Saiba porque o coração da mensagem de Deus é a Misericórdia.

O Papa Francisco tem sido de fato um papa que fala abundantemente da Misericórdia. E suas palavras sempre tocam nosso coração. Dizem que em virtude disso, em numerosas paróquias da Itália e do mundo tem sido grande o número de pessoas que retornaram ao sacramento da confissão.

Recentemente ele falou que “O coração da mensagem de Deus é a misericórdia”. Estava comentando o chamado de Mateus. Disse o Santo Padre: “Eu quero misericórdia e não sacrifício”: o papa repete as palavras de Jesus aos fariseus, que o criticam por comer com os pecadores. Os publicanos, explica o papa, “eram duplamente pecaminosos, porque estavam apegados ao dinheiro e porque eram traidores da pátria”, já que recolhiam os impostos do seu próprio povo para entregar aos romanos.

Jesus não age como os fariseus quando vê Mateus, o arrecadador de impostos, mas olha para ele com misericórdia:

Comenta o Papa: “Jesus olha para aquele homem, sentado na banca de impostos, e aquele homem sente algo no olhar de Jesus, fica maravilhado no espírito, e escuta o convite de Jesus: ‘Segue-me! Segue-me!’. E naquele momento, ele se torna um homem cheio de alegria, mas também fica um pouco em dúvida, porque é muito apegado ao dinheiro. E basta um momento a sós, com Jesus para que Mateus diga ‘sim’, abandone tudo e vá atrás do Senhor. É o momento da misericórdia recebida e acolhida: ‘Sim, eu vou contigo!’. É o primeiro momento do encontro, uma experiência espiritual profunda”.

O Papa nos diz que a Misericórdia precisa ser recebida e acolhida.

“Depois vem um segundo momento: a festa. Jesus faz festa com os pecadores”: celebra a misericórdia de Deus, que “muda a vida”. Depois desses dois momentos, o estupor do encontro e a festa, vem “o trabalho diário”, o anúncio do evangelho:

“E Jesus, continuando com esse costume, celebra com os pecadores e oferece aos pecadores a graça. ‘Eu quero misericórdia, e não sacrifícios. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores’. Ele veio por nós, pecadores, e é isto o que é bonito.”

É bonito o convite que o Papa nos faz: “Deixemo-nos olhar pela misericórdia de Jesus, façamos festa e guardemos a lembrança desta salvação!”

Pe. Antônio Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *