Acabo de publicar uma reflexão teológica que considero clara e ortodoxa. Não entendo por que alguns a chama de herética. Será que alguma frase não combina com a doutrina da Igreja. Agradeço aos irmãos que me mostrarm este erro para que eu possa me corrigir. Mas continuo achando que “o ministério sacramental não está jamais à nossa disposição, mas deve ser doado sempre e continuamente pelo Espírito, sendo precisamente aquele Sacramento-Espírito que não podemos fazer por nós mesmos, agir por nós mesmos. Para isso, não é suficiente a competência funcional enquanto tal: é necessário o dom do Senhor.” Por isso afirmo que o batismo é um processo que dura toda uma vida. É um mergulho (baptismoi).

10 Comentários

  1. Pingback: RCC Brasil

  2. “o ministério sacramental não está jamais à nossa disposição, mas deve ser doado sempre e continuamente pelo Espírito, sendo precisamente aquele Sacramento-Espírito que não podemos fazer por nós mesmos, agir por nós mesmos. Para isso, não é suficiente a competência funcional enquanto tal: é necessário o dom do Senhor.”

    É por essas que uma pessoa em pecado mortal no meio carismático não procura a confissão individual com o sacerdote, único meio de obter o perdão de Deus, porque ela pensa que o batismo no espírito santo lhe entrega via delivery todos os dons e graças necessárias.

    É por isso que o Sacramento da Confirmação, que fortalece a graça batismal, está totalmente desprezado. Porque Padres como o Senhor dizem que o batismo no espírito santo é um desdobramento do sacramento do batismo (esse verdadeiramente com ação do Espírito Santo)

    É por isso que muitos carismáticos trocam a eucaristia, que nos dá o aumento da graça santifcante, por grupos de leituras bíblicas ou cristotecas…

    É por isso que os carismáticos, tal qual protestantes, saem com a bíblia debaixo dos braços para “evangelizar”, importunando as pessoas. Mal sabem que um dia de jejum e oração pela conversão dos pecadores faz mais efeito do que mil anos de “evangelização pseudo-carismática”.

    Imagina só, agora esse batismo no espirito santo, declaradamente uma heresia, porque não vemos em nenhuma catequese católica ensinar sobre isso, ser defendida por sacerdotes que deveriam levar a verdade ao povo.

    Se batismo é processo??

    Que cada um leia ou o 3° catecismo da doutrina cristã ou o catecismo romano para comprovarem. Ou até mesmo o CIC.

    A rcc é herética e heretizante. Usa das mesmas estratégias dos pentecostais. Então não é de se estranhar que seus adeptos se comportem tal qual protestantes.

    A RCC tem sua origem em seitas heréticas, isso declarado pelos próprios líderes carismáticos.

    Ou seja, a RCC é uma dissidência do protestantismo, com práticas e comportamentos protestantes, com moral protestante. A RCC não veio do catolicismo e não é católica.

    Por tanto, eu fico com o magistério oficial da Igreja, com o catecismo romano e com a Missa de Sempre.

    Vocês fiquem com os ensinamentos da CN, com o pano de chão que é a Missa de vocês, sujeta aos caprichos de um Padre moderninho, com as cristotecas e bailes no espírito, etc.

    Não me estranha Padre, que o Sr. se considere ortodoxo.

    Nenhum herege pertinaz na história da Igreja se considerava como tal. Com o Sr. não seria diferente.

    Ps. Seu texto sim, foi enfadonho e prolixo. Confesso não entender nada do que o Sr. disse.

    Minhas opiniões são baseadas nas suas heresias ditas sobre o sacramento do batismo, no vídeo que eu recomendei…

    Quanto ao batismo no espírito santo, eu não preciso fazer força para entender um texto obscuro, para saber que o batismo no espírito santo é indefensável.

  3. Para não haver distorção do padre:

    “pano de chão que é a Missa de vocês, sujeta aos caprichos de um Padre moderninho, com as cristotecas e bailes no espírito, etc.”

    O que eu quis dizer e na verdade disse, mas para deixar bem claro, é que a missa foi transformada num pano de chão por esses padres moderninhos, sujeitas aos seus caprichos e vaidades.

    Apesar de considerar a forma como a Missa Nova é celebrada não corresponder aos anceios dos fiéis, o sacrifício eucaristico nem por isso perde seu valor e eficácia.

  4. Pedro Meira

    S. Josemaria Escrivá, o fundador do Opus Dei, contava que no seu tempo de seminarista, pessoas conhecidas dele lhe deram o seguinte conselho sobre como “fazer carreira” na Igreja: não trabalhar (quer dizer, não fundar associações, comunidades, nem desenvolver apostolados ou atividades missionárias)e nunca escrever nada, pois sempre vai aparecer alguém para interpretar mal seus escritos. Escrivá nunca seguiu tal conselho. Mas, infelizmente tais idéias parecem válidas para muitos tradicionalistas e fundamentalistas.

  5. joão malfacini neto

    bem padre joão! só queremos que o senhor,possa ensinar o que a igreja ensina, ou seja a verdadeira doutrina , nada de mais.nos cristão catolicos não temos que achar nada, em que se refere a doutrina catolica , devemos acatar com amor e fidelidade o que a nossa mãe igreja ensina.bem padre joão! não quero que o senhor fica pensando que nos tradicionalista é melhor ou mais santos que qualquer outro catolico. eu reconheço que sou pecador , miserável.reconheço que o meu lugar é o inferno , pois eu não mereço o amor de Deus. só queremos sequir fielmente a santa igreja catolica e apostolica romana , mesmo com as nossas limitações.no mais espero que o senhor tenha compreensão da minha colocação.até mais e fique com Deus

  6. Pedro Meira

    Não sou nenhum admirador da Renovação Carismática; mas nas poucas vezes em que participei de algum evento a ela relacionado, sempre vi ressaltada a importância de uma boa confissão. Certa vez vi um pregador leigo de uma comunidade carismática fazer uma longuíssima pregação que incluía histórias terríveis (do tipo que se pode ler no livro “Nova Floresta”, do Pe. Manuel Bernardes) a cerca de pessoas que morriam sem confessar integralmente seus pecados. Não me parece que os carismáticos neguem ou diminuam a importância dos sacramentos.

  7. A
    Pedro
    setembro 5th, 2009 at 20:10

    II Cor 3, 5. – Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus.
    +
    Pedro, tudo que está escrito na Bíblia é aceito pela Igreja Católica como Inspirado Pelo Espírito Santo e fonte de todo ensinamento, portanto não precisa ser defendido ou ensinado como novidade e sim como regra a ser seguida em igualdade de condição com toda a Santa Tradição, já expus aqui em outro post que a Igreja tem por igualdade de Valor “A Tradição, A Bíblia e o Magistério”, logo a Tradição não é mais do que a Bíblia e a Bíblia não é mais do que o Magistério, mas ambos se completam e um não existiria sem o outro já que tanto o Magistério como a Tradição exercem seu valor para ensinarem as verdades que estão escritas na Bíblia, sem Bíblia não existiria Magistério e nem Tradição. Nosso Amigo Padre João Batista teve a capacidade de dizer que a Igreja subsistiria sozinha sem a Bíblia, baseando-se numa tradição apenas passada de boca em boca durante 2009 anos, se ele despreza um testemunho escrito e imutável desde os primórdios da Igreja, pergunto eu, aceitaria ele uma tradição sem provas incontestáveis ? aceitaria ele um fato baseado no do disse que me disse e não testemunhado e comprovado em um documento histórico ?
    +
    Este tal de Pedro também menospreza a palavra de Deus e a desconhece completamente, além de tentar colocar em seu lugar textos que foram escritos baseando-se nos ensinamentos da própria Bíblia, é a famosa substituição do texto original pelo texto Xerox parcial.
    +
    Quanta Burrice, fico mesmo com o original e completo, não com uma só folha Xerox de um texto parcial de uma página qualquer.
    +++++
    Veja o quanto este tal de Pedro está por fora da Vida de uma Igreja Católica e para escrever se basea em textos escritos por Fedeli “O Profeta de uma Crise Fictícia”.

    1º – Onde o Sacramento da Confirmação está totalmente desprezado ?

    Em nossa diocese agora para se receber o Sacramento do Crisma, precisamos uma preparação de 2 anos em jovens de no mínimo 15 anos de idade, isto é numa idade em que podem compreender muito bem o que estão aprendendo, e em nossa Paróquia este ano são 450 Crismandos, numero que tem aumentado nos últimos anos.

    2º – Carismáticos trocam a eucaristia – Em Anápolis este efeito não existe, na verdade os Carismáticos estão trocando o Grupo pela Eucaristia, no último mês ficamos o mês inteiro sem reunião de oração porque haviam outros compromissos na Paróquia, cerco de Jericó, Missa da Família, missa de despedida do Padre e curso de fé católica, ou seja, a reunião do grupo não é a nossa prioridade, e sim a vida paroquial.

    3º – “evangelizar”, importunando as pessoas.”(sit) – desde quando evangelizar é importunar alguém, se nós Católicos não evangelizarmos de casa em casa, os testemunhas de Jeová já batem em minha porta Domingo sim e domingo não, mesmo com uma imagem de Maria no portão, veja quem contribui com os protestantes é você Pedro, porque deixam eles evangelizando os seus fieis dentro de suas casas, enquanto você fica esperando por eles na porta da Igreja com a vara na mão.

    O que a Bíblia diz sobre isto:

    (São Marcos 16,15)
    E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/pregai+o+Evangelho
    .
    (II Timóteo 4,2)
    prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/insiste+oportuna+e+importunamente%2C
    .
    (São Lucas 10,1)
    Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/setenta+e+dois
    .
    […] – Santa Terezinha foi missionária da oração, do sofrimento e do amor, transformou a vida fechada no convento em luz, a dor em sofrimento, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de clausura num horizonte missionário, em igreja eternamente missionária. Que nós aprendamos com ela e São Francisco Xavier que percorreu grandes distâncias e falou do amor de Deus e do Reino, convertendo muitas pessoas e formando comunidades cristãs na Índia e no Japão. E ainda tinha em seu coração o desejo de anunciar Jesus na China.[…]
    http://www.loreto.org.br/out2005_editorial.asp
    .
    Resumo: A IGREJA É ETERNAMENTE MISSIONÁRIA E EVANGELIZADORA.
    .
    VOCÊ A TORNOU EM APENAS UM PONTO DE ENCONTRO OBRIGATÓRIO.
    +
    4º – O Batismo no Espírito Santo, nunca foi ou será uma heresia.
    Heresia é a Blasfêmia contra o Espírito Santo que lhe dará o direito de experimentar o inferno eternamente.
    .
    (São Marcos 1,8)
    Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/batizara+no+espirito+santo
    .
    Se você foi Batizado na água resta agora ser Batizado no Espírito Santo, e quem lhe Batizará no Espírito Santo ? Não serei eu, nem o Padre, nem o diácono e nem o Papa.
    Nenhum de nós pode ou deve Batizar ninguém no Espírito Santo, o máximo que podemos fazer e falar sobre ele, ensinar, testemunhar e orar pelas pessoas para recebê-lo, mas quem Batiza é o próprio Jesus quando e onde Ele quer.
    +
    Nem sempre as pessoas são Batizadas no Espírito na oração de EFUSÃO, porque não depende de mim e sim da própria pessoa abrir seu coração e principalmente dos planos de Jesus em sua vida.
    +
    (São Lucas 3,16)
    “ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. “
    .
    Como você pode dizer que um ensinamento Bíblico é uma heresia ?
    .
    Herético é você e o Professor Orlando Fedeli, nesta eu até excluo Dom Marcel Lefebvre, porque seu único texto contra o Batismo no Espírito Santo é muito fraco para justificar este seu ódio pela terceira pessoa da Santíssima Trindade, a ponto de expulsá-lo de seu coração, de sua vida e de sua Igreja.
    .
    5º – Leia o Catecismo, mas leia também a Bíblia de onde saiu tudo que está escrito no Catecismo. O Catecismo nada mais é do que a continuidade dos Atos dos Apóstolos, veja que lá nos Atos dos Apóstolos encontrarás quatro oportunidades onde o Batismo no Espírito Santo é executado pelos Apóstolos. Leia e comprove você mesmo.
    .
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/batizados+no+esp
    .
    6º – A origem da RCC é a sede do coração humano pela plenitude de Deus e só podemos ser plenos do amor de Deus quando estivermos totalmente mergulhados em seu Espírito Santo, por isso o homem não se satisfaz com um evangelho parcial e sim com a plenitude de Deus em seu coração.
    .
    (I Coríntios 3,16)
    Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/deus+habita
    .
    (I Coríntios 2,9)
    É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/%28Is+64%2C4%29
    .
    (Efésios 3,19)
    isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/plenitude+de+Deus
    +
    7º – Portanto, eu fico com o magistério oficial da Igreja …(sit)
    .
    Mas é isto mesmo Pedro, todos nós estamos com o Magistério oficial da Igreja, somente os sectários da Montfort, entre eles você é que estão com o magistério de um bispo que foi excomungado desta Igreja Verdadeira.
    .
    8º – (*)Com o pano de chão que é a Missa de vocês…(sit).
    .
    Este Pedro que se diz um apaixonado pela Igreja acaba de cometer a maior heresia de todas, chamou a nossa forma de cultuar a Deus de pano de chão, sujeira e coisa podre, este é o tamanho desrespeito que ele tem com as coisas Santas da Igreja, Foi o Próprio Papa quem disse que tanto a “Missa Nova” quanto a “Missa Tridentina” são tesouros da Igreja Católica e neste caso ambas deveriam ser respeitadas com o devido decoro, mas este homem acha que está no direito de ofender a Igreja como bem lhe convier.
    .
    9º – (*)Confesso não entender nada do que o Sr. disse.(sit) – Caro Pedro, acho que não entende português , se não somente o Fedelês, “ou seja a Língua sectária que os Fedelistas falam entre si”, mas mesmo assim, tendo confessado que não entendeu NADA do que estava escrito, ainda assim declara que é heresia, sabe meu amigo não devemos manifestar opiniões sobre aquilo que não entendemos e nem compreendemos.
    .
    Na verdade quem nos dá o entendimento é Deus através do seu Espírito Santo:
    .
    (São João 14,26)
    Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/par%E1clito
    Isto é que dá rejeitar o Espírito Santo de Deus:
    .
    (I São João 5,20)
    Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
    .
    (Efésios 4,18)
    Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus.
    +
    Com vocês a palavra de finalização do profeta Pedro:
    .
    (sit). […]Quanto ao batismo no espírito santo, eu não preciso fazer força para entender um texto obscuro, para saber que o batismo no espírito santo é indefensável.[…]
    +
    Será indefensável, porque você faz questão de não acreditar em tudo que Deus deixou gravado nas letras da Bíblia, todos nós sabemos que vosso deus é outro e não aquele que conhecemos como Senhor do Céu e da terra.
    .
    O texto será obscuro sim para você que está nas trevas, sem a luz do Espírito Santo em seu entendimento assim ele permanecerá para sempre.
    .
    “iterum ergo locutus est eis Jesus dicens ego sum lux mundi qui sequitur me non ambulabit in tenebris sed habebit lucem vitæ”
    .
    (São João 8,12)

    Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
    .
    Que Deus te Ilumine, Amem.
    Jesus te ama.

  8. A
    joão malfacini neto
    setembro 6th, 2009 at 01:18
    .
    Reconheço que o meu lugar é o inferno…
    .
    Caro Jovem, antes que pensem mal de você, deixa eu lhe dizer uma coisa seria…
    .
    O seu lugar não é o Inferno, entendeu, não diga isso nunca mais.
    Você pode até dizer que seus pecados poderão te levar para o inferno, mas o seu lugar é o céu e sempre será, caso não nos encontremos lá, ficarei muito triste por voccê não ter entendido esta pequena mensagem.
    .
    Preste a atençao nisto aqui e grave no profundo do seu coração, para que nenhom filho do demônio arranque isto de você.
    .
    (São João 14,2)

    Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/vou+preparar
    .
    Jesus morreu por nossos pecados e já não existe mais condenação para aqueles que acreditam em Jesus, buscam seus ensinamentos e permanecem em sua amada Igreja Católica perseverando nos Sacramentos e participando ativamente da vida da Igreja.
    .
    Crês que Jesus já preparou o seu lugar lá no céu ?
    Eu creio que sim, se por acaso eu ou você não chegarmos lá foi um erro no percurso, mas Jesus fará tudo para nos ajudar a vencer todos os nosos pecados, porque Ele nos ama e quer que estejamos eternamente ao seu lado no céu.
    .
    37.Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou.
    38.Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades,
    39.nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor.
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/apartar+do
    +
    JESUS TE AMA DE TODO CORAÇÃO.

  9. Ângelo caritas Christ urget nos

    O interessante da sua opinião, é que nisso nos aproximamos da visão dos luteranos. Cremos que a Graça sacramental e, melhor ainda, a Graça Salvífica, é Dom puro e generoso de Deus. Cremos que não é por uma nobreza que nós mesmos adquirimos, para por uma dignidade investida em nós por Cristo. Os fãs do Concílio de Trento não podem esquecer que quando a Igreja afirma a colaboração do cristão na Obra Salvífica de Deus, até mesmo a colaboração é impulsionada pelo Espírito Santo. Além do mais, a Graça não subtrai a liberdade, mas a livra das “garras” do pecado. Tomando por esse sentido, você tem razão: “o ministério sacramental não está jamais à nossa disposição, mas deve ser doado sempre e continuamente pelo Espírito, sendo precisamente aquele Sacramento-Espírito que não podemos fazer por nós mesmos, agir por nós mesmos”.
    Quanto à dinamicidade da Graça sacramental que se desenvolve durante a vida, aprendemos até com Maria que, o fato Dela ser “imaculada e fortalecida por Graça especial”, não dispensou uma vida de “peleja” em favor e resposta ao Projeto de Deus.

  10. Ao
    Pedro Meira
    setembro 6th, 2009 at 10:47
    .
    Obrigado Pedro por testemunhar uma verdade que os tradicionalistas não conhecem e não reconhecem, já que eles não participam na RCC, não podem afirmar que não ensinamos a verdade e desprezamos os Sacramentos, acham eles que em todas as nossas reuniões de grupo, repetimos sempre “Amor de Deus”, se assim fosse, eu mesmo, Carismático a 32 anos já teria saido da RCC a 30 anos atrás da mesma forma que saí do Grupo jovem Ceb’s, todo ano começava a falar as mesmas coisa de novo, porque os jovens não perseveravam e os que estavam lá eram novatos e nunca tinham ouvido falar aqueles temas. A solução é buscar crecimento na RCC que não fica marcando passo no mesmo lugar, talvés até algum grupo iniciante fique assim por algum tempo, mas não é via de regra.
    .
    Ensinamos em nossos grupos Doutrina também, ensinamos como participar da Missa, valorizamos os Sacramnetos e a participação nos mesmos, nossos grupos não são apenas orações e muito menos repouso no Espírito, porque isto fica apenas para os encontros de aprofundamento, para pessoas mais maduras na fé, que sabem discernir as coisas de Deus.
    Vejo tradicionalistas dizendo o que a RCC faz, sendo que nunca fazemos isto que eles dizem, pelo menos em Anápolis não se faz isto em grupos de oração.
    Vez ou outra se faz uma cura interior, ou um dia de oração para cura do corpo e da alma, um seminário do
    e vida no Espírito Santo e etc, mas não é esta uma regra cotidiana, como se sempre fosse uma reunião totalmente padronizada e repetida.
    .
    É por isso que quanto mais nos atacam, mais nossos grupos se enchem, porque mentem descaradamente a nosso respeito, se bem que o que mais fazem é dinfundir mentiras como se fossem verdade, sem terem comprovado o que disseram.
    .
    Paz e bem.

  11. Júnior Brito

    O que seria debater com “mentes”relatistas? eu respondo:
    venha para o blog do Pe joãozinho,
    vejo alguns comentários neste blog, e começo a pensar, se Deus fosse relativo como nos aponta os fiéis defensores de Pe Jõao, graças, felizmente não é.
    Bem,fico imaginando como é complicado para alguns debatedores contra-argumentar com estas ditas “mentes”relativistas, eles não tem um ponto de saída nem tão pouco chegada, não existe na cabeça desta pessoas nenhum concretismo, parece mais que a bíblia é o código penal brasileiro, e elas ficam buscando brechas para defender suas heresias,imagina se a teologia não se utilizasse da hêmeneutica e da exegese e da tradição para barrar certas investidas descompromissadas.

    Só me respondam umas coisas:

    quantas igrejas jesus fundou ?

    Quantos sacramentos são reconhecidos pela igreja ?

    Se recomendam um católico sair para outra religião porque é mesma coisa?

    Se fora da Igreja há salvação?

    Se o dogma evolui?

    Se a eucaristia é um banquete ?

    Se existe outras presenças reais de cristo fora a eucaristia?

    e tantas outras que foram ditas aqui neste blog

    sejam verdadeiros como Deus é verdadeiro
    sejam concretos como Deus é concreto

    lembrem-se das palavras de jesus aos escribas e fariseus:

    ” verdade é esta e não muda”Jo 6, 68

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.