Um dos comentaristas deste BLOG se deu ao cuidado de transcrever minhas palavras na TV e faz uma pergunda invertida:

Pera aí, eu falei, você está bebendo… esta bebendo vinho materialmente. Substancialmente você está se alimentando do sangue de Cristo. Sangue na Bíblia significa vida. (…) A pessoa confundiu transubstanciação com transmaterialização. Tanto que, lá naquele milagre eucarístico de Lanciano, na Itália, no norte da Itália, o corpo e o sangue de Cristo viraram carne e sangue. É um milagre eucarístico, está até hoje preservado lá. Só que a Igreja não preserva mais no sacrário, e ninguém poderia comungar aquilo. A Igreja tem consciência de que aquilo não é mais Eucaristia. Opa! Não é Eucaristia por quê? Porque não é mais pão e vinho. Agora é carne e sangue. Nós não somos antropófagos. A Eucaristia não é antropofagia. Não é comer carne e beber sangue.”. (Pe. Joãozinho)

http://www.youtube.com/watch?v…..re=related

Padre Joãozinho, quer dizer então que na Eucaristia não se come Carne nem se bebe Sangue?

Poderia nos explicar isso?

Resposta: A Igreja Católica afirma e reafirma de modo insistente há séculos que na Eucaristia encontramos a presença real, SUBSTANCIAL, de Jesus Cristo. Ali está toda a sua pessoa sob as “espécies” de vinho e pão. Permanecem os acidentes, para utilizar a linguagem tomista, mas muda a essência. Não é mais pão. É carne e sangue, no sentido bíblico. No caso de um milagre eucarístico, já não existem os acidentes. Agora é carne e sangue mesmo. `Pergunto aos meus inquisitores: ALGUÉM QUE COMUNGASSE A CARNE E O SANGUE DO MILAGRE EUCARISTICO DE LANCIANO ESTARIA COMUNGANDO EUCARISTICAMENTE?

4 Comentários

  1. Joel Xavier

    Padre João,

    Fui eu o comentarista que transcreveu suas palavras da TV.

    Estou fazendo um sincero esforço para entender a explicação que o senhor teve a bondade de fornecer. Vamos lá:

    Padre João escreveu: “Não é mais pão. É carne e sangue, no sentido bíblico.”

    Na Eucaristia temos a Carne e o Sangue de Nosso Senhor escondidas sob as aparências (os acidentes) do pão e do vinho.

    Acredito que quando o senhor diz “É carne e sangue, no sentido bíblico”, está dizendo: é carne e sangue escondidos sob a aparência (os acidentes) do pão e vinho. Correto?

    Bem, se o raciocínio contido no parágrafo acima estiver correto, não faz sentido dizer que “[A Eucaristia]não é comer carne e beber sangue.” Conforme o senhor mesmo disse – vide lá em cima a última frase transcrita da TV.

    Permita-me ser ainda mais claro e direto, ainda que correndo o risco de ser repetitivo: entendo que o senhor erra ao afirmar que “[A Eucaristia]não é comer carne e beber sangue” – última frase transcrita.

    Poderia explicar isso?

  2. Rafael Teófilo

    “Pergunto aos meus inquisitores: ALGUÉM QUE COMUNGASSE A CARNE E O SANGUE DO MILAGRE EUCARISTICO DE LANCIANO ESTARIA COMUNGANDO EUCARISTICAMENTE?”

    Sim, Padre João, estaria comungando eucaristicamente. O trecho abaixo explica bem isso, veja:

    “Pio XII nos diz: “Pela sagrada Eucaristia alimentam-se e fortificam-se os fiéis com um mesmo alimento e se unem entre si e a divina Cabeça de todo o Corpo com um vínculo inefável e divino.” (MYSTICI CORPORIS 18). O resto da argumentação só segue as tolices modernistas, como o Milagre Eucarístico não é Eucaristia, ora então não deveria ser “Milagre EUCARÍSTICO”, seria então “MILAGRE MATERIALISTICO”?????. Entre os milagres já houve os que foram comungados, mas isso é uma outra história. O de Lanciano foi guardado por outros motivos, não os alegados pelo padre, mas sim pela visibilidade do milagre e não porque não fosse Eucaristia.”

    FONTE: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20090810180026&lang=bra

  3. Boa tarde! É Pe.cada vez observamos que pessoas com essa índole infelizmente gostam de disputas e de PODER.Perigo isso!!

    Estou na faculdade mas não resisto…heheheeh

    Transubstanciados serão (letra:Pe. Zezinho,scj)

    Transubstanciados serão
    Este pão e este vinho
    Transubstanciados serão

    Daqui a pouco serão
    Corpo e sangue do Cristo Jesus
    E em plena consagração
    Transubstanciados serão

    Por isso é que em procissão
    Trazendo o vinho e o pão
    Que a esperança contêm
    Nos preparamos Senhor pra dizer amém
    E ofertar-nos também!!

    Abraço fraterno!!!

  4. Joãozinho, o senhor tambem acredita que a Santa Igreja Católica na SANTA INQUISIÇÃO MATOU MILHÕES COMO MUITOS DIZEM E ESCREVEM?

    Pergunto Iasso porque usou de forma bem pejorativa quando escreveu:

    ”Pergunto aos meus inquisitores…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.