Fantástico este dias de memória, saudade e solidariedade que levam milhares de pessoas aos cemitérios para rezar pelos mortos. Só o nome deste dia é que me incomoda um pouco: “finados”. A morte não é o “fim” para aquele que tem fé. Longe disso, é um novo começo. É como se, finalmente, tivesse terminado a nossa gestação no útero da história e no dia da morte fôssemos paridos para a eternidade. A morte é um parto. É o nascimento definitivo. Por isso, podemos celebrar neste dia 02 de novembro o DIA DOS COMEÇADOS!!!

Quando nascemos temos que chorar para aprender a respirar. Ao nosso redor todos fazem festa. Na morte é diferente. Os que amamos, ao nosso redor choram. Nós, ao contrário, faremos festa pois teremos a certeza da vida que não terminará jamais. Nem precisaremos mais fé. Viveremos da certeza eterna. Quero ver a cara dos santos ateus quando pasarem para o lado de lá do rio. Quero procurar alguns deles e perguntar: e aí… o que me diz agora? existe ou não existe?

Este grande começo é um dia para o qual devemos nos preparar diariamente. Cada dia pode ser o último. Hoje tive a notícia do falecimento do irmão de meu cunhado. Estas notícias sempre nos fazem parar, respirar fundo e pensar em nossa própria morte. Esta é uma das poucas certezas que temos na vida. Um dia será a nossa vez.

Ahhh mais uma coisa… chorar ou não, eis a questão. Chore sim. Não seja forte demais no momento da dor da perda. Jesus também chorou quando seu amigo morreu.Maria chorou ao pé da cruz. Chore com fé… se quiser até brigue com Deus… mas creia que ver a terra lá do céu será totalmente diferente do ver o céu aqui de baixo. Amém!

4 Comentários

  1. Pe.Joãozinho, sua benção!

    Padres, o senhor fala tão bonito da morte, que até dá vontade de morrer logo(rsrsrsrs). Padre… será?

    De qualquer forma, prefiro ficar ainda um tantão de tempo por aqui, isso, se Deus permitir.

    À propósito, tenho um filho que morreu aos treze(13) anos de idade. Quase fiquei louca. Briguei com Deus, corri atrás dos Padres querendo uma resposta, dos psicólogos, foi um drama na minha vida. Hoje, dezessete(17) anos depois, a bem da verdade, ainda não me conformei totalmente, apenas me acalmei, pois não tenho o que fazer.

    As vezes, penso que a morte é assim mesmo como o senhor fala no seu texto, e pensar assim, me dá um certo conforto. Outras, penso que não. Sei não… só Deus!

    Padre, Deus abençoe o senhor.

  2. Simone Teixeira

    Pe. Joãozinho,

    Cada vez eu tenho mais certeza de que Deus não me manteve deste lado do rio por acaso… Lembra quando você me disse que há coisas que plantamos de um lado, mas podemos colher do outro?
    Minha amiga está no hospital. Por incrível que pareça, eu consegui o resgate dos bombeiros para buscá-la em casa, fiz a ficha, conversei com os médicos, fiz a internação, orientei a família e dei a maior força para ela, sem fraquejar e nem sentir a menor dificuldade emocional. Ela não vai ficar muto tempo hospitalizada por causa do risco de infecções. Se tudo correr bem, vai para casa no sábado. O médico disse que será uma seqüência de idas e vindas até o final. O rim não está paralizado, ela é que estava desidratada e com a morfina, há uma dificuldade natural nas excreções. O intestino estava com vários volumes empredados, mas chagamos a tempo ao hospital.
    Estou me sentindo cansada, mas em paz!
    Depois do que você disse sobre cemitério e do programa do Prof. Felipe hoje na Canção Nova, acho que vou conseguir visitar o túmulo de meus pais e de minha irmã. Não vou amanhã. Quero ir num dia calmo.
    Sei que eles não estão mais lá, mas entendi melhor o sentido de celebrar a vida eterna no local onde sepultamos nossos mortos.
    Meu abraço e minhas orações.

    Simone.

  3. ALTIVA HELENA

    SUA BENÇAO PADRE JOAOZINHO

    A MORTE NAO É O FIM, E SIM O COMEÇO PARA A VIDA ETERNA.
    FOMOS CRIADOS PARA O CEU, SOMOS FILHOS DO CÉU.
    DEPOIS QUE COMECEI A PENSAR ASSIM , ENTENDI MAIS A MORTE E ACEITEI TAMBEM A MORTE DO MEU MARIDO.
    O TEXTO ESCRITO PELO SR. NOS FAZ LEMBRAR QUE TEMOS QUE VIVER TODO DIA , COMO SENDO O ULTIMO,EM CAMPO DE BATALHA, EM MISSAO, SEMPRE ESPERANDO A VINDA DE JESUS
    CRER EM JESUS É ALIMENTAR-SE DA PALAVRA E PALAVRA DE VIDA ETERNA. AMEM

    ALTIVA HELENA (FRANCA SP)

  4. oi pe. joãzinho a paz de jesus.
    peço oração por minha familia pois estamos passando por muitas tribulações na vida finançeira,por favor orem por nos.

    rosana ferreira da silva oliveira
    sorocaba sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.