Joel mandou a seguinte mensagem:

Padre, veja se compreendi bem o que o senhor pensa.

Quando comungamos, recebemos espiritualmente o Corpo de Cristo, mas não o comemos.

Se alguém não tem fé, ele só recebe pão, mas não recebe realmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo. É isso que o senhor quer dizer?

Joel

É lógico que suas palavras não coincidem com minha convicção de fé, enquanto cristão, católico e padre. Não procure colocar em minha boca palavras que eu jamais diria. A Eucaristia não é uma experiência meramente subjetiva. Estamos diante diante da presença objetiva, real, substancial de Cristo. Mas é claro que podemos suspeitar de alguns pseudo-tradicionalistas que fazem da Eucaristia um fetiche. No fundo isso é um materialismo disfarçado de ortodoxia. A raiz de todo fundamentalismo é o orgulho e idolaria. Certas posturas são idólatras, pois desvinculam completamente Pessoa, Igreja e Eucaristia.

2 Comentários

  1. Caro Padre João.
    Você nos escreve:

    “Mas é claro que podemos suspeitar de alguns pseudo-tradicionalistas que fazem da Eucaristia um fetiche. No fundo isso é um materialismo disfarçado de ortodoxia. A raiz de todo fundamentalismo é o orgulho e idolaria. Certas posturas são idólatras, pois desvinculam completamente Pessoa, Igreja e Eucaristia.”

    Ora, é certo que o senhor tem sofrido ataques nestes últimos dias. E tem procurado se defender. Porém o faz por vezes de maneira, digamos, “inadequada” e que estimula o sectarismo dentro da Igreja.
    Se alguém lhe acusou de algo, por favor, refute o que tal pessoa disse.

    A rota escolhida pelo senhor, a saber, foi: identificar tais pessoas com uma deteminada classe, a qual o senhor designa “tradicionalistas”.
    Depois atribui o pensamento destas pessoas àquela classe.
    E, por fim, ataca a classe como um todo.

    Imploro, humildemente, ao senhor, padre que não pratique mais este tipo de defesa.

    Pelos comentários postados em seu blog já são notórias as rusgas de parte a parte.

    Isso promove o sectarismo dentro da Igreja.

    Agradeço pela atenção

    Deus abençoe

  2. Boa tarde!! Sua bênção Pe João Almeida!

    Evangelho do Dia

    Mt 20,1-16a

    Jesus disse:
    – O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação. Ele combinou com eles o salário de costume, isto é, uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar na sua plantação. Às nove horas, saiu outra vez, foi até a praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo.”
    – E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores. Eram quase cinco horas da tarde quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: “Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?”
    – “É porque ninguém nos contratou!” – responderam eles.
    – Então ele disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação.”
    – No fim do dia, ele disse ao administrador: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros.”
    – Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um. Então os primeiros que tinham sido contratados pensaram que iam receber mais; porém eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão, dizendo: “Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós agüentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!” – Aí o dono disse a um deles: “Escute, amigo! Eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?”
    E Jesus terminou, dizendo:
    – Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos(…).

    Palavra da Salvação!
    Glória a vós Senhor!
    Um abraço fraterno
    ANA VALESKA

  3. Pingback: RCC Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.