Pronunciamento e benção no culto ecumênico da turma de direito da ULBRA. 23 de fevereiro 2022 – Crystal Hall – Palmas-TO
Uma fraternal saudação ao reverendo pastor Anemésio. Aos mestres e todos que colaboraram pra que essa turma chegasse até aqui, Caros formandos, familiares, presentes todos,
Que bom estarmos juntos nesse culto ecumênico, bom poder celebrar essa fase da vida de vocês, essa conclusão de uma fase, agradecendo a Deus que é o princípio de toda capacidade de conhecer e saber.
A formatura marca o início de um novo rumo e novos desafios, novas aprendizagens e escolhas. Neste momento especial viemos lembrar que Deus é fiel, Ele nos é fiel; viemos agradecer pela sua fidelidade e sua força em cada um dessa turma, durante esses anos todos de formação.
Estamos aqui para agradecer junto com vocês e também para pedirmos bênçãos para o futuro de vocês; que Deus continue sendo fiel, continue abençoando a todos vocês. Queremos ofertar a Deus essa vitória, essa linda fase buscada e alcançada com muito suor e amor.
Agradecer o incentivo dos familiares de vocês e de todos os profissionais da educação, de forma especial cada professor; e as amizades construídas ao longo desse tempo. Viemos também pedir esperança, vigor e força para que possam trabalhar pela fraternidade, a justiça e a paz no mundo. Para isso não caminhais sozinhos, Deus é Pai amoroso e vos acompanha em cada passo.
A passagem bíblica que gostaria de ler agora é muito especial, que a palavra de Deus possa dar a direção para esse nosso culto, possa nos trazer toda a inspiração. Passagem do livro das Crônicas, II Crônicas capitulo 1,7-10. O pedido que o rei Salomão faz a Deus no início de seu reinado. Naquela noite: “Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: “Pede-me o que quiseres e dar-te-ei!” Salomão respondeu: “Ó Deus, … A tua palavra, dirigida a meu pai, David, concretizou-se e fizeste-me rei sobre um povo tão numeroso como o pó da terra! Dá-me agora sabedoria e conhecimento para conduzi-lo com competência. Pois quem seria capaz de governar uma tão grande nação como esta?”
Presados formandos, Salomão pede sabedoria a Deus, para que pudesse acertar nos afazeres da lida com seu povo, para que pudesse fazer bem todas as coisas e obter bom êxito em seu governo.
Caros formandos, a sabedoria que vem do Senhor agrega a informação, o saber científico, toda nossa inteligência e conhecimento, mais vai além e alcança a virtude, nos conduz a uma vida virtuosa. A sabedoria é a soma da informação com o conhecimento, mais experiência de vida, caráter, ética, discernimento e muito mais… Que a sabedoria do Senhor seja vossa guia, nossa guia, que sejais homens e mulheres fazedores da paz e da justiça para uma sociedade melhor.
Que a busca da sabedoria, do conhecimento, do aperfeiçoar os talentos, da luta por uma sociedade mais justa, humana e fraterna seja constante em vossa vida… que ela vos ajude a uma realização pessoal e a buscar a construção de um mundo melhor. Que possais aplicar as leis sempre inspirados na lei maior, que é a lei do amor.
Procurem todos os dias seguir o exemplo de Salomão, pedindo o dom da sabedoria. Esta tão necessária para fazer homens honestos, competentes e eficientes. Orai pedindo a Deus as luzes da sabedoria para que saibas ver bem o que tendes que fazer, pra fazer bem. Sejam pessoas de fé, caridade e oração. Lhes desejo sucesso, prosperidade e serenidade em vosso futuro.
Gostaria de finalizar homenageando vocês com uma canção muito especial. Semente do amanhã, Gonzaguinha:
Ontem um menino que brincava me falou
Que o hoje é semente do amanhã
Para não ter medo que esse tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Finalizando este culto eu gostaria de ministrar a Benção de Arão, do livro de Números, capitólio 6,24-26:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti;
O Senhor levante o seu rosto sobre te e te dê a paz. Amem.
Deixe uma resposta