Imploramos a primeira virtude que o próprio Jesus atribuiu ao seu Coração. Os mansos possuirão a terra, ou seja, habitarão o céu!
PALAVRA DE PODER
“Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso” – Rezar o terço bizantino.
LECTIO DIVINA
“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve!”(Mt 11,28-30).
INTERCESSOR DO DIA
São José
25. Também quanto ao trabalho de carpinteiro na casa de Nazaré se estende o mesmo clima de silêncio, que acompanha tudo aquilo que se refere à figura de José. Trata-se, contudo, de um silêncio que desvenda de maneira especial o perfil interior desta figura. Os Evangelhos falam exclusivamente daquilo que José «fez»; no entanto, permitem-nos auscultar nas suas «ações», envolvidas pelo silêncio, um clima de profunda contemplação. José estava quotidianamente em contato com o mistério «escondido desde todos os séculos», que «estabeleceu a sua morada» sob o teto da sua casa. Isto explica, por exemplo, a razão por que Santa Teresa de Jesus, a grande reformadora do Carmelo contemplativo, se tornou promotora da renovação do culto de São José na cristandade ocidental.
26. O sacrifício total, que José fez da sua existência inteira, às exigências da vinda do Messias à sua própria casa, encontra a motivação adequada na «sua insondável vida interior, da qual lhe provêm ordens e consolações singularíssimas; dela lhe decorrem também a lógica e a força, própria das almas simples e límpidas, das grandes decisões, como foi a de colocar imediatamente à disposição dos desígnios divinos a própria liberdade, a sua legítima vocação humana e a felicidade conjugal, aceitando a condição, a responsabilidade e o peso da família e renunciando, por um incomparável amor virgíneo, ao natural amor conjugal que constitui e alimenta a mesma família».
Esta submissão a Deus, que é prontidão de vontade para se dedicar às coisas que dizem respeito ao seu serviço, não é mais do que o exercício da devoção, que constitui uma das expressões da virtude da religião. (cfr. S. Thomae, «Summa Theologiae», II-II, q. 82, a. 3, ad 2).
Redemptoris Custos – Beato João Paulo II
MEDITAÇÃO
Clamemos, humildemente, ao Senhor! Aquele espaço dentro do nosso coração… o espaço que ainda não cedeu à autoridade soberana de Cristo, precisa ser tomado por Ele. Busquemos a face do Senhor. Renunciemos a nossos pecados com o coração humilhado, quebrantado. Ele escutará nosso clamor! Clamemos pelo Espírito Santo! Imploremos essa graça, pelas mãos puríssimas da Virgem Maria: a conversão do nosso coração. Nossa súplica e disposição espiritual podem favorecer muito não só a nós, mas também a todos. Não podemos acelerar o processo de Deus, mas podemos atrasá-lo se não Lhe formos dóceis.[…]Aceitemos as humilhações. Alegremo-nos com elas. (Cf. Mt 5,11s) Nosso Senhor foi claro: “Aquele que se exaltar será humilhado, aquele que se humilhar, será exaltado!” (Mt 23,12). Se Deus quer que esse seja o caminho para que aprendamos d´Ele a mansidão e humildade, assim seja! Aprendemos de Nossa Senhora que Deus olha o humilde e o contempla com a sua graça (Cf. Lc 1, 48).
PC 10, nn 4.7
ORAÇÃO
A vós São José,
recorremos na nossa tribulação,
e depois de ter implorado
o auxílio da vossa Santíssima Esposa,
cheios de confiança,
solicitamos o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade
que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus,
e pelo amor paternal que tivestes
para com o Menino-Jesus,
ardentemente suplicamos
que lanceis um olhar benigno
à herança que Jesus Cristo
conquistou como o seu sangue,
e nos assistais,
nas nossas necessidades,
com o vosso auxílio e poder.
Protegei,
ó guarda providente da Divina Família,
a raça escolhida de Jesus Cristo;
afastai para longe de nós,
ó Pai amantíssimo,
a peste do erro e do vício;
assisti-nos do alto do céu,
ó nosso fortíssimo sustentáculo,
na luta contra o poder das trevas;
e, assim com outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino-Jesus,
assim também defendei agora
a Santa Igreja de Deus
contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós,
com vosso constante patrocínio,
a fim de que o vosso exemplo
e sustentados com o vosso auxílio,
possamos viver virtuosamente,
piedosamente morrer,
e obter no Céu a eterna bem-aventurança.
PROMESSA DE JESUS
“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
AÇÃO CONCRETA
Hoje, suporte com paciência as contrariedades que te acontecerem
eu quero que vc reze para familia
Padre hoje essa oração me levou a meditar sobre a correria do dia a dis com minha família.Precisamos dessa sabedoria e mansidão de São José. São José, rogai por nós.
Pingback: Delton Filho
Pingback: Delton Filho
Pingback: Delton Filho
Pingback: Delton Filho
Pingback: Rosana Montes S. de
Pingback: Raniel
Pingback: Raniel
Pingback: Salette