Algumas palavras são muito ricas de significados. A palavra “cura”, por exemplo, pode significar a solução para um mal que aflige o nosso corpo ou também o “cuidado” que umamãe tem por seu filho. Podemos dizer que Maria “cuida” de cada um de nós, ou seja, ela nos “cura”. É isso mesmo. Certa vez entrei em um hospital e havia na parede uma lista de nomes com a inscrição “Conselho Curador”. Perguntei se eram os médicos daquela casa. A recepcionista respondeu prontamente: “- Não, padre, são os nossos benfeitores e o grupo que cuida deste hospital”. Entendi que cuidar e curar é a mesma coisa. Há crianças que, quando estão um pouco doentes, ficam boas só de encontrar o refúgio no colo materno. Cheiro de mãe cura. Infelizmente, nos dias de hoje, não podemos dizer isso de todas as ães. Mas tems uma mãe no céu que sempre está pronta para nos dar seu colo, seu cuidado, sua cura. Você já ouviu falar de São João Maria Vianei? É o padrono de todos os párocos. Ele é cconhecido também como Santo Cura D’Ars. Sabe por quê? Ele era o pároco da pequena cidade francesa de Ars. Ali, como se dizia na época, ele era  “cura das almas”. Ou seja, ele “cuidava” do rebanho do Senhor. Mais uma vez vemos que cura é cuidado. Quem sabe cuidar das pessoas está colaborando com a sua cura. É por isso que chamamos Maria de “Saúde dos Enfermos”. Ela é mãe de todas as mães e cuida de nós… e cura cada um de nós. Quer saúde? Procure o colo de Maria.

A palavra “saúde” também tem raízes de vários significados. Salutar pode ignificar saudável ou salvífico. Quando Jesus realizava curas, na verdade estava fazendo o silencioso sermãode anunciar um Reino onde não haverá doenças, nem pranto, nem dor: o Reino nos céus, da salvação. Quando perguntaram se ele era de fato o Messias, ao invés de fazer um discurso ele simplesmente mandou olhar os sinais de vida que estavam acontecendo. Paralíticos andando, cegos vendo, leprosos purificados! O Reino havia chegado. É sempre assim. O Reino dos céus está no meio de nós, mas aguardamos sua plenitude para um dia junto de Deus.

Uma ocasião Jesus curou dez leprosos de uma vez. Somente um voltou para agradecer. Este recebeu o elogio de Jesus: “- Vai em paz, tua fé te salvou”. Viu o detalhe? Nove foram curados. Somente um foi salvo, porque mudou de vida. São tantos milagres que Deus realiza todos os dias. Alguns deles são realmente incríveis. Até os médicos ficam admirados com algumas curas que para a medicina seriam impossíveis. Mas será que todos estes estarão no céu? Este já é um outro discurso. Precisamos corresponder aos dons de Deus. Neste sentido, Maria não quer apenas a nossa cura física, sem somente a saúde do nosso corpo. Ela quer colaborar com a nossa saude eterna, ou seja, com a nossa salvação.

Ao enviar seus apóstlos em missão, Jesus lhes deu o poder de curar toda espécie de doença (Mc 16,18). De modo ainda mais sublime, Maria recebeu este ministério. Não erra quem se consagra aos cuidados da Mãe de Deus. Ela é realmente a “saúde dos enfermos”. A Igreja repete esta mesma invocação na celebração litúrgica da Unção dos Enfermos. Antes de ungir o doente, pedimos a intercessão da mãe.

Conheço muitos doentes que vivem o ministério da dor em uma cama de hospital. Como faz bem aquela visita serena e pacífica! Visitar os doentes é uma obra de misericórdia. Em cada um deles encontramos a face desfigurada do próprio Cristo sofredor. Devemos ser portadores desta boa notícia de cura e salvação. Levemos conosco  exemplo de Maria, saúde dos enfermos. Uma boa idéia é levar uma pequena estampa ou até um terço abençoado para aquele doente. Quem está enfermos precisa segurar na mãe de alguém. O terço ´um jeito de segurar nas mãos de Maria, que nos leva até o Coração de seu Filho, aonde encontramos refúgio seguro.

Saúde dos enfermos, rogai por nós!

 

4 Comentários

  1. Simone Teixeira

    Pe. Joãozinho,

    Obrigada por me dar a resposta que eu esperava mais uma vez: eu tenho alguém que cuida de mim e o cuidado é o caminho da cura ou a própria cura!
    Peço sua bênção e que Maria cuide de todos nós, nos dando seu colo de mãe e interceda a Deus pelas curas de que precisamos.
    Um abraço amigo,

    Simone.

  2. Pingback: RCC Brasil

  3. Boa Tarde!!!
    Pe Joaozinho!!
    Sua benção!!!

    Sou de Sorocaba – SP.
    Como tem razão , quando fala sobre visitar as pessoas doentes em um hospital ..isso sim e sublime e misericordioso, pois quem esta lá sempre esta carente e precisando de uma palavra serena e de conforto.Admiro muito a vida do Sr.. e tudo que faz..peço em minhas orações qua pessoas como o Sr,eoPe Fabio que tb admiro, sejam sempre protegidos..e continuem nessa missão linda de evangelização.
    Gostaria de obter mais informações do Sr. sobre se existe algum curso de Filosofia por correspondencia como tem o Curso de Teologia.Tb gostei do curso que o Sr. esta ministrando e gostaria de saber , como posso participar desse curso..
    Ate mais
    Paz e bem
    Fico aguardando resposta
    Um forte abraço
    Magali Fornazari

  4. ANA VALESKA

    Oi Pe. boa noite!!1
    Maravilhoso!!!
    Esse trecho: “Conheço muitos doentes que vivem o ministério da dor em uma cama de hospital. Como faz bem aquela visita serena e pacífica! Visitar os doentes é uma obra de misericórdia. Em cada um deles encontramos a face desfigurada do próprio Cristo sofredor.” Me faz recordar quando eu ea voluntária com crianças e adolescentes qe sofriam de insuficiência renal crônica….quantas lições de vida eu tive naquela clínica,quantas dores e ao mesmo tempo pessoas felizes, sofrendo mais felizes….Ahhhh PE. quanto perdão a Deus eu pedi viu?E quanta lição Deus me deu na vida.Até me emociono ao lembrar a graça que Deus deu para 4 dos meus alunos todos transplantados de uma vez só…quanta alegia chorei de emoção…
    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!!!
    Um abraço fraterno

  5. Bom dia Pe. Joãzinho, venho através desta pedir a maria nossa mãe que me cure de uma hemorragia que me apresenta as vezes durante o meu ciclo menstrual por meu útero ter um mioma pequenino mas que as vezes torna todo este caos, hoje estou em meu 13º dia menstrual e tenho fé de que nossa senhora haverá de me curar se deus quiser, desejo muito engravidar, hoje irei ao meu médico para ver o que ele dirá. Pe. Joãzinho é muito bom este espaço peço então sua oração para que eu me recupere de minha saúde, pois ando stressada, nervosa, inquieta, meia que sem vida, estou sem ânimo estes dias, é horrível dormirmos e acordármos na madrugada ou com dores ou precisando nos trocar de vez em qdo já não aguento mais, me ajude há ter paciência, paz, calma, harmonia, saúde, se for da vontade de deus que meu útero se recupere para que eu consiga engravidar, sua benção pe. residuo em natal-rn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.