES e NÃO DIZIMISTAS. A partir do momento que sou contribuinte, ainda não posso ser considerado nem tão pouco chamado de DIZIMISTA. Porque não dou 10% do que produzo, antes ofereço a Deus, a sobra, depois de pagar todoas as contas, comprar tudo o que satisfaz meu luxo, é então que vou oferecer o resto pra Deus. Na verdade, estamos anos luz, em ser dizimistas de verdade, tapamos o sol com a peneira. Mas até quando vamos enganar a Deus? Pensemos nisso! Pe. Valdeci Maia – Brejo – MA

  4. ainda não sei como ,mas infezismente em algun periodo da historia da igreja catolica nós nos perdemos do dizimo é muito dificil achar um catolico ou mesmo uma paroquia em que sejam dizimistas fies é dolorosa essa realidade,saber que a nossa igreja vive de mendigar atraves de rifas ,de bingos de jantares e além do mais o que ainda é pior não se evangeliza ,porque muitas vezes essas promoções ainda trazem brigas ,descordias e a bebiba alcolica para os nossos salões paroquiais. Aqui na minha paroquia são judas tadeu ja conseguimos mudar um pouquinho as promoções diminuiram bastante,há a pastoral do dizimo e seus missionarios estão a serviço esclarecendo os paroquianos sobre o dizimo nos plantões do dizimo que fica na entrada da igreja ,é feita a oração do dizimista em todas as missas dos fins de semana. DIZIMO NÃO É DINHEIRO SIMPLESMENTE É ANTES DE TUDO UM ATO DE AMOR A DEUS E O PROXIMO.

  5. Very interesting site, Hope it will always be alive!

  6. I congratulate, what words…, a magnificent idea!!!

  7. Nice blog! Very interesting themes. I will allways read it. Also e-mailed on rss

  8. Looks good! Very useful, good stuff. Good resources here. Thanks much!.
    I am from Colombia and too poorly know English, give please true I wrote the following sentence: “Some cards together become as partnering the access holder as modern secrecy has therefore been accompanied.”

    Best regards :o, Ulick.

  9. Ive been looking for some of these forever. thanks!

  10. Work unbeatable. It makes us become your admirer.
    Thank you!

  11. I bookmarked this link. Thank you for good job

  12. Thanks so much! I’ve looked everywhere for this! You’re amazing!

  13. Thank you very much, bookmarked this website! thanks!!!!

  14. Graças a Deus e a homilia de Pe.Gilson consegui enxergar a valia que é entregar a Deus um pouco do muito que ELE me dar!!! Fiz essa experiência e não me arrependo, convido você a fazer essa experiência assim como eu fiz, te garanto tudo tende a aumentar na tua vida. Inicia pelo menos 3 meses e presta atenção como Deus multiplica!!!
    É incrível mais o Pe. pediu assim pelo menos 3 meses se as coisas tendessem a diminuir vc não faria mais …
    Tenta oferece ao Senhor todo teu amor para com ELE, para com as coisas DELE!!!

  15. I like this website, nice design! is it a template?

  16. In similar reports, Nike’s new saying for Tiger Woods is Just do me.

  17. I wanted to thank you for this great I definitely loved every little bit of it. I have you bookmarked your site to look at the latest stuff you post.

  18. I just couldnt leave your website before letting you know that I really enjoyed the quality information you offer to your visitors… Will be back soon to check up on new posts

  19. Wow!, this was a real quality post. In theory I’d like to write like this too – taking time and real effort to make a good article… but what can I say… I keep putting it off and never seem to get something done

  20. A thoughtful insight and ideas I will use on my website. You’ve obviously spent some time on this. Congratulations!

  21. I thought it was going to be some boring old post, but I’m glad I visited. I will post a link to this page on my blog. I am sure my visitors will find that very useful.

  22. I know this is really boring and you are skipping to the next comment, but I just wanted to throw you a big thanks – you cleared up some things for me!

  23. This is my first time I have visited your site. I found a lot of interesting stuff in your blog. From the volume of comments on your articles, I guess I am not the only one! keep up the great work.

  24. Good luck acquiring folks behind this 1. Though you make some Really fascinating factors, youre going to must do far more than carry up a couple of items that may be various than what weve previously heard. What are attempting to say here? What do you want us to believe? It seems like you cant actually get powering a unique thought. Anyway, thats just my opinion.

  25. This is my first time I have visited your site. I found a lot of interesting stuff in your blog. From the tons of comments on your articles, I guess I am not the only one! keep up the great work.

  26. I just couldnt leave your website before letting you know that we really enjoyed the useful information you offer to your visitors… Will be back soon to check up on new stuff you post!

  27. Awesome idea! I’m right in the middle of redesigning my site so this came at great time.

  28. I like to take on breaks throughout the my day and appear via some blogs to determine what people are saying. This blog site appeared in my searches and that i could not help but clicking on it. I am glad I did mainly because it had been a really pleasant read.

  29. I thought it was going to be some boring old site, but I’m glad I visited. I will post a link to this site on my blog. I believe my visitors will find that very useful.

  30. A thoughtful opinion and ideas I will use on my website. You’ve obviously spent a lot of time on this. Well done!

  31. Thanks for taking the time to discuss this, I feel strongly about it and love learning more on this topic. If possible, as you gain expertise, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.

  32. I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. I have you bookmarked your web site to look at the latest stuff you post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *