Mestrado em teologia dogmática
Quando fui ordenado padre, 2005, Dom Alberto me colocou na formação dos futuros sacerdotes da Província Eclesiástica de Palmas (diretor espiritual e professor), eu lhe disse que precisaria de mais formação e ele me respondei que depois eu voltaria a estudar e em fevereiro de 2009, me comunicou que ganhara uma bolsa de mestra na ária da teologia dogmática, de 2009 a 2012 na faculdade de teologia de Lugano-Suíça.
Sei da importância dos estudos para um sacerdote e assumo esse tempo como um retiro para o aprofundamento do conhecimento teológico e cultural que o Senhor me concede; o padre precisa estar sempre se aprofundando e atualizando. Vivemos numa sociedade de constantes mudanças: econômicas, tecnológicas, políticas, religiosas… e uma das responsabilidades do padre é estudar sempre. Estamos em formação permanente, pois, o povo de Deus tem direito á competência, clareza e profundidade daqueles que assumem a responsabilidade e a missão tão seria do munus de ensinar.
O estudo é muito importante para todo cidadão. O grande cientista Albert Einstein já dizia: “uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original”. O estudo ajuda a pessoa a se situar de maneira realista e inteligente diante das problemáticas e paradigmas dos tempos. Nós devemos nos esforçar para conquistar, cada vez mais, a sabedoria, pois a Igreja nos orienta que: “O futuro do mundo está ameaçado se na nossa época não surgirem sábios” (GS 15).
Os nossos estudos nos ajudam, são instrumentos essenciais para compreendermos melhor a pessoa, sua relação com o mundo e com Deus. Não podemos achar que já estamos prontos, definidos; somos seres em crescimento, como um rio em correnteza. Cultivamos em nós o acúmulo de muitas experiências, isso é maravilhoso.
Grande abraço pra você, obrigado pelas orações.
Deixe uma resposta