Agradeço à CODIMUC por me enviar seus principais lançamentos. Vez por outra posto aqui minha impressão. Não é dogma. Não é juizo final. É apenas o que ouvem meus ouvidos cada vez mais exigentes. Poucos CDs moram em meu carro. Prefiro música instrumental. Cada dia acho tudo muito parecido. Cópia da cópia. Se estou comentando o CD TOCANDO O CÉU, do Canal da Graça é porque algumas coisas realmente fazem a diferença. A produção do Rafael de Angeli mostra disciplina espartana e inteligência ateniense. Ele soube aproveitar o melhor de todos. Se tivesse feito uns três antipáticos cortes o disco seria perfeito. Quais? Ele que descubra. Tiago Mattos mostra que é técnico de verdade. Tem lugar ao sol. A masterização tem sido um investimento generoso da CODIMUC que garante os melhores Cds da música católica. Muita gente não entende o que estou dizendo, mas ouve e gosta. Obrigado. Nossos ouvidos agradecem. O teclado puladinho do Marcelo Duarte denuncia que tem a genialidade da segunda metade dos Anjos de Resgate estão na área (detalhe: um anjo só é anjo se for 100%… caso contrário perde o encanto… até anjos foram tentados pela luz e pelos holofotes). As participações famosas não acrescentam quase nada, mesmo sendo a inigualável Celina Borges e o maravilhoso Flavinho. Canal da Graça já é um ministério mais que maduro musicalmente. Definitivamente eles sabem o que estão fazendo. O CD é tão bom que permitiu investimentos de metais e cordas. Os coros são geniais. Nada a declarar. Melhor ainda ouvir um CD sem erros de concordância nominal nem gramatical. Sintaxe perfeita. Poesia não convencional. Claro… tiveram a humildade de submeter as letras à revisão da norma culta. Agradecemos ao Pe. Reginaldo Carreira pela revisão teológica. Não há heresias nem imprecisões teológicas. Num universo água com açucar isso é quase um milagre. O projeto gráfico é assinado pela mais genial amiga do MAC do universo católico: Lize Borba. Cada vez que lembro que ela é catarinense (minha terrinha) me percebo em inevitável louvor a Deus. Aviso aos navegantes: a Lize é mesmo aquela menina estranha que toca guitarra no Beatrix. Nas horas de folga ela produz as capas mais geniais dos CDs católicos. Por que será que aquele monte em Cachoeira Paulista atrai tanta genialidade? Deus sabe o que faz. E as composições? Alex Oliveira assina dez das doze canções. É uma ótima novidade na produção musical católica. Bem vindo ao primeiro time. Um dia ainda prego um retiro para este povo. Mas qual canção não tem o dedo do Alex? Uma delas é a autobiográfica Tua Face (6). Não faria falta no CD.

Só valores no CD? Claro que não. A melhor canção (sempre do meu ponto de vista) é A FORÇA DO LOUVOR. É a letra e a melodia que eu queria ter feito: Posso tocar o céu… sem precisar tirar os pés do chão. Rezo diariamente com esta frase. Alex, só esta canção já teria valido a pena o dom que Deus lhe deu. Mas… (sempre mas…) fiquei assustado ouvindo a interpretação clonada do Pe. Fábio de Melo dialogando com Dalvimar Gallo. Não… eles não estão no CD. O que aconteceu? Sei que referências são referências mas… bem, deixa pra lá! Todo mundo já imitou alguém. E o ponto forte do CD? Bem, tem ali uma genialidade escondida. Coloque a primeira música e escute atentamente. Depois vá direto para a sétima ( o SOUL DE MARIAH). Percebeu? Se tem ouvidos seletivos perceberá que estamos diante de uma nova dádiva de Deus para a música católica brasileira. O nome é Patrícia Romania. Quem é a moça? Nunca vi… só ouvi. Olha, Deus me deu um dom. Quando acende a luz verde sei reconhecer um carisma a quilômetros de distância. Patrícia, você é uma das melhores interpretações que ouvi nos últimos anos. Desculpa Ziza e Adriana… mas chegou alguém que canta bem mais. Coisas da vida. Timbre forte e afinação impecável. Inimiga de Pro Tools. Fala a verdade Tiago Mattos: não tem o que fazer. Tira o dedo… deixa até as suaves imperfeições que acaba soando bem. Porque não deixaram a moça cantar mais? Claro… opção inteligente Rafael… viraria disco solo… e virará! Alguém saberá encaminhar este milagre? Em um Canal da Graça tudo é possível.

Obrigado pelo CD gente. Vocês estarão sempre em meu carro. Não canso de ouvir. “Um pedacinho do céu se fez presente na terra” (Bento 16).

Deus os abençoe!

Pe. Joãozinho, scj

37 Comentários

  1. Boa noite Pe. Sua bênção!
    Bela crítica. Deu vontade de conhecer esse pessoal.
    Abraço e boa semana!

  2. Caracaaaa
    rsrsrs
    Amei esse post
    eu to “Viciado” nesse cd
    quando adquirir ele era no minino 3 vezes ao dia, que o ouvia
    kkk verdade
    ta maravilhoso mesmoooo
    e estou divulgando o cd hehe
    Deus te abençoe Padre

  3. Rafael Teófilo

    E viva a oração em línguas!

    http://www.youtube.com/watch?v=GeP6l3JDBrw

  4. Obrigado, meu amigo, por sua sinceridade e seu carinho.

    Deus te abençoe a cada dia mais!

    Abração!

  5. Só uma pequena correção:

    O Alex Olliveira assina 10 músicas do CD e não 11.
    As duas que não são dele: POSSO SENTIR SEUS ANJOS AQUI (8) e TUA FACE (6).

    Abraço e paz!

    =)

  6. Elaine Mendes

    Tive uma idéia um pouco louca ao ler sua crítica sobre o CD.

    Que tal um programa de calouros p/ a música católica? Uma espécie de ídolos misturado com Raul Gil, o que acha pe. Joãozinho? Acho que o sr. seria aquele jurado que faria as críticas mais duras, não?

    Fica a sugestão.

    Sua benção

    OBS: Cadê as suas mensagens no twitter? Assim não vale!

  7. salene leite

    Boa noite Pe Joaõzinho,realmente fiquei curiosa p conhecê-los, já que o senhor fez o comercial,onde encontro o cd?Aguado resposta…kkkkkkk.DEUS O ABENÇOE SEMPRE.

  8. Padre Joãozinho quase perfeito!

    “É apenas o que ouvem meus ouvidos cada vez mais exigentes”

    Ouvidos misericordiosos apenas consigo mesmo, ou será que seus cds não não estão em seu carro?

    “erros de concordância nominal nem gramatical. Sintaxe perfeita.”

    Parabéns! Isso foi muito importante como formação todos, devemos ficar atentos a isso.

    “Cada dia acho tudo muito parecido. Cópia da cópia.”

    Também acho, e tem mais, existe muita gente fazendo o caminho inverso, gravam o CD depois vão montar a banda pra fazer show.

    “Se tivesse feito uns três antipáticos cortes o disco seria perfeito”

    Estavam grávidos e nasceu o CD que agora é uma arte então é preciso conviver com a arte do erro e a arte da bobagem pois a perfeição é ausente da realidade.

    “As participações famosas não acrescentam quase nada, mesmo sendo a inigualável Celina Borges e o maravilhoso Flavinho”

    Concordo, e acredito até que não se deva ficar colocando artistas famosos no intuito de alavancar o CD. Se o ministério não for bom não há interprete que de jeito. Gostei muito deste ministério.

    “Mas qual canção não tem o dedo do Alex? A autobiográfica Tua Face (6). Não faria falta no CD.”

    Comentário desnecessário, afinal os três antipáticos cortes deveria ser descoberto pelo Rafael.

    “A melhor canção (sempre do meu ponto de vista) é A FORÇA DO LOUVOR.”

    Que bom não ter instituido essa música como melhor e nos lembrar que é apenas um ponto de vista.

    “Olha, Deus me deu um dom. Quando acende a luz verde sei reconhecer um carisma a quilômetros de distância. Patrícia, você é uma das melhores interpretações que ouvi nos últimos anos.”

    Desculpe! Vangloriou-se demais… chegou até sumir a voz da menina em seu texto. Me parece que descobriu a América. Pode-se imaginar quantas vezes ela ouviu de pessoas leigas e músicos renomados o quanto canta. Por isso ela está neste CD. e em outros que já gravou como cantora solo.

    “Porque não deixaram a moça cantar mais? Claro… opção inteligente Rafael… viraria disco solo… e virará! Alguém saberá encaminhar este milagre? Em um Canal da Graça tudo é possível.”

    Quem sabe, com o seus apuradíssimos OLHOS DE LINCE possa descubri-la e lança-la… (mas já o fizeram).

    Parabéns Canal da Graça pelo CD e obrigado Padre Joãozinho pelo seu sacerdócio.

    Observação: não conheço ninguém da Banda e nem moro na cidade deles, apenas conheci o CD e vi seus comentários e resolvi comentá-los.

    Cesar

  9. Almir ( Mizinho araraquara)

    o que temos que deixar registrado é que o Canal da Graça esta ai para ficare não só de passagem…..ouvi o cd ja faz algum tempo..”né Alex”… kkkk e de cara gostei….parabens a cada um dos integrantes e modestia a parte tudo que tem um Almir sai bem…”concorda meu Xará?”…..um grande abraço e nos vemos na gravação do DVD este fim de semana

  10. Pingback: Twitter Trackbacks for Canal da Graça grava um CD quase perfeito « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com

  11. José Flausino Pereira de Moraes

    Pe Joãozinho, há tempo fiz uma canção e gostaria de saber se ela serviria para a R.C.C.
    A letra, fala de uma pessoa que tem consciência que recebe muitas graças, vive louvando a Deus… mas, não consegue se doar…

    MILAGRE DO ENCONTRO
    1.
    Outro dia se passou
    Tudo está no seu lugar
    Só meu cristo-sofredor
    Eu não soube cativar

    As minhas mãos estão cheias de carinho
    Mas, eu insisto em ser assim feliz sozinho
    O coração transbordando de riquezas
    Só que eu não ponho este tesouro em outras mesas

    Refrão:

    Por mandares teu Espírito eu tenho te dado glórias
    E eu sei que no final já é certa a tua vitória
    Mas, também sei que pra ser santo tenho que fazer a história

    2.
    Outro mês já se passou
    Tão feliz, cheio de luz
    Mas, eu devo confessar:
    Não assumi a minha cruz

    Se vejo um pobre sofrendo em algum lugar
    Não sei porque eu não consigo me soltar
    Sei muito bem que a salvação está alí
    Mas, é incrível, eu não sei me decidir

    Refrão

    3.
    Outro ano se passou
    Meus projetos realizei
    A família está feliz
    Mas, do meu outro ainda não sei

    Em cada homem existe a imagem do Senhor
    Mas, eu escolhe a quem devo dar amor
    Deus poderoso, dai-me a graça de estar pronto
    A realizar o milagre do encontro
    Ó Deus da vida, que eu não morra sem estar pronto
    A realizar o milagre do encontro.

    P.S. Perdoe o meu português ruim e um abraço cristão.

  12. Para quem quiser comprar o CD, ele está disponível nas melhores lojas católicas do Brasil, ou através do site http://www.cdcristao.com

    Banda: Canal da Graça
    CD: Tocando o Céu

    Confira também o vídeo clipe da música “Anjo Guardião”, que está no ar há apenas 3 semanas:

    http://www.portaldamusicacatolica.com.br/noticia459.asp

    (Pe. Joãozinho, meu amigo, acho que você ainda não viu o clipe… Quando puder ver, depois quero suas críticas pelo MSN… Hehehehe)

    Abraço a todos! Paz!

  13. Ao

    Cesar
    setembro 14th, 2009 at 05:15

    Cesar sangue Bom, que legal uma crítica da crítica, mas ambas chegam ao mesmo objetivo e concordam que o cd é mesmo muito bom.

    Não tive oportunidade de ouvir ainda este cd, portanto não tenho como formular critica, nem positiva muito menos negativa, também meus ouvidos não são assim tão exigentes e meu estilo, gosto e preferência podem ser bem diferentes de Padre Joãozinho e do Cesar.

    Vou procurá-lo, gosto de ter muitos Cd’s visitando meu carro, confesso não me apegar a nenhum deles em especial, ouço vários estilos e confeço que alguns não gosto nem de ouvir, hoje se grava qualquer coisa facilmente, com um pouco de dinheiro e propaganda musicas ruins acabam ganhando o espaço das músicas boas, até achei legal a ideia da:

    Elaine Mendes
    setembro 14th, 2009 at 00:22

    Que tal a Canção Nova dar chance aos “CALOUROS” Católicos que lutam por um espaço na mídia e não conseguem, eu garanto que a audiência será ótima, afinal Suzan Boyle ficou milionária da noite pro dia em um programa de calouros, demonstrando que o que é bom acaba aparecendo e o que é ruim fica no anonimato como sempre esteve. é verdade que o cantor Católico que se preze não deve buscar fama e fortuna e sim tocar o coração de Deus com sua música mesmo que seja “imperfeita”, mas que tenha como objetivo a Santificação de todos nós.

    QUEM NÃO ATINGIR ESTE OBJETIVO TÃO SIMPLES, NÃO PASSARÁ DE UM CANTOR MUNDANO COMO QUALQUER UM QUE CANTA POR AÍ NOS BARES DA VIDA. POR OUTRO LADO, QUEM ATINGIR ESTE OBJETIVO, MESMO QUE SEJA DESCONHECIDO DA MÍDIA, TERÁ O SEU LUGARZINHO GARANTIDO NO CÉU, NOSSA ETERNA MORADA.

    PAZ APARA TODOS.

  14. Pe Joãozinho,SCJ e Pe Zezinho, SCJ têm músicas maravilhosas; mas, não sei o que neles me deixa meio confuso… talvez a sinceridade, ou seria a modéstia?!
    Vaidade que não deve ser!

    José

  15. Pe Joãozinho, obrigada pelas tuas críticas e elogios, sempre me divirto e aprendo com teus escritos!

    Fico feliz que tenhas gostado de mais esse trabalho, saiba que sou tua fã!

    Abração
    PAX E ROCKZ

  16. Depois de uma crítica dessas, fiquei curiosíssima!
    Já vi o clipe, e achei muito bem feito.
    Parabéns à banda, e boa sorte.
    Talita.

  17. Obrigado Padre Joãozinho e parabéns aos meninos pelo empenho e pela dedicação.

    Parabéns ao Rafael que esteve a frente do projeto, Lize (q eh uma amiga genial) e também a patrica que realmente tem uma voz linda e encantadora, capaz de deixar o melodyne e auto-tune descansar um pouco,

    Grande abraco

  18. PADRE JOAOZINHO QUERIA DO FUDO DO CORÇÃO AGRADECER AS CRITICAS FEITAS..QUE BOM QUE GOSTOU E A CADA UM QUE LEU E TBM DEU SUA CRITICA OBRIGADO…É OUVINDO E LENDO ESSAS COISAS QUE A GENTE CRESCE

    DEUS ABENÇÕE A TODOS!!!

  19. NOSSA..ESTÃO DE PARABÉNS TODOS DO CANAL DA GRAÇA….
    AS “CRITICAS” NÃO PODERIAM TER SIDO MELHOR…
    TAMBÉM VCS MERECEM TODOS OS ELOGIOS,BATALHARAM MUITO PRA ISSO…
    QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO Á TODOS!!!!!

  20. Muito obrigado pelas palavras, Pe. Joãozinho. Simplesmente deixou um falador, que sou eu, sem palavras. Mizinho, valeu pelo apoio e pelas orações, irmão, vc tem um nome lindo…rsrsrs. Um grande abraço a todos que fizeram com que esse CD acontecesse e agradecendo em especial ao Rafael por sua perserverança, por sua liderança e por sua paciência. Que possamos cada dia mais “tocar o Céu”.

  21. Paulinelle

    Realmente pe um Cd que éstá “quase perfeito”… muito bom, muito excelente, muito tudo… o melhor que já ouvi.

  22. SUA BENÇÃO PADRE E GRAÇA E PAZ PRA O SENHOR MORO EM SALVADOR/BA GOSTEI MUITO DO TRABALHO DA BANDA CANAL DA GRAÇA ELS SÃO D+ GOSTE TB DE SUAS CRITICAS O SENHOR E ELES ESTÃO DE PARABENS QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
    AI GALERA DO CANAL ESTAREI NA GRAVAÇÃO DO DVD NO DIA 19/09/2009
    ESSE DIA DEUS ESTA COM SEUS ANJOS GUARDIÃO PRA ABENÇOE E PROTECE TODOS NOS.
    Ñ ESQUEÇA DE CONVITA O PADRE JOÃZINHO OK
    FIQUE SEMPRE COM DEUS E OS ANJOS GUARDIÃO E TB COM NOSSA SENHORA

  23. Simone Teixeira

    Pe. Joãozinho,

    Tive a impressão de já ter lido esse seu comentário semana passada… Houve algum problema e você reeditou?
    Grande abraço,

    Simone.

  24. Eidimacy Rdrigues

    Padre, com suas palavra de elogio, CD Quase Prefeito(canal de Graça, estou na expectativa para ouvir,
    Estou tb contados os mêses e dia pra ver o Senhor aqui na cidade de Juazeiro, cantados suas bela canções,
    sua benção padres, que Deus te ilumina sempre.

  25. Neste blog, infelizmente, falta rigor teológico, base documental da Igreja comprovada. è um blog de opinião religiosa.

  26. Pelo que percebi, há alguns membros desse ministério comentando aqui.

    Ainda não ouvi o cd inteiro, mas estou gostando. É um cd de muita qualidade, isso já percebi.

    Tem uma coisa que achei estranho e queria que os membros da banda me explicassem.

    É sobre a música “Faz chover”. Porque vocês usaram o refrão daquela música bem conhecida…? Quando comecei a ouvir, pensei que vocês tivessem regravado a música, mas quando colocaram outra letra com o mesmo refrão, achei mais estranho ainda.
    Essa música não me causou uma boa impressão.
    Gosto da outra música “Faz chover” e gostei da parte que vocês escreveram, mas achei a mistura estranha, entendem? Acho que vocês poderiam ter criado outro refrão, não era necessário recorrer a determinados “recursos”. Vocês teriam qualidade suficiente pra fazer isso.

    Não levem a mal, gostei do cd, só estou querendo uma explicação.

  27. Meu irmão “Will”, paz e alegria!

    A música FAZ CHOVER é de um cantor e compositor cristão americano chamado MICHAEL FARRON.

    A música, original, é somente o refrão:

    “Let it rain, let it rain.
    Open the floodgates of Heaven”

    (“Faz chover, faz chover, abra as comportas do céu”).

    Só isso! E nada mais!

    Muitas pessoas, no mundo todo, pagam os direitos autorais deste refrão e compõem as estrofes para “terminar” a música…

    Foi a inspiração que tivemos. Já orávamos com esta música há anos e ela nos toca demais. Sentimos no coração o desejo de compor novas estrofes para ela. E Deus nos deu o presente de gravá-la.
    Nós compusemos as estrofes e pagamos os direitos para gravarmos o refrão.

    As versões que você já deve ter ouvido desta canção (Aline Barros, Oficina G3, Toque no Altar, Trazendo a Arca, Michael W. Smith, entre outros), cada um também criou sua “versão” para a mesma canção.

    Entendeu?

    Espero ter ajudado.

    Abraços e fique na paz!

  28. Nossa, Rafael, que interessante. Isso muda minha opinião rsrsrsr e acrescenta a minha “cultura”.
    Não imaginava isso. Eu sabia q a canção original era em inglês, mas não sabia que era apenas o refrão.
    Obrigado pela informação.
    E que Deus abençoe o ministério de vocês.

  29. Amém, querido amigo!

    Precisando, estamos aqui…

    Deus te abençoe!

    =)

  30. para conhecerem a Banda “Canal da Graça”, este é o mais novo video do CD:
    http://www.youtube.com/watch?v=1V4WZcuDYiA

    vale a pena.

  31. Pingback: Anderson Tavares

  32. Concordo em genero, numero e grau ao falar da Patrícia Romania, sua voz é realmente linda, interpretação encantadora, afinação impecavel, mostra que ela tem controle sobre os graves e agudos que não vi nas comentados pelo senhor.
    Ao ver o clip da banda percebi uma banda que até a dois anos não ouvia, agora … sou seu anjo guardião.

    A Paz e Bem !

  33. paulo barbosa

    bom dia irmãos e irmãs,
    olha esse cd é uma benção sim,
    vejo que existe uma necessidade muito grande de nós católicos valorizarmos mais o que temos(que são muitas graças de Deus).
    vejo que valorizamos demais os produtos,principalmente a música,evangélica.
    e eles(que nós chamamos de irmãos),não tem coragem de nos chamar de irmãos se cantam alguma música nossa não assumem que é de um grupo católico.
    falo isso porque tá passando da hora de mostrarmos quem realmente somos,mostrar o que o espirito santo está fazendo na santa igreja católica.

    Quanto ao que um irmao comentou acho muito válido,porque os novos músicos católicos tem pouca oportunidade de mostrar seu trabalho.
    a maioria fica restrita a servir nos grupos de oração(que é uma grande benção),mas tem muitos talentos escondidos que podem expandir.
    obs:não quero criar polêmica,é só um desabafo.

  34. Pingback: Vida Reluz

  35. Junior (Araraquara)

    Parabens ao CG pelo belo trabalho. Pe Joazinho, tambem não canso de escutar este maravilhoso CD. ele me dá gas e motivação para trabalhar o dia inteiro.

    Abração a todos

  36. Pingback: Rafael de Angeli

  37. Pingback: Banda Canal da Graça

  38. Pingback: Música Católica

  39. Interessante sua crítica em relação ao trabalho da banda e por ter ressaltado a qualidade exposta neste trabalho.
    Mas penso eu, que desnecessário fazer comparações com vozes tão expressivas e de uma grande bagagem presente nas mesmas citadas pelo senhor…
    Obrigado

    Att: Otavio

  40. Bem cantava Ziza quando dizia que o inferno começa no se comparar. É bom elogiar e criticar, mas alguns comentários, principalmete os que remetem a outros cantores, são totalmente desnecessários. que Patr´cia romania tem tudo pra dar certo, não precisa ser nenhum gênio musical pra perceber. só o elogio a ela bastaria, não era necessário nem o auto-elogio nem a lembrança de outras cantoras. Mas realmente Canal da Graça é muito bom.

  41. Parabéns a banda Canal da Graça pelo trabalho MARAVILHOSO, o clipe da musica Anjo Guardião está lindo…sou fã do trabalho de vocês!!!
    Alex e Patricia vocês são Demais!!!

  42. Pingback: Banda Canal da Graça

  43. Pingback: Rafael de Angeli

  44. Pingback: Música Católica

  45. Pingback: Augusto

  46. PORQUE SERÁ QUE ESSAS LINDAS MÚSICAS NÃO TOCAM NAS RÁDIOS AQUI DE SÃO PAULO HEM?
    pARABÉNS CANAL DA GRAÇA E CODIMUC, CDZAÇO!
    DEUS ABENÇOE ESTE MINISTÉRIO!
    DEUS É 10!

  47. Pingback: Padre Joãozinho analisa CD “Tocando o Céu” » CODIMUC - Música Católica de Qualidade

  48. Pingback: Banda Canal da Graça

  49. ” Porque não deixaram a moça cantar mais? Claro… opção inteligente Rafael… viraria disco solo… e virará! Alguém saberá encaminhar este milagre? Em um Canal da Graça tudo é possível. ”

    Virará? Como assim? Achei meio inútil falar isso, porque você não vê o futuro. Perdão, mas um grupo, é um grupo, precisam de todos. O CD não é perfeito, claro. A Patrícia Romania realmente tem uma bela voz e pode seguir carreira solo se quizer (tenho a certeza que sabe que ela gravou um CD secular), mas o “Canal da Graça” até onde eu sei é um grupo.

    Não sou nada do Cana da Graça, só que me depepcionaria se o “Canal da Graça” virasse uma banda com uma cantora com os todos os holofotes em cima, não acha estrelismo? Canta muito bem, sim. Acho a Patrícia muito especial, delicada, excepcional, ótima em firulas… Mas ela faz parte de um grupo… Enfim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.