Imploramos a primeira virtude que o próprio Jesus atribuiu ao seu Coração. Os mansos possuirão a terra, ou seja, habitarão o céu!

PALAVRA DE PODER

“Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso” – Rezar o terço bizantino.

LECTIO DIVINA

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve!”(Mt 11,28-30).

INTERCESSOR DO DIA

São José


25. Também quanto ao trabalho de carpinteiro na casa de Nazaré se estende o mesmo clima de silêncio, que acompanha tudo aquilo que se refere à figura de José. Trata-se, contudo, de um silêncio que desvenda de maneira especial o perfil interior desta figura. Os Evangelhos falam exclusivamente daquilo que José «fez»; no entanto, permitem-nos auscultar nas suas «ações», envolvidas pelo silêncio, um clima de profunda contemplação. José estava quotidianamente em contato com o mistério «escondido desde todos os séculos», que «estabeleceu a sua morada» sob o teto da sua casa. Isto explica, por exemplo, a razão por que Santa Teresa de Jesus, a grande reformadora do Carmelo contemplativo, se tornou promotora da renovação do culto de São José na cristandade ocidental.

26. O sacrifício total, que José fez da sua existência inteira, às exigências da vinda do Messias à sua própria casa, encontra a motivação adequada na «sua insondável vida interior, da qual lhe provêm ordens e consolações singularíssimas; dela lhe decorrem também a lógica e a força, própria das almas simples e límpidas, das grandes decisões, como foi a de colocar imediatamente à disposição dos desígnios divinos a própria liberdade, a sua legítima vocação humana e a felicidade conjugal, aceitando a condição, a responsabilidade e o peso da família e renunciando, por um incomparável amor virgíneo, ao natural amor conjugal que constitui e alimenta a mesma família».

Esta submissão a Deus, que é prontidão de vontade para se dedicar às coisas que dizem respeito ao seu serviço, não é mais do que o exercício da devoção, que constitui uma das expressões da virtude da religião. (cfr. S. Thomae, «Summa Theologiae», II-II, q. 82, a. 3, ad 2).

Redemptoris Custos – Beato João Paulo II

MEDITAÇÃO

Clamemos, humildemente, ao Senhor! Aquele espaço dentro do nosso coração… o espaço que ainda não cedeu à autoridade soberana de Cristo, precisa ser tomado por Ele. Busquemos a face do Senhor. Renunciemos a nossos pecados com o coração humilhado, quebrantado. Ele escutará nosso clamor! Clamemos pelo Espírito Santo! Imploremos essa graça, pelas mãos puríssimas da Virgem Maria: a conversão do nosso coração. Nossa súplica e disposição espiritual podem favorecer muito não só a nós, mas também a todos. Não podemos acelerar o processo de Deus, mas podemos atrasá-lo se não Lhe formos dóceis.[…]Aceitemos as humilhações. Alegremo-nos com elas. (Cf. Mt 5,11s) Nosso Senhor foi claro: “Aquele que se exaltar será humilhado, aquele que se humilhar, será exaltado!” (Mt 23,12). Se Deus quer que esse seja o caminho para que aprendamos d´Ele a mansidão e humildade, assim seja! Aprendemos de Nossa Senhora que Deus olha o humilde e o contempla com a sua graça (Cf. Lc 1, 48).

PC 10, nn 4.7

ORAÇÃO

A vós São José,
recorremos na nossa tribulação,
e depois de ter implorado
o auxílio da vossa Santíssima Esposa,
cheios de confiança,
solicitamos o vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade
que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus,
e pelo amor paternal que tivestes
para com o Menino-Jesus,
ardentemente suplicamos
que lanceis um olhar benigno
à herança que Jesus Cristo
conquistou como o seu sangue,
e nos assistais,
nas nossas necessidades,
com o vosso auxílio e poder.

Protegei,
ó guarda providente da Divina Família,
a raça escolhida de Jesus Cristo;
afastai para longe de nós,
ó Pai amantíssimo,
a peste do erro e do vício;
assisti-nos do alto do céu,
ó nosso fortíssimo sustentáculo,
na luta contra o poder das trevas;
e, assim com outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino-Jesus,
assim também defendei agora
a Santa Igreja de Deus
contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós,
com vosso constante patrocínio,
a fim de que o vosso exemplo
e sustentados com o vosso auxílio,
possamos viver virtuosamente,
piedosamente morrer,
e obter no Céu a eterna bem-aventurança.

PROMESSA DE JESUS

“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

AÇÃO CONCRETA

Hoje, suporte com paciência as contrariedades que te acontecerem

2 Comentários

  1. Padre hoje essa oração me levou a meditar sobre a correria do dia a dis com minha família.Precisamos dessa sabedoria e mansidão de São José. São José, rogai por nós.

  2. Pingback: Delton Filho

  3. Pingback: Delton Filho

  4. Pingback: Delton Filho

  5. Pingback: Delton Filho

  6. Pingback: Rosana Montes S. de

  7. Pingback: Raniel

  8. Pingback: Raniel

  9. Pingback: Salette

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *