Ver o sofrimento de Cristo com um olhar contemplativo

A Semana Santa aos olhos de quem não conta as horas quando está diante do Senhor, e o contempla na cruz.

Ver e contemplar são duas realidades completamente diferentes uma da outra. Quem não é cego, vê, mas não são todos que possuem o dom da contemplação. Contemplar não é senão, ver a realidade em seu conjunto – no todo – em outras palavras, é o que colhe o sentido dos detalhes; é ver e entender o todo, com um olhar agudo, O contemplativo é quem contempla o sentido total e unificado de uma realidade.

O sofrimento de Cristo por exemplo: são poucos os que conseguiram contempla-lo. A contemplação não faz parte dos agitados, dos esageradamente práticos, nem dos que não conseguem parar diante do que acham importante, fazer isto ou aquilo. O dom da contemplação não chega até estes.  Dziia assim S. Teresa D’avila, a mestra em “oração e contemplação”.

Pois bem, o sofrimento de Cristo, tem um sentido mas o que não consegue contemplar, este sentido, não o consegue colher, e assim, se limita no crer e no aceitar porque… “porque sofreu por todos nós”…

Diz-se: Porque o sofrimento? não seria melhor demostrar o amor de Deus e por Deus se todos estivéssemos bem, em boa saúde, comendo e bebendo ate os cem anos? porque existe o sofrimento, porque precisa morrer? a nossa vida porém não é como a pensamos ou a queremos. Nós queremos estar bem e ser felizes, sem dores, sem malicias, sem injustiças, sem guerras, sem frtos, e que não nos falte nada… quem não gostaria que fosse assim? todas as vezes que assistimos o jornal e escutamos falar de escandalos, guerras, violencias, sofrimentos, nos perguntamos como pode existir isto

Mas, a vida ensina antes ou depois tambem pelo sofrimento, nos ensina que a inveja, o ciume e o orgulho, e toda especie de malicia, não estão “longe de mim”, nem no mundo das “pessoas ruins”. Leiam o que Jesus diz:

Ouvi-me todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem. bom entendedor meia palavra basta. Quando deixou o povo e entrou em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe acerca da parábola. Respondeu-lhes: Sois também vós assim ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro, porque não lhe entra no coração, mas vai ao ventre e dali segue sua lei natural? Assim ele declarava puros todos os alimentos. E acrescentava: Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem. Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.

A pessoa que contempla, ver a realidade do sofrimento humano com seu sentido maior, que vai além do seu aspécto material e fisico, porque já contemplou o sentido do sofrimento de Cristo. È de quem tem o dom da graça da contemplação, começando pela oração mental, este, consegue discernir o sentido do sofrimento e seu porque, porque viu já com os olhos da alma e contemplou o rosto transfigurado de Jesus, o servo sofredor, que no sofrimento salvou e pagou por nossos pecados por meio de suas chagas.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.