«

»

nov
17

VISITAR O VATICANO

vaticanoCada ano, milhões e milhões de pessoas visitam o Vaticano.

São tantas as caravanas, as peregrinações, pessoas de todas as partes do mundo. Visitam para elevar suas preces a Deus, para ver o papa, para escutar uma palavra de paz e de esperança; para contemplar as belezas dos Museus Vaticanos, sua arte milenar.

O menor país do mundo, um pequeno espaço dentro de Roma. Visitar o Vaticano é uma experiência extraordinária, inesquecível; uma experiência fascinante, são muitas as realidades que nos marcam: ter a oportunidade de ver o papa, esse grande homem de Deus. Um homem que comunica a paz, da uma palavra de fé, força e esperança para o mundo, para todos nós. Homem que se junta a todos aqueles que profetizam, que esperam, que lutam por um mundo melhor, com menos violência e desigualdade. Homem que luta a favor dos direitos, dos valores e da dignidade humana. Que traz uma palavra ecumênica e de diálogo. Que convida os seus contemporâneos a dedicar um tempo de suas vidas à meditação, à oração e à busca de Deus. Homem que porta a Palavra de Deus, palavra que é luz para os nossos passos.

Outra realidade que nos marca é a oportunidade de ver o acervo artístico e arqueológico dos museus vaticanos: um patrimônio onde a fé e a arte tem uma junção inseparável, verdadeiros tesouros artísticos como a Basílica de São Pedro, a Pietá e a Capela Sistina, onde estão os famosos afrescos de Michelangelo. As artes de Leonardo da Vinci e de vários outros artistas. Um acervo cultural com a riqueza da profusão de cores, observamos de admiração em admiração, pois, foram desenhadas e esculpidas com a intenção de ajudar a elevar o espírito humano a Deus e fazer com que as pessoas se detenham com admiração diante da beleza da Sua criação.

Também poder participar dessa experiência universal de ter contatos com pessoas de várias partes do mundo, com as várias línguas. Tanto nas sínteses da catequese do papa e na santa missa, como em suas saudações aos peregrinos; onde muitos podem ouvir a Palavra de Deus na sua própria língua. Onde a Igreja acolhe a todos. É uma forma dela dizer: seja bem vindo à sede da Igreja de Cristo, ao seu coração. Sinta-se em seus átrios e seus altares.

Saímos com o coração renovado, com um animo novo; com a fé confirmada pelo sucessor do apóstolo Pedro. Com o espírito renovado para continuar a nossa vida e nossa missão.

………..

Visitei o Vaticano neste mes de janeiro (2010) pela segunda vez.
uma experiencia fascinante. tive a oportunidade de celebrar
a Eucaristia nas catacumbas e de participar da missa com o papa.
dias que não esquecerei. 

........

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/padregeraldinho/2012/11/17/visitar-o-vaticano/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>