12/09/2009 – 11h27
Filme sobre santuário católico é um dos vencedores nas premiações paralelas
NEUSA BARBOSA
Especial para o UOL, de Veneza, Itália*
A Federação Internacional dos Críticos (FIPRESCI) divulgou nesta manhã seu prêmio de melhor filme da competição no Festival de Veneza à produção austríaca, falada em francês, “Lourdes”, de Jessica Hausner. A premiação principal, que concede o Leão de Ouro, só será anunciada à noite.
“Lourdes” foi escolhido o melhor filme em competição pela Federação Internacional dos Críticos
Na justificativa, o júri de críticos apontou que o filme austríaco “surpreende do começo ao fim com uma abordagem inusitada e original de um assunto raramente tratado no cinema”. O enredo trata da peregrinação de pessoas doentes ao santuário católico de Lourdes e da ocorrência de um suposto milagre a uma mulher, que sofre de esclerose múltipla (vivida pela atriz francesa Sylvie Testud).Na seção Horizontes, a FIPRESCI elegeu o filme vietnamita “Choi Voi”, de Bui Thac Chuyen, destacando sua “maturidade e riqueza cinematográfica”.
“Lourdes” venceu outro prêmio paralelo em Veneza, atribuído pela organização católica de comunicação SIGNIS. A mesma entidade concedeu uma menção honrosa ao drama de guerra israelense “Lebanon”, de Samuel Maoz.
“The Hole”, mais recente trabalho do norte-americano Joe Dante, recebeu o prêmio Persol para o melhor filme 3D do ano. É a primeira vez que o Festival de Veneza inclui uma premiação deste tipo.
*Neusa Barbosa escreve para o site Cineweb
Para os católicos saberem como o Ocidente foi criado pela Igreja Católica, veja este documentário muito bom:
http://gloriadaidademedia.blogspot.com/2009/08/quer-fazer-uma-viagem-pela-genese.html
As três primeiras partes já foram traduzidas para o português (para aqueles que sabem inglês, não terão dificuldades em ver o resto), o resto ainda está sendo traduzido.
Fiquei feliz com a notícia! É bom ver que a arte bem produzida pode ser instrumento de “Boa Notícia” e fonte de esperança… O povo tem sede de algo positivo e Evangelizar é levar a “Boa Nova”. O otimismo hoje é algo que precisa ser renovado no coração das pessoas e a fé é a única capaz de resgatar o lado bom da humanidade.
Quanta felicidade!!!
Louvado seja as obras do Senhor!!!
aBRAÇO FRATERNO!!!
Padre Joaozinho, boa noite!
Existe um filme muito bonito sobre a vida de Santa Bernadette e as aparicoes de Nossa Senhora de Lourdes. Ele chama-se “The song of Bernadette” (nao sei com que nome ele foi exibido no Brasil, se e que o foi). Ele e de 1943. A atriz que fez o papel de Bernadette ganhou o Oscar de melhor atriz e este filme inclusive recebeu mais 3 ou 4 Oscars em outras categorias.
Ha uma historia tambem muito bonita por tras deste filme.
Ele foi baseado num livro de mesmo nome escrito por um autor da Tchecoeslovaquia. Este escritor foi perseguido pelo Nazismo e conseguiu fugir de seu pais com apenas duas horas de antecedencia da chegada da Gestapo ao local onde ele estava escondido.
Ele conseguiu abrigo na casa de uma familia residente em Lourdes e tomou conhecimento das aparicoes e de Santa Bernadette. Em seguida ele conseguiu refugio definitivo aqui nos Estados Unidos e resolveu escrever o livro para divulgar a historia. Este livro foi um sucesso e inspirou este belissimo filme.
Logo no comeco do filme aparece uma frase dita por um dos personagens.
Eis a frase:
“Para aqueles que acreditam em Deus nenhuma explicacao e necessaria.
Para aqueles que nao acreditam em Deus nenhuma explicacao e possivel”.
Vale a pena conferir.
Um forte abraco a todos!