Dominai o SITE, o BLOG, o E-MAIL e o TWITTER!! 

Autor: Pe. João Carlos Almeida, scj

Precisamos um filtro crítico para aproveitar, da melhor maneira, as facilidades que a comunicação nos oferece neste tempo de realidade virtual. Levei muito tempo para entrar no ORKUT… e não gostei. Entrei logo no SECOND LIFE… mas não achei a simulação da realidade convincente. Os CHATs disponíveis na Internet normalmente são bastante “CHATos”. Mas não pense que sou um anti-tecnologia. Longe disso. Lembro a primeira vez que entrei na Internet em 1994. Fiquei maravilhado. Em pouco tempo aposentei minha velha secretária eletrônica e passei a receber e enviar e-mails: padrejoaozinho@uol.com.br  As 100 cartas que recebia por mês (e respondia) foram diminuindo, diminuindo. Hoje não recebo quase cartas, mas diarimente entram em minha CAIXA DE ENTRADA cerca de 400 e-mails, 200 SPAMs e 200 que realmente tenho que ler. Cerca de 30 exigem resposta imediata pois fazem parte de minha missão, eventos, faculdade, alunos, congregação.   Geralmente consigo responder 50 e-mails por dia. E os outros 150? It’s the question. A tecnologia potencializou nossa capacidade de trocar dados, mas não aumentou o número de nossos dedos, nem duplicou a quantidade de olhos e orelhas. O dia continua tendo somente 24 horas. Assim, muitos dos e-mails vão ficando para amanhã. No máximo faço uma prece por estas vítimas do meu limite.  

Muitas destas pessoas que querem conhecer melhor o que escrevi em livros ou gravei em discos, entra em meu SITE: http://www.padrejoaozinhoscj.com.br/ Quem montou e administra é a produtora dos meus eventos: a MC-PRODUÇÕES, do meu amigo Mário Carlos, de Recife. Ali você ouve, por exemplo, o meu novo CD: SOU FELIZ POR SER CATÓLICO. Pode ler um release de cada um de meus livros. O site é uma vitrine mais ou menos organizada.

Quando surgiu o BLOG foi amor à primeira vista: http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/ Finalmente estava diante de uma invenção dinâmica, fácil de manejar, sem a complexidade do site. Passei a alimentar diariamente o meu BLOG na Canção Nova  com artigos, intuições, fragmentos de minha vida. Encontrei a disciplina de postar diariamente. Hoje tenho 1.500 pessoas que diariamente dão cerca de 5.000 cliks neste espaço. Pensei que havia fechado o ciclo tecnologia. Mas então…

Surgiu o Twitter: @padrejoaozinho  http://twitter.com/ Levei tempo para me convencer de que não era mais uma bolha de entretenimento virtual. Hoje sei que é uma grande sacada. Leva tempo para aprender a usar da maneira correta. Ele dá a liga entre o site, o blog e o e-mail. Junta tudo isso em uma espécie de micro-blog, ou melhor, macro chat. É isso. As pessoas estão em permanente contato e podem dar dicas de blogs e sites interessantes. Para melhorar é possível por R$ 13,00 mensais colocar Internet 3G em seu celular e postar diretamente de onde estiver, no momento do fato. Para isso é melhor optar por um SMARTFONE, pois é mais fácil e rápido de digitar as mensagens. Com ele você também tira a foto e passa para seu NOTE por meio de BLUETOOTH. Agora sim… acredito que fechamos o ciclo. Será? Ainda tem as fotos que se pode postar no FOTOLOG. E o que fazer com os PODCASTs? Ainda não estou conseguindo socializar minhas intuições musicais em tempo real. 

O desafio não é comunicar cada vez mais, mas sobreviver em meio a esta valanche de informações. Temos que reconhecer nossos limites e dominar a tecnologia, segundo o velho mandamento do Criador, logo que o ser humano abriu os olhos pela primeira vez:   

Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou.   E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão”.  (Gn 1,27-28)

Que Deus nos ajude a dominar o site, o blog, o e-mail e o twitter…

25 Comentários

  1. Bom dia pe.
    A tecnologia a favor da evangelização,
    a igreja se adequando aos tempos modernos

  2. Simone Teixeira

    Pe. Joãozinho,

    Ainda não consegui entender o Twitter… Talvez seja cansaço mental! De qualquer forma tenho que lhe agradecer por me ajudar muito através da tecnologia e principalmente da intercessão.
    Segui seu conselho do e-mail e consegui marcar novo encontro para amanhã com meu diretor espiritual. A condição imposta é: se eu não aparecer desta vez, não me atenderá nunca mais! É a linha do “amor exigente” e eu tenho que reconhecer que ele tem toda razão do mundo para agir assim. Hoje pretendo resolver aquele outro problema, mas estou insegura. Não sei se serei capaz de ser firme o suficiente para alcançar meu objetivo fundamental. Reze por nós e para que seja o ponto final de toda esta história.
    Amigo, receba meu abraço como o daquele dia em que voltei a ter vontade de lutar pela vida. Abraço de amigo, irmão, abraço de Jesus, que olha nos olhos, perdoa e sorri…

    Simone.

  3. Rafael Lima

    Muito boa a sua reflexão. Se nos rendemos às novas formas de comunicação na rede, que o façamos com prudência e de modo otimizado, pois não há dúvida de que são excelentes meios de divulgar um trabalho, compartilhar opiniões, propagar uma idéia etc. Acredito que se ampliamos cada vez mais nesses espaços palavras que comuniquem de fato, as tecnologias terão realizado bem a sua finalidade.

  4. ótima definição Padre!!
    Desejo que muitos outros Padres e religiosos,tenham esta graça sobrenatural ,e seguir o seu modelo de evangelizar pelos novos meios!!
    Parabens !!
    Seu amigo
    Paulo Moraes
    http://blog.cancaonova.com/officeweb

  5. Eu me lembro de quando surgiram os primeiros emails gratuitos. Algumas pessoas chegavam a ter dois, tres ou quatro emails em seu cartão de visitas. O que temos hoje é uma verdadeira avalanche de informações: temos mais informações sendo apresentadas do que talvez necessitemos. Então o primeiro desafio é o da seletividade, ou seja, desta massa geral, o que realmente me importa. Outro detalhe interessante: eu li faz algum tempo um estudo publicado por um grupo especializado em análise de comportamento dos usuários na internet. Eles tinham até uma ferramenta que lhes permitia acompanhar o movimento dos olhos dos visitantes nos sites sob análise. A conclusão que chegaram é muito interessante: diferente do que acontece quando lemos um livro ou uma revista, nós lemos uma pagina de forma erratica, sem padrão tradicional definido. Ou melhor dizendo, há um padrão, mas ele não é linear, como em uma pagina escrita. E daí? Daí que este método desenvolvido pelos internautas lhes permite uma velocidade de consulta muito rápida ao conteudo, filtrando a visão por imagens ou palavras chave. Concluímos então que não muda apenas o meio, mas muda também o metodo.
    Apenas cultura geral, vamos em frente com nossa caminhada. Forte e fraternal abraço!

    Edmundo

  6. Ei, Padre!

    Corrigindo o senhor: seu 1º e-mail, foi, na verdade, o “joca@infocad.com.br”.

    Foi nele, lá pelos idos de 1999, que eu troquei as primeiras mensagens em “garrafas virtuais” com o Senhor.

    Bons tempos.

    O “padrejoaozinho@uol.com.br”, salvo engano, é bem mais recente: coisa de 2001 para cá, ainda no último ano em que participara do ENUCC de Maringá! ;-)

    @mazinho_almeida

  7. é isto ai, padre
    Muita tecnologia, um mundo virtual muito doido e o homem continua com suas limitações. Mas de qualquer maneira temos de aproveitar tudo isto do jeito que der e da melhor maneira. Mas uma vez parabens pelo seu blog.
    Um abraço fraterno.

  8. Michelli Brainer

    E nessa pisadinha a gente não consegue desgrudar das novas tecnologias… kkk

    Mas é MUITO BOM “vê-lo” diariamente no Twitter.
    Sensação estranha d q estamos todos próximo, não? Será q a psicologia explica? (rs)

    Sua bênção, padre!!!!

  9. Oi Padre!
    Antenadíssimo com a nova tecnologia!
    Ficou ótimo o texto. Dos cajados ao twitter, o bom padre acompanha os passos do seu rebanho.

    “Que Deus nos ajude a dominar o site, o blog, o e-mail e o twitter…” Amém!

    Sua benção!

  10. Adorei o texto! Vou ser bem sincera, não é sempre que consigo vim aqui ao seu blog e ler o que senhor escreve. As vezes desisto só pelo tamanho do texto. O tempo é curto e as informações são muitas. O twitter é meu novo vicio, é um jeito mais prático de ler o que quero (ou o que acho que preciso) sem gastar muito tempo em leituras extensas. É uma pena essa falta de tempo, e essa nossa limitação em filtrar tantas informações. DEUS nos ajude a dominá-las ;)

  11. Padre, que tal um cd estilo Amigos (sertanejo)? Com a participação de Pe Zezinho, Pe Antônio Maria, Pe Marcelo Rossi, Pe Joãozinho, Pe Fábio de Melo, Pe Reginaldo Manzotti…Irmãos de trincheira…com a diversidade de compromissos, esse encontro seria possível? rsrs
    Que belezinha o programa do prof. Chalita ontem com Pe Antônio Maria…ele não tem Maria só no nome…é um poço de bondade…transborda amor…padre, por mais imperfeitos que sejam, vocês, sacerdotes, conseguem manter a chama acessa, carregam o dom de nos “contaminar” de esperança, coragem…eu não consigo visualizar tamanha responsabilidade… as pessoas têm sede de uma palavra de conforto, de direção,mas mais do que isso, na minha humilde opinião, as pessoas querem ser ouvidas…trabalho com atendimento ao público e, por vezes, me vejo numa situação fora de minha competência profissional…as pessoas estão precisando muito de alguém que as ouçam…estão carentes, querem compartilhar a cruz…por isso acredito que o e-mail, o blog, o twitter, sejam tão bem-vindos…a messe é grande e os operários são poucos, também é uma verdade nas paróquias virtuais…outro dia, o padre contou que um jovem lhe procurou querendo ajuda para ser internado, pois estava viciado em drogas…como já era de noite o padre pediu que voltasse de manhã…nesta mesma noite ele foi assassinado (queima de arquivo)…tem que ter um equilíbrio danado pra lidar com uma situação dessas, não?! Não dá pra salvar o mundo…
    Sua benção,

  12. Sergio Souza

    Notícia do jornal Nacional da Rede Globo do dia 20/10/2009:

    Pesquisar na internet faz bem a cérebro idoso
    A conclusão é de que a internet, se usada diariamente, pode ser um treinamento, assim como palavras cruzadas, quebra-cabeças, um trabalho pra não deixar o cérebro perder a capacidade de raciocínio.

    Cientistas americanos comprovaram que o uso da internet pode ajudar o funcionamento do cérebro em pessoas da terceira idade e em pouco tempo.

    É um mundo desconhecido para os senhores de cabeças brancas. Mas o desafio de pesquisar na internet pode ser um grande aliado contra a demência.

    O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia com 24 voluntários, com idades entre 55 e 78 anos.

    Os grupos foram divididos entre novatos e experientes em internet. Logo depois do primeiro contato com o computador, a ressonância magnética mostrou a atividade nas áreas cerebrais que controlam a linguagem, a leitura, a memória e a capacidade visual nos dois grupos.

    Mas os experientes em internet trabalharam uma área do cérebro muito mais extensa do que a dos novatos.

    Depois desse exame, os grupos foram orientados a passarem duas semanas fazendo pesquisas na internet durante uma hora por dia e voltaram para novos testes no laboratório. Submetidos a uma segunda ressonância magnética, os resultados já foram bem diferentes.

    Além de toda a área que já tinha sido ativada no primeiro contato com a rede, os novatos também trabalharam a parte frontal do cérebro, uma região que controla a memória e a tomada de decisões.

    Em uma nova comparação, os cientistas perceberam que, depois de um tempo navegando na internet, a diferença entre novatos e experientes diminuiu, deixando a extensão da área ativada, praticamente igual nos dois grupos.

    A conclusão é de que a internet, se usada diariamente, pode ser um treinamento, assim como palavras cruzadas, quebra-cabeças, um trabalho pra não deixar o cérebro perder a capacidade de raciocínio.

  13. Pingback: KERIGMA

  14. É padre acho q comigo foi mais ou menos como o senhor…
    não nego dentro destas ferramentas o que mais gosto é o blog, amo escrever mas tmb isitar os blogs…o twitter facilitou muito, por exemplo, agora entrei no blog do senhor devido a um recadinho q deixou no seu twitter:”Vc já leu meu BLOG hoje?” realmente o twitter ta fazendo com q leia muito mais artigos interessantes, tanto pq tenho seguido varios twitter q indicam blogs, artigos, sites etc…

    Que sejamos sal e luz neste meio…

    Com Deus até o fim mesmo sem entender!!!
    abraço
    Renata Cavanha

  15. Aí padre…abri o site do padre Zezinho e fui contemplada com este texto…
    “20/10/2009
    CANTORES REUNIDOS

    Falo de canção e de unidade. Há alguns anos atrás, por sugestão de alguns jovens cantores, tentamos formar uma associação de cantores católicos que englobasse os mais antigos, os novos, os mais diversos enfoques e as mais variadas tendências. Éramos mais de 50, vindos de todo o país e queríamos chegar a 100 representantes de movimentos, editoras, e grupos de fé. No futuro, chamaríamos os cantores de outros países latinos. Queríamos a unidade sem a uniformidade. A idéia parecia boa.
    Pediram que eu presidisse. A primeira coisa que fiz foi chamar para o grupo de liderança, leigos de diversos movimentos e passar a direção para um sacerdote jovem. Eu seria apenas o mediador, já que, naquele tempo, já cantava há mais de 30 anos e a Igreja precisava de sangue novo. Eu realmente acreditava e ainda acredito nos novos cantores da fé. Bem evangelizados e unidos, com canções que traduzissem a liturgia e a catequese da Igreja, eles poderiam fazer a diferença. Eu ingenuamente acreditava em abertura e unidade. Ainda acredito, só que menos ingenuamente…
    Não deu certo. Deus sabe quem foi contra, quando e porque a iniciativa foi abortada. Deus tem os nomes com Ele. Alguém não quis porque aquele diálogo não interessava. Admito a hipótese de que não estávamos maduros ou, talvez, não fosse o tempo. Pode ser que Deus não nos tivesse reservada esta graça. Quem sabe, outro, ou vários outros a realizarão algum dia. Continuo sonhando que, um dia, mesmo depois que Deus me levar, se eu estiver no céu, o que espero que aconteça, verei 100 a 1.000 cantores da fé, não apenas de um movimento, mas de todos os segmentos da Igreja, reunidos pelo menos uma vez por ano, para trocarem experiências e aprenderem juntos o que houve de mais profundo e mais catequético naquele ano. Seria um tipo de congresso ou concílio de cantores. Seria sonhar demais?”

  16. Muito interessante o artigo padre Joãozinho, o homem “dominou a terra”, mas está em processo de dominar o “mundo virtual”.

    Abraço

  17. Padre, interessantíssimo o seu texto. Realmente eh muita informação…Pra o senhor ter idéia, aqui, acolá eu visito o meu orkut,que quase deixo de lado, o meu i-meio que só olho as mensagens importantes, claro. O Blog eu tinha, mas desisti. Facebook criei mas também desisti, agora estou com Twitter que sigo 17, inclusive o senhor é um dos que eu sigo, e que acredito é a ferramenta do momento e boa, prática e simples, quer dizer, hoje eu acho simples, mas penei pra aprender hehehehehe…. amo seus escritos e sua inteligencia é fantástica… continue a passar pra nós seus conhecimentos que abrangem todas as áreas, com tanta clareza e simplicidade… abraços e sua benção.

  18. Pingback: Renata Cavanha

  19. Pingback: Renata Cavanha

  20. Pamela Pinheiro

    Agora conheço seu trabalho nas mais diversas maneiras (TV,nos livros,twitter e blog) essa é a primeira vez que visito seu blog e adorei. Sobre o artigo por sinal muito bem escrito e de fácil entendimento tenho que dizer que hoje em dia é bem capaz dos bebês já sairem da barriga da mãe TWITTANDO o momento do seu nascimento…Diante de tanta tecnologia os jovens acabam se adequando mais á essas coisas do que os idosos, por outro lado eles saem prejudicados por falta de interpretação de um texto ou até mesmo na escrita, pois sentem a necessidade da escrita pela metade(vc,tbm,qq,abç…).Ás vezes me pergunto: mas até onde essa tecnologia pode nos ajudar? Talvés daqui uns tempos o ato de digitar será passado de pai para filho geneticamente…Também tenho twitter, orkut, msn e até um blog que não foi inaugurado ainda por falta de conteúdo. Eu e minha mãe, que á pouco tempo criou uma página no twitter, seguimos o senhor e sentimos que ele de uma certa forma nos aproxima mesmo quando os “Seguidos” não nos responde, porém temos a certeza que do outro lado da tela do computador ou celular tem alguém que lê nossos comentários. Parabéns pelo seu trabalho e abraços de sua seguidora e amiga maringaense.Sua bênção.

  21. Oi Padre.

    Li o texto “Cena de Natal com Padre Fábio de Melo”, que o sr. escreveu no fim do ano passado.
    Conheci o sr. e a Canção Nova por causa do Padre Fábio, justamente por ele ter aparecido na mídia “pagã”, como o sr. diz.
    Não sou pagã, sou batizada na Igreja Católica, mas fiquei afastada por muito tempo.
    E agora, graças a Deus, além de conhecer seu trablho, posso acompanhar o sr. pelo Twitter.
    Gosto mais de escrever aqui, devido ao espaço. Mas o twitter proprociona algo que não temos aqui, que é poder conhecer um pouco de suas características humanas, e não só do trabalho.
    Adoro ser sua sua seguidora do Twitter pq o sr. é muito alegre a animado. E alegria é um dom divino, não é?
    Acho uma gracinha qdo o sr. vai comer e escreve “hummmmm”. Parece besteira, mas isso mostra que o sr. valoriza as coisas simples e essenciais que Deus nos dá, como a refeição de todo dia. Muitas vezes esqueço de agradecer pela comida em meu prato, comida essa que tantos milhões de pessoas ñ tem.
    Passei a prestar atenção nisso.
    Padre, estou passando por um momento muito difícil.
    Qro que saiba que no meio de muitas lágrimas, qdo leio algumas coisas engraçadas que o sr. escreve como “Saudade dos followers” ou “Pena que no céu ñ tem twitter”, o sr. abre um sorriso em meu rosto.
    O sr. escreveu uma frase que me marcou, “Não diga que não tem valor. Vc vale o preço do sangue de Deus!”.
    Suas palavras são abençoadas.
    Achei seu e-mail, vou escrever para o sr. Espero que o sr. leia, sei que tem muitos emails por dia, mas vou tentar.

    Sua benção, Deus te ilumine.

    ps- e quem disse que sua voz parece a do Rauuul Seixas está certo. Ñ tinha notado, mas é realmente parecida.

  22. Adriana Gomes (Adrianinha)

    Padre.

    Peço a Deus todos os dias para me ajudar a dominar tudo isso. hehehe!
    Trabalho com informática desde os 14 anos… e nessa brincadeira percebi esses dias que a soma é de 18 anos.
    Por sempre ser fascinada por computadores, na verdade ser fascinada por tecnologia nem vi o tempo passar.

    Lidar hoje com e-mails, twiter, orkut, facebook, site, blog, msn exige muita engenharia.
    Entrei num ciclo vicioso de querer até fazer compras de supermercado pela internet, mas depois comecei a enxergar
    que se continuasse assim, corria um risco de desaprender a fazer coisas maravilhosas.
    Com o tempo, consegui me policiar muito. Voltei a usar mais o telefone, ir as compras no shopping, supermercados e até comprar um caderno para
    escrever um diário. É bom ouvir e ver pessoas… hehe
    Faço questão de revelar algumas fotos e não deixa-las apenas acessíveis no computador, só dispenso o pagamento de contas na boca do caixa.. heheh

    A tecnologia traz muitas facilidades e todas elas fascinantes e é claro viciantes.
    Hoje o meu vicio maior é sem dúvidas o e-mail. É dificil ficar um dia sem acessá-lo. Já não ligo muito para o MSN. Abandonei o blog.
    Twiter nunca foi minha praia e o orkut é a única rede social que utilizo.
    No orkut consigui reencontrar amigos de infância, da escolinha até a faculdade.
    Além disso, estou em comunidades de profissionais que me ajudam muito na minha profissão.

    Abraços

  23. É preciso critérios para entrar em todas essas Comunidades virtuais. Já recebi convites para mais de 20. É muita perda de tempo! Precisamos, também, dar mais atenção ao mundo real.
    No entando, foi através de ORKUT que encontrei tantas pessoas e fiz contatos até urgentes e necessários. A questão é… tenhamos discernimento e bom gosto. Usemos o mundo digiral com sabedoria e procuremos ser uma presença de amor e de LUZ. levemos JESUS!!!

  24. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    É isso aí, Padre! E vamos em frente pq certamente vem muita coisa por aí ainda!

    A paz de Cristo!

  25. Boa Tarde Padre. Vivat Cor Iesu.

    Sua reflexão acerca da tecnologia para a evangelização foi muito boa. De fato, é necessário que disponhamos de todos os recursos que temos para “COMPELIR” as pessoas na busca de Deus.

    Sejamos um um ponto de apoio e impulssão para as pessoas. E,tenhamos gravado em nosso apostolado, segundo o nosso fundador: “Para tempos novos, obras novas” Pe. Dehon.

    No Coração de Cristo, um fraterno abraço.

  26. joao batista

    Padre a sua profição é uma das mais santas que esiste no mundo eu sou super seu fã e quero ser o seu amigo sabe na minha cidade eu sou catequista e eu tento me espelhar em você e no padre Fabio de melo e eu queria saber se vc podia me mandar um email e o email do padre Fabio de melo

  27. Matéria antiga que não tinha lido, muito boa!!! – RT @padrejoaozinho: Dominai o SITE, o BLOG, o E-MAIL e o TWITTER!!! http://bit.ly/eriIKK

  28. Patrícia

    Padre Joaozinho, acho maravilhosa sua música conheço um coração. Tenho assistido o canal século xxi e adoro ouvi-lo quando vc esta lá. Também tenho assistido vc na CANÇÃO NOVA e te acho um padre alto astral, feliz e fico feliz so de ti ouvir ….e vc realmente é iluminado por Deus e transmite realmente sua mensagem. Abraços Patrícia…Divinóolis MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.