A décima primeira das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha do Santo Rosário”, em latim Regina Sacratissimi Rosarii. Ela foi inserida oficialmente na Ladainha Lauretana pelo Papa Leão XIII, em 10 de dezembro de 1883, apesar de que já era utilizada pelo povo a mais de duzentos anos. De fato a Ladainha e o Rosário são “devoções irmãs” que utilizam a repetição de verdades da fé como pedagogia espiritual. O sentido não está propriamente na repetição, mas na meditação e contemplação dos mistérios de nossa salvação, ou seja, no Mistério Pascal de Jesus Cristo. Este é o verdadeiro centro da Ladainha e do Rosário. Na verdade não rezamos “para” Maria mas “com” Maria. Ela não é o destino final de nossa viagem, mas uma placa de beira de estrada que aponta a entrada correta para o céu! Quem já errou a entrada sabe como a indicação do caminho correta pode ser importante, principalmente quando estamos em um país estranho.
O Papa João Paulo II colocou Ladainha e Rosário lado a lado na conclusão de sua última Carta Apostólica: “Rosarium Virginis Mariae”. Ali ele diz de maneira muito bela: “O Rosário, de fato, apesar de sua fisionomia mariana, é uma prece de coração cristológico” (RVM, 1). Ele diz ainda que no e Rosário é toda a Igreja que “recorda Cristo com Maria”, “anuncia Cristo com Maria” encontra Cristo pela “via de Maria”.
Algumas pessoas costumam fazer críticas ao Rosário e à Ladainha. A mais comum é que é uma oração monótona e repetitiva. Os que dizem isso normalmente não aprenderam corretamente esta “técnica de contemplação”. Certa vez gravei um disco com a oração do Rosário. No terceiro mistério, ao perceber que sempre eram repetidas as ave-marias, o técnico de som me chamou em um canto e perguntou: – “Padre, vai ser sempre assim… a mesma coisa?” Eu respondi que cada ave-maria era diferente pois as pessoas estavam rezando enquanto meditavam uma cena da vida de Jesus. Não é o mesmo dizer “ave-maria” em Belém e diante da cruz. Ele respondeu que sua máquina só registrava os sons e não os pensamentos. Seria mais fácil gravar uma ave-maria e depois simplesmente fazer uma montagem. Insisti que deveríamos gravar daquele jeito. Hoje, passados dez anos, este técnico continua rezando o “terço” que ele próprio gravou e entendeu que até as máquinas de gravação registram sentimentos e pensamentos.
Na Ladainha utilizamos a mesma dinâmica do Rosário, só que com uma variação. O Rosário nos conduz a contemplação dos diversos mistérios da vida de Cristo. A Ladainha é nos leva a uma dinâmica catequese mariana, que acaba por nos conduzir ao mesmo ponto: o mistério de Jesus Cristo. Por isso, estas meditações podem ser muito úteis para que a recitação desta prece não se torne monótona e automática. Maria é nossa catequista quando rezamos a Ladainha.
Outras pessoas dizem que o Rosário é uma oração ultrapassada. Será que a Ladainha também está condenada aos lábios dos idosos? Com certeza que não. Já está terminando o racionalismo da modernidade que só reza aquilo que entende. A razão é um dom precioso, mas nem de longe é o único caminho para chegar a Deus. Aliás, costuma ser uma estrada mais longa e cheia de pedras. Os intelectuais sofrem ao tentar entender os mistérios do céu. Poetas e profetas chegam mais rápido. Nossa juventude hoje tende a rejeitar as formulas artificiais da prece moderna. Por isso muitos preferem crer de um jeito mais oriental. O corpo reza… o murmúrio é orante… a respiração nos re-liga no sagrado… tudo em nós pede o complemento divino. É muito fácil rezar a Ladainha desta maneira. Nada de pressa. É preciso ritmo… rito! Tente gravar a Ladainha com sua própria voz em seu aparelho de MP3 e depois rezar ouvindo enquanto faz sua caminhada diária. Verá que isto lhe trará mais saúde para o corpo e para a alma.
Rainha do Santo Rosário, rogai por nós!
Se as máquinas regitram pensamentos e sentimentos, o que dizer do coração…?
Maria com certeza sabe o que vai e o que existe dentro dele…ela é a mãe do coração.
No terço tenho conseguido a graça da serenidade, diante de tudo.
Peço sua oração,
abraço,
Claudia
Eu tenho o Rosário e a Ladainha em MP3 no meu celular, inclusive o senhor, padre Joãozinho, reza um dos mistérios com o fundo musical de: Conheço um coração…
Padre Hamilton é quem apresenta os Mistérios, e aí cada cantor católico reza um mistério, aí se tem: Monsenhor Jonas, Flavinho, Ricardo Sá, Padre Fábio de Melo, Adriana, Neslinho Correia, Márcio Pacheco, Dalvimar Gallo… São os que eu me lembro.
Já a Ladainha, é de um outro CD, também com o Rosário, com a Comunidade Canção Nova rezando os mistérios, e as reflexões e orações de Monsenhor Jonas e Dom Alberto Taveira.
Além deles, possuo também o ofício, gravado pela Comunidade Canção Nova, consigo identificar a voz de Nelsinho Correia.
Vale a pena tê-los em seu MP3 ou celular. Na ida ao trabalho, consigo rezar os Mistérios Gozozos e Dolorosos. E na volta os Luminosos e Gloriosos. Sem esses artifício, não conseguiria me concentrar para rezar os mistérios!
Mas farei essa experiência. Gravar no meu MP3 com a minha voz!
Pe. Joãozinho, obrigada pelas explicações.Achei muito interessante qdo o sr. diz que não rezamos “para” Maria mas “com” Maria.
Sou devota de Nossa Senhora, acho fascinante aprender sobre as orações. Confesso que não entendia nada sobre a ladainha, não sabia que era desse jeito. Achava repetitivo mesmo.Agora vou rezar de outra maneira.
Vivendo e aprendendo.
E que coisa mais fashion gravar a ladainha no MP3, adorei a idéia.:)
Vou fazer isso para usar na esteira.
Sua benção.
Ola Pe. Joaozinho,
particularmente eu prefiro o rosário pois me faz literalmente viajar, ou seja, me transporta para onde e quando os mistérios aconteceram e provoca associações entre esses mistérios e a minha vida. É incrivel, mas é precioso um lugar próprio para a meditação, para que nada atrapalhe.
Impressionante é que com o rosário você acaba aceitando mais os dogmas especialmente aquele a respeito da virgindade perpétua de Maria. Realmente, o rosário nos faz pensar e sentir como Jesus, digo mais, como a Sagrada Família e demais personagens como Isabel e o velho Simeão.
Mas, padre, mudando de assunto: Hoje lendo a entrevista da Marina Silva na págigas amarelas da Revista Veja, que surpresa ao saber que ela desde 1997 se tornou evangélica, ela que junto com o Chico Mendes fazia parte das CEBs e era super engajada na Igreja. Ela disse que a mudança partiu de uma experiência de fé, parece que ela ficou curada de uma doença grave. Bom, pelo menos ela admite que sua ética veio da Igreja Católica. Mas, vai entender…
Sua benção padre.
Padre,
Ontem um telespectador, do Programa Trocando Idéias, questiona: Como consagrar nossos filhos a Maria?
Resposta belíssima do Professor Felipe Aquino: Basta querer e aí já está consagrada! E completou citando uma antiga oração: “À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas Em nossas necessidades, Mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!”
Respeito todos os pontos de vistas, mas às vezes procuramos por Nossa Senhora e a achamos tão distante. Chegamos a crer firmemente que há uma estrita regra para sermos filhos consagrados a ela. Será que Maria faz absoluta questão disso?
Enfim, cada uma com seu jeito orar com Maria! E em todas, na verdade, ela se faz tão simples e tão fácil de se achar, como é o papel da mãe!
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai SENÃO por mim” João14:6
“Porque um é Deus e UM também o mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem” 1Timóteo2:5
Não há nenhuma passagem bíblica apontando para Maria como medianeira, padroeira, mãe de Deus etc..
Eu prefiro crer na Palavra de Deus do que na palavra de homens.
Ajudando o irmão…
1º) Mãe de Deus? Maria não é mãe de Deus?
NA BÍBLIA DO IRMÃO (SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL – VERSÃO – Almeida Revista e Atualizada)
Jesus Cristo é Deus? Filipenses 2,6 – “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus”
Na Bíblia do irmão, JESUS = DEUS.
Maria é a mãe de Jesus?
Mateus 1,16 – “E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”.
Na Bíblia do irmão, MARIA = MÃE DE JESUS.
Continuando na Bíblia do irmão:
Lucas 1,35 – “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”.
Ora, se ele é filho de Deus, ele tb é Deus e Maria é sua Mãe, portanto Mãe de Deus.
RACIOCINANDO…
Nosso Senhor morreu como homem na Cruz (pois Deus não morre), mas nos redimiu como Deus, pelos seus méritos infinitos. Ora, a natureza humana de Nosso Senhor e a natureza divina não podem ser separadas, pois a Redenção não existiria se Nosso Senhor tivesse morrido apenas como homem. Logo, Nossa Senhora, Mãe de Nosso Senhor, mesmo não sendo mãe da divindade, é Mãe de Deus, pois Nosso Senhor é Deus. Se negarmos a maternidade de Nossa Senhora, negaremos a redenção do gênero humano ou cairíamos no absurdo de dizer que Deus é mortal!
Proclamando Maria “Mãe de Deus”, a Igreja quer, portanto, afirmar que Ela é a “Mãe do Verbo encarnado, que é Deus”. Por isso, a sua maternidade não se refere a toda a Trindade, mas unicamente a segunda Pessoa, ao Filho que, ao encarnar-se, assumiu dela a natureza humana.
2º) Medianeira? O que é ser medianeira?
Dicionário do Houaiss: aquela que intermedeia, intercede; intercessora.
É ser intercessora. Ora, é proibida a intercessão na Bíblia?
NA BÍBLIA DO IRMÃO (SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL – VERSÃO – Almeida Revista e Atualizada):
Efésios 6,18-19 “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho”.
Paulo pede uma mediação. Pede que orem por ele. O que? Paulo pediu intercessão? Mas o cristão não só deve orar a Deus diretamente?
Se a intercessão fosse proibida, Paulo não pediria para que rezassem por ele, haja vista que isso seria uma prática errada, pois, de acordo com a mentalidade de nosso irmão, ninguém pode interceder por alguém. Ou seja, Paulo deveria, ele próprio, orar diretamente a Deus, sem a intercessão de ninguém.
Mas não foi o que ocorreu. Paulo, em um gesto humilde, pede que orem em seu favor. Pediu que MEDIANEIROS orassem por ele. Paulo estava errado? Muita pretensão nossa cogitar que Paulo estivesse errado.
Em suma, claramente na Bíblia não há a expressão “Mãe de Deus”, é preciso ter um pouco de interesse em procurar trechos da Sagrada Escritura e montar com um quebra cabeça. Ao contrário da fé protestante, a fé católica não cabe em alguns versículos da Bíblia. Essa facilidade e conveniência de encontrar as expressões exatamente como queremos na Sagrada Escritura, não serve para nós. Como escrevi, abraçamos a fé por completo e não alguns versículos bíblicos.
Aliás poder-se-ia questionar: Onde há na Bíblia que o Livro de Timóteo, citado pelo irmão, deve ser observado como Livro Sagrado? Mostre-nos qual capítulo e versículo!
Onde há na Bíblia que o Evangelho de João, também citado pelo irmão, é um livro que deve ser aceito pelos cristãos? Mostre-nos.
Aliás, mostre-nos na Bíblia, a própria palavra Bíblia?!
Cabe ao irmão um pouco mais de leitura Bíblica, principalmente as que falam da natureza divina de Jesus e de quem O gerou no ventre, Maria, além de um pouco de estudo da língua portuguesa para o verdadeiro conhecimento da palavra MEDIANEIRA.
Enfim, cabe ao irmão questionar a Deus as razões pelas quais ter honrado Maria, em ser ela, uma entre todas, a escolhida para ser a mãe de Seu Filho único. Por que Deus quis assim? Por que Deus a escolheu?
Repeitamos que você queira crer somente na Palavra de Deus, mas ao menos creia nela por completo…
E termino abrindo a Bíblia do irmão: (SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL – VERSÃO – Almeida Revista e Atualizada):
Lucas 1,42 – “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!”.
Lucas 1,48 – “Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”.
P.S. Infelizmente os irmãos separados estão mais preocupados em conhecer a vida da família de Mifiboset (ou Mefibosete), do que a vida de Jesus Cristo.
Nossa que bençao padre ler um pouco de Nossa Senhora, tenho a pratica do Rosario, e vejo como o Senhor age, tmb tenho notado q o Rosario me afasta de cair nos mesmos erros, pois quando penso em responder a um insulto, ou alguma discussao, estou rezando o rosario entao a ira é apagada no Coração de Maria…
Li o livro do Senhor sobre a Ladainha do Coração de Jesus, na nossa Comunidade lemos o livro e escolhemos um título do livro como Rhema da nossa caminhada, me identifiquei demais com a Fornalha ardente da caridade…
Padre , que Jesus continue o ungindo no q escreve, no que canta, no que ora, nas msgs lançadas no twitter, nas postagens para o blog, nas partilhas no chat, nas entrevistas em TV, e tantas outras formas de comunicação que Jesus o permite, seja sempre este canal de bençãos na vida das pessoas…
Sua bençao!
Renata Cavanha
Com Deus até o fim, mesmo sem entender
http://www.radiobeatitudes.com
Oi pessoal estou querendo o santo terço em mp3 para salvar em meu aparelho para eu acompahar a reza do terço se alguem puder me enviar eu agradeço.
meu e-maiç é cassialucelia@yahoo.com.br
Olá Padre Joãozinho,
Sua benção. Com sua permissão indico abaixo o link para baixar o Santo Rosário em MP3. Vamos divulgar esta devoção e assim permitir que mais e mais pessoas se habituem a rezar o terço em qualquer lugar. Um abraço.
Irmãos e Irmãs, visitem o site NPDBRASIL http://www.npdbrasil.com.br/religiao/baixar_terco_rosario.htm e baixem o terço em MP3. Rezado pelos Freis do Seminário Sanrta Mônica em São Paulo. A Paz de Jesus e a Ternura de Maria estejam sempre com todos vocês!
Dermeval Neves – NPDBRASIL
Infelizmente não consegui ouvir a ladainha de Nossa Senhora. Aviso diz que url para youtube é inválido. O que fazer? Será o computador?
A NATUREZA HUMANA DE MARIA.
I- PROFECIA DO NASCIMENTO DO MESSIAS LA NO EDEM
Gn 3:15 … E da semente da mulher nascerá um que te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar.
“Semente da mulher” e’ claro e literalmente que a sua descendência seria a de Eva (a primeira mulher);
• Apenas Jesus foi concebido sem pecado por obra do Espírito Santo.
II- PROFECIA MESSIANICA DO NASCIMENTO DE JESUS. (ISAIAS)
Is 7:14 – Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
Is 9:16 Por que um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado esta sobre os seus ombros, e o seu nome será MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE E PRINCIPE DA PAZ.
III – O ANJO DO SENHOR ANUNCAI O NASCIMENTO DE JESUS
Lc 1:30 Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, por que achaste graça diante de Deus
Lc 1:31 E eis que em seu ventre conceberas, e darás a luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Lc 1:32 Este será grande e será chamado de Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dara o trono de Davi, seu pai
Lc 1:33 e reinara eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim.
Lc 1:38 Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra…
Maria, ao receber a notícia que seria mãe do Salvador, se pronunciou como necessitada de um Salvador: Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lc 1.46-47).
17
IV – A GENEALOGIA DE JESUS.
Mt 1: 17 – De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações.
Mt 1:22 – Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Mt 1: 23 – Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que t traduzido é: Deus conosco.
Vemos conforme o texto acima, que Maria aqui não é da linhagem da casa de Davi e sim JOSÉ: Maria aqui é apenas serva do Senhor.(Lc 1:38);
V – A FAMILIA DE JESUS:
Lc 8:19 E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.
Lc 8:20 E foi lhe dito: estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.
Mt 13:55 Não e este o filho do carpinteiro? E não se chama a sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e Jose, e Simão, e Judas.
Mt 13:56 E não estão entre nos todas as suas irmãs? …
Atos 1.14 Quando ela se encontrava em oração com os demais seguidores de Jesus: Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Maria surgiu na história com uma missão específica: trazer o Messias ao mundo, por meio da concepção. Ela figura não mais como um “canal” ou “meio” pelo qual o Filho veio ao mundo. Sua vida pode ser vista como exemplo de fé e devoção, mas não como um objetivo de culto.
• Nota-se que Maria não permaneceu imaculada (virgem) e teve outros filhos e filhas conforme o texto acima.
• É um erro pensar que Maria permaneceu virgem por toda a vida, uma vez que o relato de Mateus parece não deixar dúvida.
• “E José, despertando do sono, fez como o anjo lhe ordenara e recebeu sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz seu Filho, o primogênito…” (Mt. 1.24)
• Essa passagem declara que, depois do nascimento de Jesus, José e Maria tiveram uma vida conjugal normal como qualquer outro casal. Mateus é incisivo em dizer que “José não a conheceu até que…”, uma vez que tanto a palavra “conheceu” como a preposição “até”, possuem um mesmo sentido no texto. Primeiro, sempre que a Bíblia emprega o termo “conheceu”, ele está associado a uma relação sexual. É o que encontramos em Gêneses 4.1. “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim..”.
Segundo, sabemos pelos evangelhos que Maria teve outros filhos além de Jesus.
• Maria não era “Santa”, mas levou uma vida de santidade.
• Maria, mãe do corpo físico de Jesus e não “mãe de Deus” como ensina os católicos, viveu a fé que Cristo seu filho deixou e morreu como todos os Cristãos.
• Veja que Maria nasceu em pecado, viveu em pecado e só pôde ser salva mediante sua fé em Cristo Jesus. Os que rezam para Maria blasfemam contra Deus, fazendo desta serva do Senhor um ser divino.
• Ao afirmar que ela ouve orações, os católicos romanos concedem-lhe atributos que pertencem exclusivamente a Deus. Ora, Maria não é onipresente, onisciente e onipresente, e, portanto não pode ouvir orações.
• Não há outro intercessor entre o céu e a terra a não ser Jesus… “creio piamente nisso,mas devemos respeitar a mãe de nosso JESUS,dando a ela o que e de direito, respeito, pois deve ter sido uma grande mulher, para te sido escolhida por DEUS para carregar,cuidar e educar “seu filho”.
• Após a morte segue-se o juízo, Certamente Maria morreu já que era de natureza humana e deve estar num lugar de gozo (seio de Abraão ou paraíso) aguardando o grande dia do Senhor.
• A Bíblia desde Genesis a apocalipse nunca fez menção de Maria, diz apenas que da semente da mulher nasceria o Messias…
• Note que tanto nos evangelhos como nas epistolas ninguém nunca reverenciou ou adorou a Maria, mesmo sabendo que ela era mãe do Filho de Deus;
Infelizmente, os católicos, com seu preconceito e seu rancor cegaram sua razão e em vez de buscarem a verdade que liberta da mentira religiosa, a qual é facilmente encontrada na Bíblia e em bons livros de história (muitos deles de autores católicos), preferem fechar os olhos. Confiam em seus padres e bispos, os quais, segundo disse o Senhor, referindo-se aos fariseus do Seu tempo, “… são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” (Mt,15:14).
Gostaria de comentar o assunto…
Dizer que Tiago,Jose,Simão e Judas eram filhos de Maria mãe de Jesus, esse cara esta precisando estudar muito. Um conselho Sérgio, primeiro vai aprender para depois querer ensinar.
Caro Armando…
esse sérgio,assim como outros da linhagem dele, antes de estudarem a bíblia, precisam desinfetá-la do cheiro de desodorante vencido.
Só sabem andar pra cima e pra baixo com a bíblia debaixo do braço… estudá-la que é bom… tão longe!!!!
Eles nem sabem como foi formado o cânon bíblico, avalie se sabem entrar em questões como Maria, as imagens… SABEM DE NADA!