Pelo jeito P. Zezinho acertou mais uma vez em cheio. Olha só este comentário sobre o artigo dele:

O Padre Zezinho disse tudo!
Soube da morte do Michael Jackson aqui, através do senhor, Padre Joãozinho. Sempre abro o Folhaonline e vi umas semanas atrás pequenas notícias do MJ. Fofoca boba, criticazinhas, especulações… Há tempos acredito em quase nada que a mídia fala, seja ela séria, quase séria ou não.

Esses famosos pagam o alto preço de serem julgados pelo que são ou pelo que não são. O fato é que se metem demais nas vidas deles e fazem das vidas pessoais mais um espetáculo de palco, o que desorienta cada um artista desses. Veja, até o Padre Fábio sofreria disso com tanta fofoca e implicância com ele, mas a diferença é realmente o conhecimento desse “limite” que disse o padre Zezinho, ou o equilíbrio que diz o padre Fábio.

Conhecimento, entendimento e perdão a si mesmo são chaves para o autoconhecimento, o limite, o equilíbrio. Faltou ao MJ. O excesso de estrelismo, de “necessidade” de ser perfeito, de estar nas mãos dos outros, os tormentos da infância fizeram dele um homem que quis ser um eterno menino e pode ter feito dele um adulto imaturo para consigo mesmo.

Padre Zezinho disse algo fantástico: dançou, cantou, mas não falou. Se isolou ou foi isolado.
Descobri o MJ ano passado, antes do lançamento do cd de 25 anos do album mais famoso. Gostei da arte dele. Achei um homem que fazia arte com o corpo todo, que dançava o que cantava e cantava o que escrevia. Coisa um tanto rara hoje em dia, já que há poucos compositores que cantam o que compõe no meio secular (umas semanas atrás o senhor falava disso no programa “Academia do Som” da Canção Nova, num reprise)…

Achei o MJ interessante e até um tanto quanto pouco apelativo, apesar de dançar com a mão onde dançava. Achei que ele era mais artista, mas que por trás havia alguém. Gostei de ver um vídeo em que ele se cansava, suspirava, parava a dança e mal cantou, ofegante. Interessante ver que era um homem normal e na época eu pensei no que ele tinha por trás. Ali era pago, estava para encher os olhos daquelas pessoas, e não o coração, que só Deus preenche, diz o Diácono Nelsinho Corrêa. Mas e por trás?

Descobri depois que era alguém que tinha sofrido na infância. Não o julguei pelo que tantos julgam e reconheci que os artistas são julgados apenas por seu presente: se estão em alta, a mídia ama; se não, a mídia critica ou esquece…

E então vi o que o senhor escreveu da morte dele. Só soube no outro dia. E achei que era mentira. Todo mundo inventa de tudo sobre estes famosos. Abri o folhaonline, caí na risada, duvidosa, acreditei depois e ainda acompanho as matérias que saem da morte. Interessante que o mesmo site americano que veiculou a morte veiculou tanta fofoca da vida de MJ. Um dia antes da morte dele, ninguém lembrava que ele existia. Se lembrava, era pra inventar fofoca e dizer que ia dar errado os 50 shows que ele tinha. Que ele não agüentaria…

Morreu. Todos amam. Todos choram e se descabelam. Os fofoqueiros agora deixam as notícias, quem sabe, até mais emotivas. Agora foi um grande artista. Vivo, poderia ser um fracasso nos shows, já predestinava a mídia. Pura hipocrisia.

Depois de rir e quando caiu a ficha que morreu, logo pensei: ele passou. Todos passarão. Cristo ficou. Agora que ele morreu, respeitemos o momento e depois prezemos o que ele deixou. Ouçamos as músicas, cantemos, dancemos… Melhor homenagem. O senhor disse no seu texto da morte de MJ: “na morte os familiares choram e a gente faz festa”. Verdade.

Mas como, com essa apelação toda? A mídia desvinculando mais notícias, a morte que não se dá de fato, já que não enterram logo… Não entenderam que Michael Jackson passou, que todos vão passar. Ainda não estão dando valor necessário aos que estão, sejam eles quem forem. A mídia só repara quando morre.

Não olham o único que ressuscitou… Uma pena.

Anne – Natal/RN

3 Comentários

  1. Pingback: RCC Brasil

  2. ANA VALESKA

    Oi Pe João Almeida! Que saudade!!!
    Estou ausente por causa graças a Deus das minhas encomendas e dos estudos. Pois é Pe.concordo com o escrito acima.Um ser humano que só Deus sabe o quanto o psicológico desse ser estava comprometido.Digno de misericórdia. E sinceramente que Deus Nosso Senhor me livre de tão sonhados sucessos, famas…
    Mas chorei sim a morte dele, não por ser astro mas por todo sofrimento e traumas.Deus o abençoe e tenha misericórdia desta pobre alma! Também não o conhecia apenas de tv e como sempre foi outro a ser vitimado por tais boatos. Mas diz o ditado né quem tá no fogo de qualquer maneira se queima…o tal preço da fama.
    Mas Deus seja louvado.
    Um abraço fraterno..
    ANA VALESKA

  3. ANA VALESKA

    Oi Pe João Almeida! Que saudade!!!
    Estou ausente por causa graças a Deus das minhas encomendas e dos estudos. Pois é Pe.concordo com o escrito acima.Um ser humano que só Deus sabe o quanto o psicológico desse ser estava comprometido.Digno de misericórdia. E sinceramente que Deus Nosso Senhor me livre de tão sonhados sucessos, famas…
    Mas chorei sim a morte dele, não por ser astro mas por todo sofrimento e traumas.Deus o abençoe e tenha misericórdia desta pobre alma! Também não o conhecia apenas de tv e como sempre foi outro a ser vitimado por tais boatos. Mas diz o ditado né quem tá no fogo de qualquer maneira se queima…o tal preço da fama.
    Mas Deus seja louvado.
    Um abraço fraterno..
    ANA VALESKA

  4. Pe. joaozinho…a sua benção!!!!
    Eu estou caminhando com Cristo, sou casada, dentista e não tenho filhos. Desde a hora que acordo até a hora que vou dormir louvo a Deus, se estou em casa…estou assistindo a canção nova e se estou trabalhando…estou ouvindo a rádio CN e consequentemente evangelizando meus pacientes, ou estou na Igreja na missa…no grupo de oração, na catequese para adultos. Ser católica e estar neste caminho Pe. é o meu alimento e tenho vivido uma felicidade enorme…estou realizada. Estou decidida a conhecer PROFUNDAMENTE a vida de Jesus…tenho lido bastante e no próximo ano vou iniciar um curso de teologia. Mas infelizmente pe. para fazer a omelete, os ovos devem ser quebrados…estou vivendo problema, pois estou certa que quando tiver filhos quero criá-los dentro da igreja, nós sabemos como é diferente um jovem cristão. Mas o negócio Pe. é que meu esposo é espírita eu não aceita algumas coisas da igreja. Quando eu comecei a freqüentar a paróquia, nós tivemos grandes conflitos de idéias…Mas eu fui semeando e com amor e oração consegui fazê-lo ir para a missa. Hoje ele me acompanha todos os domingos e gosta de ir, mas percebo nele alguns bloqueios, ele toma a eucaristia e não de ajoelha depois porque acha que Deus não quer que ele se humilhe e que Ele o ouvirá mesmo que fique sentado orando ao invés de ajoelhar, penso de forma diferente, eu ajoelho mas de pudesse me prostrava ao chão para agradecer por tudo que Jesus fez e faz na minha vida.Eu não o culpo por ser assim, porque vejo que faltou ensinamento e isso tudo é ignorância no seu verdadeiro sentido, hoje eu aproveito cada frase decorada da missa de coração aberto, falo pra Jesus, e meu esposo acha uma besteira ficar repetindo frases e que Ele não quer isso e que são convenções. Meu esposo é a melhor pessoa que eu já conheci é inteligentíssimo e muito estudioso, também dentista, mas me torturas com alguns questionamentos que eu não sei responder…quer saber por que temos que rezar o credo dizendo…santa igreja católica, se a igreja já praticou tantas crueldades antigamente…disse a ele que ela já pediu perdão por isso. Ele quer saber…”Se a igreja de Cristo é a Católica iniciada por Pedro, que culpa tem uma criança que nasce na Índia por exemplo com outra cultura e crença, ela não foi batizada e nem conhece o Cristiano e será um adulto que irá caminhar na crença do seu povo…como fica essa pessoa perante a igreja católica??? Como enxergamos isso???” E adão e Eva? Será que a mente humana já não evoluiu o suficiente para acreditar que Deus criou povos, homenS e MulhereS e não somente Um homem e Uma mulher???
    Outra dúvida é…se não existe reencarnação e a evolução do Espírito…então que Deus é esse, se tratando de justiça, que faz um nascer pobre e o outro rico, uma criança aleijada e a outra com câncer…que explicação a Igreja dá para essas coisas??? Tenho certeza que irá me ajudar, sei que para algumas coisas não existe explicação,mas se houver para essas acima…responda-me. Sei que a Igreja olha a palavra de Deus com outros olhos, não mais ao pé da letra…vi esses dias o Pe. Fábio dizendo ao Jô que não somos donos da razão e que a teoria da evolução defendida pelos cientistas (macacos) pode ser verdade…porque não??? Mas sei que a ciência explica o surgimento e a evolução…e que Deus Fez com que algo surgisse para que pudesse evoluir…acredito nisto…estou certa?
    Acho bacana meu esposo questionar…somos seres capazes de pensar até porque o Cristianismo não deve ser socado goela abaixo…se existe “porquês”, que vai além da explicação Fé, eles devem ser perguntados as pessoas certas…por isso estou lhe perguntando Pe.Joaozinho. Sei que essas explicações não vão me fazer ser mais Cristão e nem vão influenciar na minha vida, em amar, fazer o bem…isso que Deus quer e espera de mim. Mas se existe explicação para tudo isso…eu também quero saber.
    Eu entendo que uma criança não aprende na primeira série da escola uma equação complexa…ela aprende quanto é 1+1, então logo eu entendo o significado da catequese quando se restringe de forma tão simplista num começo explicando a criação, talvez uma criança ou uma pessoa mais simples (intelectualmente) não entenderia algo mais complexo. Eu acho, não sei se estou enganada, mas vocês padres são privilegiados porque durante todo o processo de formação de vcs imagino que aprederam a interpretar a biblia de forma mais ampla, não ao pé da letra…mais concentrada no contexto, significado e menos na “historinha”.
    Que Jesus me ajude a conduzir essas palavras até seus olhos Pe., e ciente da sua gentileza e amor aguardo ANSIOSAMENTE suas palavras…E se Deus é, como eu acredito que seja, a minha consciência, ela me diz que eu preciso “BUSCAR”. Obrigada e que Deus continue te abençoando…considero-lhe uma pessoa muito esclarecida, inteligente aberta…por isso lhe escolhi para me ajudar!!! Sou sua fã…um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.