A oitava das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha de todos os Santos”, em latim Regina Sanctorum omnium. Após os apóstolos, mártires, os confessores da fé e as virgens, chegamos a todos os que viveram uma vida exemplar de configuração a Cristo: os santos. Santidade é isso: “amar como Jesus amor, sonhar como Jesus sonhou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria!” (Pe. Zezinho, scj). É poder repetir as palavras do apóstolo Paulo: “Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20).

          Com Maria não foi diferente. Em sua vida de santidade ela foi se tornando cada vez mais parecida com seu filho. É um caso único. Normalmente os filhos é que nascem parecidos com a mãe. Príncipes são os filhos das rainhas. Mas Jesus não herdou sua realeza de Maria. Ela é que se tornou rainha por ter sido a mãe do Rei dos reis.

          Canta-se por aí que Jesus é o “Filho da Rainha”. Fico me perguntando por que a Igreja não utilizou este título em 2.000 anos de história. Pessoalmente não o utilizaria e se corrigisse a canção sugeriria a mudança para “o Filho de Maria”. Mas não acho que exista um erro teológico na expressão e nem mesmo uma heresia. Somente não é usual, é impreciso e pode exagerar o valor de Maria diante do primado do Filho, que é Rei. As metáforas próprias da expressão poética sempre escondem alguma imprecisão, e talvez seja isso que lhes dê a capacidade de revelar algo a mais do Mistério, muitas vezes inacessível à reflexão teológica. A liturgia é repleta de metáforas. Os salmos exageram nas comparações.

Não podemos negar que Maria é chamada de Rainha em toda a Tradição da Igreja. No tempo Pascal rezamos o Regina Coeli. No final do Rosário rezamos a Salve Rainha. A ladainha mariana exagera no reinado de Maria, chamando-a até de Rainha dos Apostolos (Regina Apostolorum). Temos até mesmo uma esclarecedora Encíclica de Pio XII (1954), sobre a realeza de Maria. A encíclica se reporta a Maria como rainha com expressões como: Mãe do Rei divino, bem-aventurada rainha virgem Maria, Mãe do céu, Mãe do meu Senhor”,”mãe do Rei”, a mãe do Rei, Virgem augusta e protetora, rainha e senhora, Mãe do Rei de todo o universo”, “Mãe virgem, [que] deu à luz o Rei do todo o mundo”, senhora, “dominadora” e “rainha”, “Senhora dos mortais, santíssima Mãe de Deus, rainha do gênero humano, “Senhora de todos aqueles que habitam a terra”,”rainha, protetora e senhora”, senhora de todas as criaturas”ditosa rainha”, “rainha eterna junto do Filho Rei”, rainha de todas as coisas criadas, rainha do mundo e senhora do universo Mãe e Rainha,  Mãe do Rei dos reis etc.

Todos estes títulos apenas encontram justificativa na íntima união entre Maria e seu Filho Jesus, no horizonte da doutrina da recapitulação já delineada por Santo Irineu no século II. É por isso que Pio XII afirma de modo bastante claro: “E certo que no sentido pleno, próprio e absoluto, somente Jesus Cristo, Deus e homem, é rei; mas também Maria – de maneira limitada e analógica, como Mãe de Cristo-Deus e como associada à obra do divino Redentor, à sua luta contra os inimigos e ao triunfo deles obtido participa da dignidade real. De fato, dessa união com Cristo-Rei deriva para ela tão esplendente sublimidade, que supera a excelência de todas as coisas criadas: dessa mesma união com Cristo nasce aquele poder real, pelo qual ela pode dispensar os tesouros do reino do Redentor divino; finalmente, da mesma união com Cristo se origina a inexaurível eficácia da sua intercessão junto do Filho e do Pai” (nº 37).

 Recordo que quando era criança, em Brusque, a todos que perguntavam quem eu era, respondia: “O filho da Dona Glória”. Hoje minha mãe costuma ter que se apresentar dizendo que é a mãe do Padre Joãozinho. Mas realmente existe alguma diferença? Rainha de todos os Santos, rogai por nós!

7 Comentários

  1. Pingback: RCC Brasil

  2. Feliz Páscoa Padre Joazinho.
    Sou Aurea de Araxa, eu e a Adalgiza tentamos vários contato com o senhor após o Natal na intenção de agendar sua presença em nossa cidade, mas nao obtivemos resposta. Aguardamos seu contato.
    Outra coisa: acabo de ouvir uma musica do senhor: MAE, e queria muito da cifra para cantar na missa das maes.
    Um forte abraço. e SUa benção.

  3. Vou te fazer umas perguntas:

    1 Será que Maria não teve outros filhos e Jesus não teve irmãos? O que Jesus acha de idolatrar-mos Maria?

    Bom, tudo que vou te dizer tem na bíblia e é de lá que foram extraídos as respostas..

    Leia em Mateus capitulo 12; versículo 46. E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. 47 E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. 48 Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; 50 PORQUE, QUALQUER QUE FIZER A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU, ESTE É MEU IRMÃO, E IRMÃ E MÃE

    Maria teve outros filhos e filhas, Jesus foi criado por Deus, Maria foi usada para que se concretizasse uma profecia por estar no lugar certo na hora certa..Só isso. Ela não pode interceder por nós. Leia abaixo
    Eclesiastes capitulo 9 versiculo 4
    Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). 5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

    Jesus é o único que pode ressucitar. Maria não..

    Quanto a intercessão de Maria veja o que Jesus disse a Maria quando ela pediu algo a Jesus..
    João capitulo 2 versículo 3
    3 E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4 Disse-lhe Jesus: MULHER, QUE TENHO EU CONTIGO? ainda não é chegada a minha hora. 5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

    O único digno de adoração é Deus(pai) e só existe um caminho para chegar até ele (Jesus).
    Em relação a imagem de Santo,(ex; Maria, Aparecida) Deus nos deixou claro no segundo mandamento;
    Leia Êxodo capitulo 20 versículo 3
    3 Não terás outros deuses diante de minha face. 4 Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me aborrecem

    Deus não apareceu pra ninguém, pois, sabia que se aparecesse o que seria adorado seria a sua imagem e não o seu caráter
    Provavelmente as igrejas construiriam fabricas de impressão fotográfica para vender fotos de Deus dizendo que esse objeto tem poder, ou que chora ou cura etc..
    Veja mais;
    Leia Salmos 115
    3 Nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. 4 Quanto a seus ídolos de ouro e prata, são eles simples obras da mão dos homens. 5 Têm boca, mas não falam, olhos e não podem ver, 6 têm ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem cheirar. 7 Têm mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar, sua garganta não emite som algum. 8 Semelhantes a eles sejam os que os fabricam e quantos neles põem sua confiança.

    Se Maria era mãe de Deus será que foi ela que criou o mundo? Pense nisso..
    A biblia nos diz que no principio era o verbo e o verbo era Jesus(1pedro,1;1) sera que a biblia ta errada? Para mim vcs adoram o que não conhecem, leiam mais a bíblia..

  4. Ivan,
    Com tantos conhecimentos bíblicos, me impressiona o fato perceber em tí, tanta maldade, tantas deturpações e pior, que você não entendeu nada!
    Meu irmão em cristo, rezarei, para que Deus te abençoe e te dê clareza, sabedoria, para que passa limpar a trave de seus olhos!
    Aproveito para pedir a nossa Senhora, a mãe de Jesus e nossa mãe no céu, que te abençoe também.
    ” Oh! meu Jesus, perdoai – nos, livrai – nos do fogo do inferno, levai as almas TODAS para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”. Amém

  5. Jesus Farrell

    Não sei porque a igreja insiste em dizer que maria esta no céu. Não,ela não esta no céu não! Èla esta morta,esperando a vinda do Senhor para o arrebatamento da igreja e todos os que estiverem mortos ressuscitarão primeiro,depois nós os que estamos vivos subiremos juntamente com eles para encontrar se com o Senhor nos ares e éssa santa mulher de Deus também há de ressuscitar no dia do arrebatamento do Senhor Jesus Cristo,portanto idolatrar Maria é abominação diante do Senhor. Venerar é o mesmo que idolatrar,busquem no dicionario e verão! A igreja terá um alto preço a pagar ao nosso Deus por estar ensinando heresias e abominação e por estar desencaminhando tantas vidas preciosas para o inferno pois esta escrito;aos idolatrss e todos aqueles que cometem veneração o seu lugar é no fogo do inferno,pois amaram mais a criatura [Maria] do que ao Criador que é bendito para sempre.Amém!!! deixem a mentira e ensinem a verdade pois o diabo é mentiroso desde o principio e ele é o pai da mentira e quem ama a mentira tem por pai o diabo. busque a verdade e sejam salvos,Jesus é a verdade. Sem mais me despeço orando por todos os catolicos para que por ventura deixem a idolatria e venham a ser salvos,pois a salvação é esta;que te conheçam a ti só como unico Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem tem enviado.Améwwwm?????????

  6. Joeberth Alves

    perguntas:

    como era Jesus e que cor ele tinha?

    Maria ressuscitou? E porque é chamada de rainha?

    os mortos podem interceder pelos vivos? como?

    os santos da igreja católica estão ressuscitados com Deus? como eles podem interceder pelo povo?

    {bom! quero todas as respostas na bíblia ?}

  7. ÓH, Ivan e quem for da mesma geração que este pobre,

    Quão grande é a vossa ignorancia teológica e histórica!
    Vc pode realmente considerar q de biblia sagrada a Santa Igreja Católica nada entende? PROVAS , PROVAS E MAIS PROVAS… RSSRS são gritantemente pedidas pelas almas em vida cega … poder-si-ia vos dar as provas q fossem, de nada valeria se a vossa inteligencia fosse a mesma. Lembrem se: A Palavra é realmente Sagrada pois fora falada por DEUS… e é claro: ouvida pela Santa Igreja. De biblia entende ELA! Se ainda é tão dificl pra vcs entenderem isso, ao menos se deem o trabalho de ler a biblia por completo! N fiquem a serpentear por trechos biblicos caçando a quem acusar… deturpação é fruto do pecado. E blasfemia é um muito sério!

    ”… Por fim, o meu Imaculado Coração Triunfará!” Virgem Santissia aos Pastorinhos em Fátima

  8. Oi, adorei o blog! Muito útil, vou recomendar para todos os meus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.