«

»

mar
15

Páscoa, seu real sentido

PáscoaSobre o verdadeiro sentido da Páscoa cristã

A Páscoa (do hebraico Pessach, significa passagem) é uma grande festa cristã, para nós é a maior e a mais importante de todas. Nos reunimos como povo de Deus para celebrarmos a Ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte, sua passagem transformadora em nossa vida.

O Tempo Pascal compreende cinquenta dias, a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo, como um único dia festivo, como um grande domingo. A Páscoa é o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebrar a Páscoa é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte e ressuscitando, renovou a nossa vida.

Foi com a intenção de celebrar a Páscoa de Cristo que desde os primórdios do cristianismo os cristãos foram organizando esta bela festa. Mas a partir de muitas propagandas midiáticas, tantos investimentos comerciais e de muitas outras invenções da sociedade, vemos, sem dúvidas, que essa bela intenção dos cristãos foi se perdendo, para muitos a Páscoa virou sinônimo de “feriadão”, ao lado de muitos outros feriadões, com o único objetivo de quebrar a monotonia da vida; com intenções e modos que não expressam os reais valores e sentidos da grande festa que é a Páscoa.

Em muitas lares e famílias o tempo pascal é vivido de forma paganizada, totalmente estragada pelas bebedeiras, prostituições e outros tantos vícios desse mundo, sem um mínimo de senso religioso ou moral; ou como um mero folclore, um mero tempo para viajar, comer chocolates e descansar. Assim, um tempo que nasceu para construir laços familiares, reforçar a espiritualidade e amor a Deus; para renovar a nossa sociedade com valores perenes, acaba não atingindo o seu objetivo.

As confraternizações, os alimentos específicos e muitos outros costumes são importantes e nos ajudam a celebrar a Páscoa, mas não podem nos desviar do seu principal e essencial sentido. Hoje temos uma parcela da sociedade que não entende nada do verdadeiro sentido da Páscoa. Mas devemos celebrá-la bem, nós que não nos fechamos às suas origens e sabemos que a Páscoa é mais que alguns dias feriais: é uma “grande semana” na qual vivenciamos os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida.

Todos nós, todos os cristãos devemos hoje nos comprometer  em mantermo-nos fiéis às nossas origens e celebrarmos o sentido original, belo e profundo da nossa maravilhosa festa, que é a celebração da Ressurreição do Senhor. Que nossas boas obras e nossas vozes em cada canto das nossas cidades, possam levar a alegria do Ressuscitado sobretudo aos nossos irmãos mais pobres, doentes, distanciados e a todos, pois são amadas pelo Pai.

Irradiemos ao nosso redor a esperança e a certeza da presença de Cristo Ressuscitado. Que se encha nosso olhar de luz, como os das mulheres que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado (Mt 28). Que possamos também nós, numa só fé, exclamar como elas “o Senhor Ressuscitou, aleluia”.

 

FELIZ PASCOA!

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/padregeraldinho/2021/03/15/meu-artigo-sobre-a-pascoa/

1 comentário

  1. Rogéria disse:

    a Pascoa pra mim este ano como todos os outros quero pedir a librtacao de todos os meus problemas que nosso Senhor Jesus Cristo me libertae em especial esse ano pesso por minha cura de minha depressao que Deus nos abençoe Amem.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>