«

»

abr
28

MAGOA, um sentimento que muitas vezes entra no nosso coração!

MAGOA, um sentimento que muitas vezes entra no nosso coração, demora pra sair e enquanto não somos libertos, ele vai causando inúmeros estragos.

Mas antes de entrar em detalhes e citar uma experiência, gostaria de trazer o significado e a etimologia dessa palavra pequena, mas tão poderosa.

“A palavra mágoa, que tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento.

É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes é possível percebê-lo no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.” (dicionário online)

 

Recentemente num dos retiros de cura interior que participei, um padre da Comunidade Providência Santíssima, logo na missa de abertura disse assim: “Eu atendo muitas confissões e percebo quantos corações existem feridos, quase destruídos pela mágoa, mas quero dizer a vocês meus caros que a mágoa é como um copo de veneno que eu tenho em mãos; muitas vezes chego a desejar a morte da pessoa que me feriu ou desejar no mínimo que ela um dia perceba o estrago que ela causou, mas eu quem tomo esse veneno. A mágoa nos adoece, nos leva a depressão, nos mata, meus irmãos”

 

Isso que o padre disse foi com certeza um chacoalhão para muitos que estavam ali, porém, eu quis assumir essa realidade como nunca na minha vida, sem me preocupar se todos estavam assumindo pra si ou não. Só que eu precisava assumir e não apenas pensar que era para os outros e não tinha nada a ver comigo

 

Confesso que através da proclamação desta palavra meus olhos se abriram e meu coração também. Pude fazer uma avaliação da minha história no passado e até momentos que eu estava vivendo até a ocasião desta santa missa.

 

Veio ao meu coração naquela hora: “olha quanto tempo você está se destruindo, correndo o risco de perder sua vocação por causa de pessoas que feriram através de atitudes ou palavras; tudo isso só faz mal pra você mesma, a pessoa que te feriu talvez nem se lembre mais e você não pode sofre assim, sua vida continua, minha filha, você é preciosa; olha quanta humilhação eu passei por você e você não consegue suportar sequer uma humilhação, um sofrimento?”

 

A misericordiosa de Deus veio como um tapa suave na minha face. Tapa de um pai que ama e queria acordar a filha que estava morrendo. A partir dali eu decidir levantar do chão, sair do túmulo, até porque a pessoa que me feriu não merecia que eu sofresse tanto assim por causa dela. Com isso não digo mal de maneira alguma dessa pessoa, eu amo e quero o seu bem, mas a mágoa tinha me cegado, endurecido meu coração e eu não conseguia mais amar por um bom tempo.

 

Quis partilhar essa experiência com você, focando duas coisas em especial:

– A misericórdia de Deus que veio em meu auxílio através daquele padre. E como ele foi boca de Deus para mim, hoje eu quero ser instrumento dEle na sua vida também.

– E a atitude que eu tive de querer me levantar do chão e da situação na qual eu me encontrava. Deus nos dá a mão a todo instante, mas se não quisermos, não tivermos atitude, Ele não vai nos agredir.

 

Hoje o Senhor também estende as mãos pra você através dessas palavras escritas, dessa experiência partilhada que Ele não quer que você morra, que você fique doente por causa desse sentimento chamado mágoa que é como um câncer que pode acabar completamente com você se não buscar ajuda a tempo.

Se precisar, busque um retiro, um sacerdote e peça ajuda! Mas saiba que Deus também já te chacoalhou com esta palavra, com o exemplo que citei da definição de mágoa trazida pelo padre que presidia a santa missa no meu retiro. Então, meu irmão e minha irmã, agora cabe a você também a decisão de querer tirar esse veneno do seu coração. Talvez a pessoa que te feriu nunca dê o primeiro passo e talvez você nunca consiga chegar mais tão perto dessa pessoa como no meu caso, mas seu coração pode ficar livre, descansar em paz porque você entregou esse copo de veneno nas mãos de Deus e paz e o amor voltaram a reinar em seu coração, você deu lugar ao amor de Deus novamente que é capaz de curar todas as coisas.

 

Permita que o bálsamo de Deus penetre agora no mais íntimo do seu coração!

 

Amém

 

 

ORAÇÃO

Reze assim comigo:

 

Senhor Jesus, eu te agradeço por essa palavra de libertação e nesse momento entrego a Ti meu coração, todos os sentimentos que nele habitam (dizer o nome dos sentimentos – principalmente a mágoa) e te entrego, Senhor, todas as pessoas que me feriram ou as pessoas as quais eu feri e eu sei que trazem mágoa de mim (dizer o nome das pessoas que você feriu e das pessoas que feriram você).

Derrama, Senhor, o Teu Sangue, o teu bálsamo sobre todas as minhas feridas e cura, Senhor!

Passei comigo, Jesus, por toda a minha história, desde o momento em que eu fui gerado (a) no ventre materno. Cura todo sentimento de rejeição vindo de meu pai ou minha mãe, de irmãos, de pessoas da família. E cura, Senhor todas as etapas da minha vida, tudo aquilo que hoje me impede de ser livre e de ser feliz.

Não quero nunca mais estar amarrado (a) a estes sentimentos, meu Deus, por favor! Eu os entrego a Ti e peço que todos eles sejam acorrentados aos pés da cruz de Jesus e nunca mais voltem ao meu coração.

Que em todas as situações eu saiba dar o perdão, mesmo que seja difícil! Porque se o Senhor não condena, quem sou eu para condenar quem me feriu!

Daí-me, Senhor, um coração manso, humilde e sereno.

Amém

Autor de DEUS

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/padrebruno/2010/04/28/magoa-um-sentimento-que-muitas-vezes-entra-no-nosso-coracao/

2 comentários

  1. carina disse:

    AMADO COMO SEMPRE O SENHOR AJUDA NOS QUANDO TUDO PARECE NAO DAR MAIS CERTO,QUANDO ACHAMOS QUE JA NAO VALE MAIS A PENA TENTAR..VOCE TEM SIDO MINHA LUZ,MEU CHAO..EU AMO VOCE COMO AMARIA MEU PAI SE ESTIVESSE VIVO.

    BJOS CARINA

  2. zenilda disse:

    Peço a misericorida de Deus em minha vida,peço ao Divino Espirito Santo q ajude, a destruir dentro de mim esse sentimento,pelas lagrimas que derramei,que Deus possa acolhe-las e transforme em alegrias.Que o Senhor cuide dessa pessoa q destrui meu casamento, e que que hoje vive com meu ex esposo,que Nossa Senhora esteja ao meu lado para consolar.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>