Neste momento participo em Aparecida de uma iniciativa do setor de liturgia da CNBB que reúne músicos de liturgia de todo o Brasil. Acabou agora um painel do qual tive a alegria de participar, juntamente com o Nelsinho Correa (Canção Nova), Maria do Rosário (TV Século 21), Pe. Bernardelli (Santuário Aparecida) e Sr. Jorge Correa (leigo de Guaratinguetá). O objetivo era identificar algo da realidade da música litúrgica em nossas comunidades. Agora o liturgista Pe. Baronto está dando uma palestra sobre a ministerialidade da música litúrgica. Seu argumento básico é que cada música é composta com uma determinada finalidade que determinará o seu uso. Existem músicas religiosas mas que nem por isso são rituais, pois foram compostas com finalidade catequética, ou acompanhar procissões etc. Segundo ele aconteceu uma verdadeira “invasão” de músicas não-rituais na liturgia. Por isso precisamos refletir sobre isso e melhorar o que fazemos em nossas missas.

4 Comentários

  1. Maria Inês

    Pe. Joãozinho,

    Vi a notícia na Zenit, e estava esperando que o Sr. mesmo comentasse sobre o evento em Aparecida.
    Valeu!

  2. Simone Teixeira

    É uma iniciativa de suma importância. Quando participamos de uma liturgia em que os cantos estão de acordo com o momento e o contexto das leituras, nosso coração reza do princípio ao fim em harmonia e a música nos eleva e não nos distrai. Quanto a participar de um encontro desses, deve ser muito bom para quem vive a música e a liturgia em profundidade como você.

    Meu abraço,

    Simone.

  3. MÁRCIO RICARDO - PONTA GROSSA/PR

    Olá querido padre!

    Gostaria de sugerir que postasse um comentário enfatizando o que argumentou Adélia Prado por ocasião do evento “Vozes da Igreja” em Aparecida. Penso que algumas colocações dela – na minha opinião uma escritora inteligente na sua sensatez – se identifiquem muito com o conteúdo do seu blog. (http://www.zenit.org/article-16922?l=portuguese)

    Grande abraço!

  4. Gostaria de saber como posso entrar em contato com Batista Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.