Hoje é o dia em que dou as aulas de pneumatologia em modalidade presencial e semi-presencial (com auxílio da Internet). Algumas pessoas me perguntam o que é pneumatologia. Pois bem, “pneuma” é “espírito” em grego. Portanto, pneumatologia é o “estudo sobre o Espírito Santo”. Na aula de hoje veremos como o Espírito foi sendo revelado na Sagrada Escritura.

17 Comentários

  1. Pingback: RCC Brasil

  2. Padre, tenho uma dúvida e, se não for procedente ou conveniente, não há problemas em não postá-la, mas gostaria de uma resposta, por favor. Há algum tempo participei de um grupo de oração, no qual fazia parte do ministério da criança. Ao orar com elas, consecutivamente elas repousavam no Espírito. No entanto, uma colega discordava do que acontecia, dizendo que as crianças ficavam assustadas. Se era um repouso no Espírito Santo,não era eu que tinha o controle da situação (tentei até variar a forma da oração, mas não deu certo), mas a colega insistia que era errado. Percebi e vejo ainda hoje pessoas da RCC que não querem que no GO haja oração em línguas, curas, repouso, etc. A impressão que me dá é que estamos tentando apagar ou diminuir a ação do Espírito Santo, às vezes. Falto com sabedoria?
    É isso.
    Com Carinho
    Gabriela

  3. Joel Xavier

    Gabriela,

    Veja o trecho abaixo:

    “Pelo que você me conta, eles até quase que forçam as pessoas a “repousarem no Espírito”, e obterem o “carisma das línguas”. Isso mostra que eles acreditam que tais carismas e dons, ou estados de alma extáticos podem ser obtidos por meio de métodos humanos. Então, o que eles dizem é que se pode forçar a Deus a dar esses dons e carismas. O que é um absurdo.

    Deus é absolutamente livre, e concede seus dons a quem quer, como quer e quanto quer. Ninguém pode forçar Deus a conceder sua graça e seus dons.

    Tudo isso mostra que esse repouso no Espírito, e esse dom de línguas, são completamente falsos.

    Quanto a afirmação de que a RCC é a Igreja em movimento, isso vai diretamente contra o que disse Cristo. Nosso Senhor fundou a sua Igreja sobre a rocha, e não sobre a areia móvel. Cristo afirma que não é sábio construir sobre a areia móvel. Essa igreja em movimento é feita sobre a areia. São as dunas do deserto que se movem com o vento. E quem constrói sobre a areia, verá destruído o que construiu, e será grande a sua ruína.”

    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=rcc&artigo=20040809210533

  4. Ana Vitória

    Sempre aprendendo com o sr. !!!

  5. Boa tarde Pe.!
    Irmã Socorro da Toca de Assis aqui de Fortaleza veio a falecer!
    Agradecemos suas preces.Nossa irmãzinha acolhida da casa está na glória do pai.

    *********************@@@@@@@@@@@@@@@@@@@************************

    Jesus condena o farisaismo

    Mt 23,23-26

    – Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras. Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
    – Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!

    Palavra da Salvação!
    Glória a vós Senhor!!!

    Abraço fraterno
    ANA VALESKA

  6. Boa tarde Pe. Joãozinho, sua benção!

    Vi no seu post que o senhor da aula com o auxilio da internet, como faço para participar delas?

    Grande Abraço!

    Paz e fogo!
    Deus benedicat te et custodiat te!

  7. Interessante, não sabia que pneuma é espírito em grego.

    Quanto ao post da minha chará Gabriela, achei interessante o que ela comentou.

    Padre, gostaria de tirar uma dúvida. Como se dá o repouso no Espírito?

    Fique com DEUS!

  8. Acredito que exista muita confusão do Espírito e poucos casos de Repouso no Espírito. Isso de ficar orando no pé do ouvido e empurrando a cabeça,ah não dá!Já vi vídeos horríveis de igrejas evangélicas, que parecem muito mais espíritas…Nunca me senti muito a vontade com estes temas,mas não dá pra negar que o Espírito Santo age fortemente sem exigências humanas. Estive numa missa e, enquanto o celebrante orava, uma moça ao meu lado caiu…se debatia,chorava e gritava:”pára pai”, com as mãos entre as pernas. Ninguém no local fez alarde.Quem estava por perto ousou orar em línguas. Não posso deixar de acreditar que o Espírito Santo estava reconstruindo seu inconsciente, lavando-o de traumas de infâncias. Sua mente foi sugestionada? Usaram técnicas de regressão? Como atingiram-na num grupo tão grande, com um único orante? Porque ela e não eu? Não sou digna de receber a cura do Espírito Santo ainda? Engraçado,mas essas perguntas aparecem, embora acredite que a verdadeira cura acontece dia a dia, lentamente, com muita oração, mortificação, jejum…parece que buscamos milagres, querendo pontuar a ação de Deus…sei lá…Já vi também pessoas apenas repousarem, como que dormindo, espontanemante, sem ninguém forçando a barra. Desconheço o tema na bíblia…
    “Buscai o amor e aspirai aos dons do Espírito, principalmente à profecia.Pois aquele que fala em línguas não fala aos homens,mas a Deus;ninguém o entende, pois ele fala, em êxtase espiritual, coisas misteriosas” (Coríntios 14.1-2)
    A paz!

  9. Fernanda Bianchi

    Olá Padre! Sou uma entusiasta do EaD, e um de meus projetos e estudar Teologia num futuro próximo. Parabéns pelo excelente trabalho vem desenvolvendo!

  10. vany ximenes

    oi padre joãozinho,sua benção!gostaria te dizer que tenho muitas duvidas sobe a rcc,minha conversão foi atraves do padre zezinho,confesso que as vezes fico assusta com alguns grupos de oraçâes,ha muitas gritarias,revelaçôes,tudo o que eu nâo gosto nas outras RELIGIÃO existe na rcc,principalmente quando não tem um padre presente! sei que e um movimento dentro da IGREJA,mas acho que tem muitos excessos…a IGREJA CATOLICA perde a sua indentidade. obrigada!

  11. Leandro Cajado

    Olá Padre sua benção.

    Tomou as dores do padre Fabio e agora a turminha do barulho veio para cima de ti.
    Era melhor ter ignorado, ainda mais porque querem tornar condenado o que não é, usam leituras, entrevistas e palavras a favor deles e quando não gostam do que ouvem ou leem simplesmente respondem “não é ex catedra” ou “esse texto não é infalivel podemos criticar”.
    O senhor usará milhões de argumentos e será hostilizado e vão inventar apelidos ou comentar coisas pessoais para ridiculariza-lo no site.
    Não sei se é possivel mas seria melhor esquecer essa turma.
    Eles foram destronados pelos textos do site veritatis a pressa deles foi tão grande em atacar que tiveram que pedir desculpas depois, passaram um vexame enorme.
    Eu mesmo auxilio uma moça que estava vislumbrada com tudo o que eles ofereciam, até hoje ela não vai em missa no rito novo, mesmo as celebradas corretamente.
    Se bem que eu queria ter bastante conteudo para refutá-los,como não tenho vou estudar um pouco.
    Abraço.

  12. Vany,

    A RCC é uma infiltração protestante dentro do catolicismo, embora haja alguns representantes da mesma tentando melhorá-la, mas eu, particularmente, optei por me afastar desse tipo de espiritualidade, o que você viu, eu também vi e realmente é bizarro e muito assustador, parece algo demoníaco às vezes.
    Não posso, entretanto, deixar de ser grato a esse pessoal que possibilitou minha conversão ao catolicismo, coisa que quando eu era agnóstico, jamais sonhava em acontecer, ainda mais porque eu era daqueles que metiam o pau na Igreja Católica (apesar de uma certa simpatia em alguns assuntos) sem conhecer a verdadeira história da mesma e o seu papel na construção de nossa civilização ocidental.
    Mas uma hora temos que acordar para a realidade e nos aprofundar no estudo da fé católica, a nossa Igreja tem mais de dois mil anos e é infinitamente maior do que qualquer Canção Nova, o melhor é lermos as vidas dos santos e ver que muitos deles condenam a espiritualidade que se apresenta em muitos retiros , grupos de orações e missas promovidas pelos grupos carismáticos.
    Leia São João da Cruz, por exemplo, ele faz diversas ressalvas e condenações a respeito daqueles que dizem receber profecias e ter visões, muitas vezes elas podem vir até do próprio demônio.

  13. Leandro Cajado,

    Sugiro então que você estude antes de mandar ignorar os tradicionalistas, aliás eu também preciso estudar bastante, não sei tanta coisa assim, mas sabendo o básico, dá para perceber que o Pe. João se enrolou muito e deu munição para o sr. Fedeli o atacar e como sabemos que o trabalho do sr. Fedeli consiste em atacar antes de tentar esclarecer as coisas de modo mais amigável, ele não perdeu tempo.
    Eu jamais seguiria o pessoal da Montfort, mas temos que ser humildes e reconhecermos que tem muita coisa boa lá, nem estou falando das cartinhas que ele responde, mas dos documentos da nossa Santa Igreja, se bem que isso dá para encontrar em outros locais, mas é interessante a forma como o site da Montfort é organizado, dá para achar vários artigos interessantes de escritor que nem vínculo com a Montfort tem, então não é porque não gostamos do apostulado da Montfort que vamos deixar de reconhecer quando eles fazem coisas boas.

  14. Padre, sou graduado de uma fazenda de recuperação de dependentes quimicos, estou limpo a 1 ano e 4 meses. Me arrependi de muitas coisas que fiz no passado, passei por um processo de conversão que continua diariamente ate hoje, nas pequenas coisas, pois procuro através do meu comportamento e das minhas atitudes ter uma felicidade plena com a presença de Jesus no meu coração, lendo a palavra, me reunindo com quem ama Jesus, realmente me despojei do homem velho, tenho feito novas todas as coisas, vivendo esse Deus!!! porque falar até papagaio fala, e estou entregando minha vontade e a minha vida aos cuidados de Deus. Estou vivendo no plano das 24 horas “só por hoje” oração trabalho e disciplina, minha vida mudou, acontece que usei… e fiquei tão frustrado, me senti mal, saindo da aula na puc, fiz uma burrada, o encardido me enganou, mas o poder de Deus é sempre maior, por isso, joguei fora aquela porcaria e agradeci a Deus, porque me parece que usarei essa fato pra me fortalecer ainda mais na minha recuperação, não quero de jeito nenhum ficar longe da graça de Deus, porque eu sei, que quem não vive na “graça” vive na des-graça e isso não quero nunca mais pra mim, orei muito e agora estou me sentindo melhor, obrigado por ouvir meu desabafo, pois estou comprometido e quero estar comprometido com pessoas que querem meu bem, mas não entenderiam um lapso desses…. Benção Padre!!! OBS. vimos na fazenda todos os DVDs do Padre Leo, que Deus o tenha!!! Abraço.

  15. Caro Joel Xavier,
    A Paz esteja contigo.
    Acho que não compreendeu o que disse anteriormente, mas isso parece típico de vc… Quanto ao que você disse acima, não se refere ao que escrevi. Pois o que escrevi, foi que as crianças (média de idade 8 anos) simplesmente tombavam ao meu lado sem que eu tivesse o menor controle sobre o que estava acontecendo, durante a oração. Não forcei nem sacudi ninguém.

    Acho que para se criticar algo, deve-se conhecer. Não adianta falar da água, se não sabe o que é estar dentro dela. O que você, e os seus, conhecem é superficial, sobre os movimentos da Igreja. E mesmo assim parece que só o que vocês fazem é bom. Isso fazem os que realmente não confiam no que acreditam: criticam acidamente, só põem defeito e não conseguem ver virtudes porque têm medo de que o podem ver possa ser muito melhor. Quem crê realmente, vive em paz e só de estar em algum local, converte, pois sua presença mostra Deus.Creio em Deus. Só Ele sabe o quanto eu realmente CREIO Nele, porque um dia eu falei pra Ele que Ele era uma mentira e, se Ele fosse real,que me provasse, e afastei-me da Igreja. Hoje eu estou na Igreja, sou Igreja, amo Deus. Acho que isso mostra que, no mínimo, Deus fez algo pra que eu voltasse meus olhos pra Ele de novo. Esse algo aconteceu na RCC, como aconteceu com tantas pessoas que andavam longe da Igreja, longe de Deus. Pode alguém falar de Jesus, fazer maravilhas em seu nome, e não ser Dele? Vi milagres, vivenciei curas, ministrei a palavra a pessoas que não gostavam de Deus. Vi conversões maravilhosas nesse movimento que vocês tanto difamam. Mas nunca houvi dizer que essa associação foi causa das mesmas coisas. Estranho, não? Na verdade, se não fosse essa polêmica toda, eu sequer saberia que existe.
    Mais uma coisa: Jesus amava muito os fariseus, pois os aconselhava muito e vivia dizendo que fazia mal saber e falar demais e praticar de menos, como eles tanto faziam. Acho que é o que acontece com você e seus amigos. Falam demais. Fazem de menos. Têm explicação pra tudo e não escutam ninguém, são intolerantes, maliciosos. Jesus deixou todos aproximarem-se Dele, valorizou tradições, mas abraçou o novo e disse: “Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade”. (disse isso pra uma samaritana,um escândalo…).
    Estamos imersos em Deus (onipresente, onisciente e onipotente), Ele não está só aqui ou ali, não temos controle sobre Ele, sobre onde Ele pode agir. Também Ele dá discernimento a todos pra ser usado, sempre. Sugiro que você fale menos, ouça mais Deus falar. Sem arroubos, sem apreensão. E jamais diga que Deus não fala ao seu ouvido, pois Ele fala. E muito!
    Um abraço fraternal
    Gabriela
    PS: Ele mandou dizer que te AMA muito.

  16. Gostei muito do que vc escreveu, nem Jesus agradou todo mundo! Deus remove montanhas mais precisamos de um carrinho de mão e uma pá pra fazer a nossa parte senão a montanha não sai do lugar, Deus nos dá motivação pra não desistirmos, e se nesse trabalho tiver algum irmão que não esteja fazendo a parte dele o problema é dele e não nosso. Que a paz do Senhor Jesus Cristo seja sempre presente em nossas vidas, o orgulho, a prepotencia, a arrogância é o pior dos pecados, tem pessoas que não usam drogas mais tem uma droga de vida em função dos seus defeitos de carater… Perceber e converter os pensamentos e as atitudes em direção a Luz do Criador, venceremos qualquer batalha. Tudo posso naquele que me fortalece!!!Deus é grande! Supremo Rei
    Bom final de semana! E ao Joel! Desejo também muita aceitação, porque graças a Deus somos todos diferentes e temos pontos de vista diferentes, hahaha nem conhece ninguém de vocês mas peço com muito amor que Deus os abençoe…
    abraço.

  17. Tenho uma dúvida e gostaria de esclarecê-la. Sei que de todos os lados existem o que é ruim e o que é bom. Estou passando por um momento difícil e um Pe. me aconselhou a fazer uma regressão, ele comentou da terapia Renati, mas como não tenho acesso a ela por ser muito cara e distante de minha cidade deixei para lá. Recentemente descobri que a irmã de um padre muito abençoado e sábio com relaçao as coisas da Igreja, faz regressão, acho que é bem seguro, conversei com ela por telefone antes de agendar a regressão e ela me pareceu muito cheia do Espírito Santo, e ela é bem católica. Apenas gostaria de saber o que a Igreja Católica acha disso para ficar mais segura e em paz…..Obrigada. Deus os abençõem e os fortifiquem na fé. Abraços. Carmen.

  18. Carmem! Jesus não quer saber do nosso passado, pois não é digno do arado quem olha pra trás, não vai te adiantar em nada, Deus perdoa e espera que depois de tê-lo aceitado na tua vida, vc faça novas todas as coisas, a mulher velha morreu e foi crucificada com Jesus na cruz, ele pagou toda a divida que vc tinha com o encardido e fez nascer uma nova mulher…olha pra frente e não pra trás… não pudemos mudar os fatos que já passaram, agora chegou o momento de tu ser a autora da tua própria história e não mais uma espectadora, a vida tá passando, tens que fazer a tua parte, só depende de ti! Esqueça o teu passado e escreva uma nova história cheia de amor, verdade, paz e felicidade… esse é o meu discurso! Paz de Cristo!
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.