Sobre o cuidado de nós mesmos e nosso bem estar: Conselhos do Dr. Cardiologista Cláudio Domênico
Gosto muito de refletir sobre a saúde, a importância do nosso bem estar. O cristianismo tem uma dimensão da sua doutrina muita rica nesse sentido que é a teologia do corpo. O cuidar da nossa saúde física, mental e espiritual é também louvar a Deus; o nosso corpo é criatura de Deus. Assim nos diz o Salmo 138: “Senhor Tu me tecestes no seio materno e me formastes de forma maravilhosa”. Quando cuidamos bem de nós mesmos estamos dando o devido valor às obras de Deus e dando a Ele o louvor que lhe é devido.
Nesta perspectiva deixo pra você hoje um texto maravilhoso do Dr. Cláudio Domênico. Alguns conselhos que nos ajudarão. Boa leitura.
São eles:
1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.
- Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.
- Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.
- Ao invés de dizer “sim” a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer “não”.
- Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
- Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
- Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.
- Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.
- Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo… Aprenda a delegar.
- Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.
- Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir. Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.
- E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde”.
deixe seu comentário.
Deixe uma resposta