Ana, comentarista deste BLOG, esclarece de modo fundamentado o sentido exato da data evangélica sancionada ontem pelo presidente LULA:

Vejamos o texto da lei:

“LEI Nº 12.025, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009.

Institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É instituído o Dia Nacional da Marcha para Jesus, a ser comemorado, anualmente, no primeiro sábado subsequente aos 60 (sessenta) dias após o Domingo de Páscoa.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 3 de setembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.”

Ou seja, trata-se de uma data comemorativa e não de um feriado nacional. É como o dia do soldado, o dia do Índio ou o dia da Bandeira. Não é feriado. Veja que o texto, em momento algum, fala em feriado nacional. A agência de notícia errou.

Dito isso, independentemente de o presidente sancionar ou não a lei, que foi aprovada pelo congresso, os evangélicos continuarão a marchar nesse dia, mesmo que seja perto do feriado (este sim)de Corpus Christi. Farão isso por provocação? Não creio.
A intenção da lei não é criar rivalidade com os católicos, mas reconhecer uma data que os evangélicos parecem celebrar. Se há dia do Estudante, dia do Dentista, dia do Psicólogo, haverá, também, o Dia Nacional da Marcha para Jesus.
Cá entre nós, acho o nome do evento meio brega, mas se ficou conhecido e famoso assim, a lei simplesmente faz um agrado, reconhecendo a data.

Nada de mais. Sem celeumas, sem confrontos.

7 Comentários

  1. Aqui em Anápolis

    Já fazem anos que realizam esta marcha sempre neste dia que foi sancionado, gostam de provocar e até fazem comício em palanque, como nossa cidade nasceu de um milagre de Sant’ana sempre costumam propor a mudança do nome da cidade, sendo que quando a cidade iniciou nem havia evangélicos por aqui.

    Da mesma forma são os evangélicos de Trindade, uma cidade reconhecidamente dependente do turismo religioso Católico que lá vão visitar a Igreja Católica e pagar suas promessas, estes evangélicos fazem passeata para retirar as imagens das ruas e até tentaram impedir a construção de uma cúpula simbolizando uma Igreja católica, sabendo eles que se espantarem os turistas não haverá mais população protestante na cidade.

    Na época das romarias, os evangélicos também fazem romaria para lá, dizem que vão evangelizar a multidão de Católicos que se encontram na cidade naquele dia, só para ter uma ideía de que evangélico não faz nada sem o catolicismo vivo e atuante, sem nós o que seriam deles ?

    A convivência pacífica é sempre a melhor opção.

    Paz.

  2. Domingos de Oliveira

    A Intenção do governo fisiológico e corrompido do Lula,é fazer média com a bancada evangélica e seu eleitorado.
    Agora os hereges terão seu dia para mostrar sua força e fazer proselitismo.
    Enquanto isso,os católicos ecumênicos e relativistas,talvez até participem dessa “marcha para Jesus da Prosperidade econômica”.

  3. Simone Teixeira

    Pe. Joãozinho,

    O Estado Laico não é o mesmo que um Estado ateu. Significa que o Estado deve respeitar todas as religiões, certo? Isto também nos dá o direito (teoricamente) de denunciar qualquer tipo de provocação que seja feita contra a nossa fé! O problema é que preferimos sempre nos calar e apenas rezar por quem nos ofende, mas isso nos torna omissos no sentido de mostrar a nossos irmãos que não partilham de nossa fé que é preciso respeitar as diferenças dos dois lados…
    Muitos têm falado que, como os evangélicos não gostam de imagens de santos, deveríamos retirá-las das repartições públicas… Isso não é liberdade religiosa, é estupidez! Alguém concordaria em retirar a imagem do Cristo do Corcovado, no Rio de Janeiro?
    Se “Anápolis” tivesse que mudar de nome por ter seu nome ligado à Sant’Ana, avó de Jesus, teríamos que mudar o nome da Cidade e do Estado de São Paulo? Teríamos que destruir toda nossa tradição? Seu estado de Santa Catarina também precisaria mudar de nome? Quer aceitem nossos irmãos ou não, a história do Brasil está ligada à Igreja Católica. Mesmo sem tirar o direito de nossos irmãos manifestarem sua fé diferentemente do modo como o fazemos, creio que existam também evangélicos de bom senso que não sejam radicais a esse ponto!
    Precisamos cada vez mais rezar pela unidade dos Cristãos. Sei que há algumas “pseudo-religiões” que se intitulam cristãs, mas não têm embasamento teológico nem histórico, mas há aquelas que buscam sinceramente a verdade e que estão abertas ao diálogo inter-religioso. Acredito que um dia haverá um só rebanho e um só pastor, mas não acredito que chegarei a ser testemunha desse momento…
    Grande abraço,

    Simone.

  4. Sergio Souza

    Concordo com a Simone…

    Esse país nasceu católico: TERRA DE SANTA CRUZ. Porém, reconheço que nós católico andamos dormindo em berço esplêndido, sob desde sempre maioria que há décadas vemos uma sangria de fiéis.

    Pode entrevistar esses fiéis “evangélicos” e vejam quantos são batizados em nossa Igreja?!

    Isso nos serve de alerta para nós católicos sermos mais aguerridos na nossa religião. Precisamo sim, sermos mais aguerridos, mais dispostos para evangelizar, deixar nossa acomodação, nos doar mais em nossas paróquias e comunidades.

    Exemplificando, aqui em Recife, não há uma rádio católica. Há horários dentro da programação de duas estações de rádio. Uma delas passa o programa do padre Marcelo Rossi. Mas, rádios com programação católica? Não há!

    Por outro lado há dezenas de estações de rádio “evangélicas”. Por que eles conseguem e nós não?

    Deus nos abençoe e nos dê um avivamento maior na fé!

  5. ARALY PAULINO

    ENQUANTO SE FALA SO EM RELIGIÃO ESQUESE-SE DO QUE ELE MESMO FALOU EM JOÃO 14.6 EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA
    E NINGUEM VEM AO PAI,A NÃO SER POR MIM.
    PALAVRA DE NOSSO SENHOR SALVADOR JESUS CRISTO.
    EU CONVIDO A TODOS OS CATÓLICOS PARA QUE AO INVÉS SE LIGAREM TANTO NAS TRADIÇOES HISTÓRICAS PASSADAS DE PAIS PARA FILHOS
    BUSQUEM, ATRAVÉS DO ATO DA LEITURA DAS SAGRADAS ESCRITURAS,POIS,
    COM CERTEZA DESCOBRIRÃO A VERDADEIRA MENSAGEM DOUTRINARIA DO EVANGELHO.
    …CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.(JOÃO.8-32)

  6. PR. FRANCO PREIRA

    AO SENHOR DOMINGOS DE OLIVEIRA:É LAMENTAVEL QUE,NUMA ÉPOCA ONDE
    OS VALORES MORAIS SE CORROMPEM, ONDE O DESAMOR CRESCE DE MANEIRA INCONTROLAVEL,QUANDO A INSEGURANÇA E O TEMOR APAVORAM A HUMANIDADE; QUANDO A PRÓPRIA NATUREZA RESPONDE DESORDENADA E AVASSALADOURAMENTE EM RESPOSTA A PROPRIA AGRESSÃO SOFRIDA, QUE PESSOAS COMO O SR., A INVÉS DE FAZER COMO NÓS(OS EVANGÉLICOS)FIQUE A PREGAR PALAVRAS INCOERENTES, QUE VISAM TÃO SOMENTE MACULAR A IMAGEM DE UM POVO CUJO “ÚNICO DEFEITO E PREGAR A PALAVRA DE DEUS COMO ELA É”.
    PR, FRANCO PEREIRA
    MC-CE.

  7. Wilson Chaves

    Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa… Dia Nacional da Marcha para Jesus… o que ninguém fala é sobre o culto à mentira, que é o que esses eventos promovem. O problema, repito, não é os preconceitos e similares, mas até que ponto a mentira e o erro merecem IBOPE…

    Pax et Bonum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.