Quando critiquei o PICA-PAU como um desenho animado violento, vários comentaristas do BLOG perguntaram qual seria o desenho ideal para nossas crianças. Neste sentido não há como dirigir nossa atenção à TV CULTURA, da Fundação Padre Anchieta. Veja só um exemplo: OS SETE MONSTRINHOS:

http://www.tvcultura.com.br/ossetemonstrinhos/

O que você acha?

9 Comentários

  1. Sergio Souza

    A TV cultura se destaca pela sua qualidade na programação. E é algo que deve ser incentivado.

    O grande problema desses desenhos violentos é que nossos filhos, embora em casa, sejam incentivados ou coibidos a não assisti-los, terminam “encontrando-os” na escola, nas pessoas de seus coleguinhas de sala. E como uma pessoa que precisa se entrosar, nosso filho inevitavelmente termina entrando em contato com esses desenhos, e sente a necessidade de assisti-los ou porque os colegas também assisti ou porque precisa assistir para Ter o que conversar na escola, porque do contrário ficará à margem da turminha.

    É preciso ter muita sabedoria para saber lidar com essa situação. Mas o mais importante é que os pais incentivem seus filhos a não ficarem tão dependentes da TV, oferecendo outras opções de lazer.

    Meu filho, após a escola, três vezes por semana faz xadrez. Nos outros dois dias joga futebol ou faz natação. E quando nada tem a fazer, incentivamos a jogar pião, joga cartas conosco, dominó… Inclusive, estou com uma dor nas costas de tanto jogar bolas de gude quando chego do trabalho!

    Tirei a TV de seu quarto e ele não tem reclamado. É assim que estou lutando para vencer o Dragon Ball Z.

  2. concordo com vc padre,esse desenho é excelente para crianças.No meu tempo o pica-pau não nos influenciava muito porque eram poucas as horas que passávamos à tv, e interessante padre que eu não me lembro de rir das brincadeiras de mau gosto do pica pau, eu sempre ficava do lado do seu adversário.

  3. Patricia-SP

    Xiii. Pe. Joãozinho. Delicado falar sobre agressividade dos desenhos.

    Acuzar os “inocentes” desenhos em uma época onde a realidade está tão exposta à violência e justamente no horário nobre quando as crianças podem ver tudo, seria (praticamente)aplicar uma conduta de injustiça aos coitados dos inanimados.

    Antigamente, quando ainda havia sensura, eu diria que tais desenhos seriam um crime não estarem sendo sensurados. As crianças eram inocente e ainda havia uma luta grande em preservar esta caracteristica da inocência. Mas hj em dia já estão sequestrando a inocência das crianças e uma subjetividade de desenho acaba não interferindo (ao meu ver) muito no compotamento de uma criança se ela vive em um lar agressivo, se a rua onde mora tem vizinhança agressiva, se a escola que ela estuda é violenta… a criança neste caso está inserida numa linguagem subliminar agressiva em praticamente 100% de seu tempo.

    Vou citar um exeplo que recentemente vejo numa entidade que ministro um curso voluntário para jovens. O local é uma periferia de SP. Pois bem, no intervalo desta minha aula, fiquei observando as crianças da creche que estavam brincando na área livre e adivinha qual era a brincadeira e os brinquedos? Uma correria de policia e bandido onde as próprias crianças é que inventaram as armas. A criatividade alí ia longe… (Uma madeira combrida com uma borracha esticada e que lança pedras ou tampinhas de refrigerante longe) e o pior desta minha observação rotineira foi perseber que logo em frente á sala de aula havia alguns brinquedos infantis (escorregador, trepa-trepa,…) e nada das crianças se interessarem por eles. Ai pergunto? o pica pau, os 7 monstrinhos poderiam ser prejudicial na educação infantil? Acho que não… a familia (infelizmente) não investe no efeito contrário levando as criançs a viverem uma vida mais livre de violência… quando há um contra-senso é possivel educar e mesmo que o desenho seja agressivo outras atividades encombrem tal subjetividade nociva… tudo na vida é de efeito comparativo, de escolha, para que o comportamento possa seguir adiante (se saudavel) ou tome outro curso (se nocivo). Portanto a criança aprende a crescer com senso crítico entre o bem e o mal, o certo e o errado… Acredito que faz parte da vida os dois pontos… os pais precisam perceber qual é a maior enfase que a criança manifesta e a partir dai não coagir a criança insistentemente no mesmo ponto (para não enfatizar a memoria que alí já foi formada)mas redirecionar o comportamento para outro foco… observe…as crianças estão com brincadeirinhas de ofender, machucar, de maldade? Ai é preciso rever se há necessidade de mudar os programas… cada criança expressa um particular próprio e cabe aos pais olharem isso… é assim que vejo a educação. Mas se a criança não tem por onde fazer comparação e reforçar o bem sendo melhor que o mau… o universo interior desta criança realmente está em perigo e não acredito que um desenho seja o unico fator responsavel… em alguns casos acho que desenhos são só pontos somatórios…

    É isso que eu acredito!

    Abraço fraterno

    Patricia-SP

  4. Caro Padre Joãozinho;

    Já que o senhor tocou num assunto importante sobre a informação que as crianças recebem, seria interessante o senhor escrever no seu blog sobre as outras mídias que passam conteúdos inadequados para as crianças, como a internet, sobretudo sites de relacionamento, jogos de PC e videogame entre outros.

  5. Heitor Souza de Carvalho

    Também acho totalmente ilógico falar de desenho animado violênto quando se liga a televisão e vê o que vê.Seria nesse caso melhor desligar completamente a tevê.

    Pica-pau é minha infância e muitas vezes é o que me fez rir quando só queria chorar com o que via e sabia.

  6. Ahhhhhh…
    “O pequeno urso” e “Os camundongos aventureiros” também fizeram parte da minha infância e estão lá! rsrsrs Realmente, também tem desenhos bons por aí e que agregam valores, mesmo que de uma forma indireta…

  7. Oi Pe. Bom dia…sabe outro que eu gosto demais e a Bianca tbm é aquele da freirinha com as meninas do orfanato…se não me falhe a memória é da França mas fica muito bom no português…dá lições de cidadania, aprendemos até francês…kkkkkkk
    Demain PE. hehehehe
    um abraço fraterno

  8. oi, eu só queria dizer que o tema e o lema deste ano é legal bjs.

  9. olhe os sete monstrinhos tem apologia ao nazismo eu adorava os sete monstrinhos quando era pequena mais se pararmos para analizar um dos monstrinhos tem uma roupa parecida cm a que os judeus usavam nos campos de concentração e para os nazistas pensem q é bem melhor jogar bola do que ver esses desenhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.