«

»

dez
05

Segundo Domingo do Advento

……..
Queridos irmãos e irmãs aqui presentes.

Todos vocês que nos acompanham pela TV Anhanguera. 
É com alegria que estamos celebrando o segundo domingo do advento. Este tempo tão especial para nós, em que nos preparamos, durante quatro semanas, para a grande festa do Natal do Senhor, do Nascimento do nosso Salvador.
 
Maranhata, vem Senhor Jesus! Neste tempo, nós dizemos como os primeiros cristãos maranhata! Refletimos sobre a vinda do Senhor. Preparemo-nos! Deixemos esta expectativa crescer em nós, que ela nos ajude a preparar o coração, a fim de que o Salvador venha e realize obras novas em nossa vida.Ouvimos na primeira leitura, em Isaías 40,10: “Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com Ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória”. Ele vem com poder, vem com a vitória, vem com a Salvação, vem para inaugurar o seu reino de paz. Também, em sintonia com a primeira leitura, ouvimos Pedro dizer: “O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça” (2º Pd 3,13). Esperamos a sua vinda gloriosa no ultimo dia, sim! E também a sua vinda espiritual em nossa vida, todos os dias, hoje. nesta eucaristia ele virá. Ele revelará sua salvação, a sua vitória. É tempo de oração, de dizer vem Senhor Jesus, vem em minha vida, vem em minha família, vem em minha casa. É tempo de dizer como o salmista: “Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!” (Sl 84).

 
Convertei-vos, preparai o caminho do Senhor: Continua a carta de Pedro: “Caríssimos, vivendo nessa esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz” (II Pd 3,13.14). A expectativa do Advento é humilde, austera, alegre e de conversão. A conversão é este caminho importantíssimo que o advento nos apresenta. Cada tempo que celebramos, devemos não somente repetir os ritos, mas deixar que os ritos nos toquem, e assim seremos transformados, e assim viveremos diferentemente, não porque o vivemos em um lugar diferente, ou com mais enfeites, mas porque nós mudamos, nós nos tornamos melhores, a mudança foi dentro de nós: “esforçai-vos para que Ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz”.
 
O santo Evangelho nos apresenta a figura excelente do profeta João Batista. Ele aparecia no deserto, pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. Toda a região da Judeia, e uma multidão dos moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e se deixavam batizar por ele. O centro da sua pregação era: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” (Mc 1,2.3). Era a conversão: que é o caminho para a nossa santidade, para a nossa salvação, nossa felicidade. Quanto mais nos convertermos a Cristo, mais seremos dele, mais estaremos recebendo as suas graças, porque nos abrimos a Ele, mas estaremos preparados para a sua vinda, estaremos produzindo frutos que mostram a nossa conversão e preparando seus caminhos.
 

Sede sóbrios e vigiai: Este tempo também é marcado pela palavra exortativa “vigiai”! Muitos vivem como se Deus não existisse, “etsi Deus non daretur’ (como se Deus não existisse), e se pra eles existe, não lhes importa. Estão como em um sono, dormindo para Deus, dormindo para as coisas de Deus, para a vida de Igreja, para a conversão. A fé nos ajuda a viver acordados, a sair deste sono. Nós, que temos fé, não estamos dormindo, mas vigiando, atentos, de olhos abertos. Esta é a penitência do advento, como nos diz o Apóstolo: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (1 Pd 5.8).

Sobriedade e vigilância. Cada dia, cada manhã devemos renovar o nosso propósito de fidelidade e amor ao Senhor, para produzirmos frutos que mostrem a nossa conversão, para que o Reino de Cristo se espalhe, cresça na sociedade e no coração de todos.

                        Ano B, 2011..

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/padregeraldinho/2019/12/05/homilia-da-missa-na-tv-anhanguera-de-palmas-to/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>