Nesta sexta-feira terei a alegria de cantar as canções do meu CD: SOU FELIZ POR SER CATÓLICO, na cidade de Igarassu, cidade história de Pernambuco:
Caracteriza-se por ser um dos mais antigos e bem conservados conjuntos arquitetônicos, civil e religioso do Estado de Pernambuco. Em seu polígono encontram-se monumentos como a Igreja dos Santos Cosme e Damião, a mais antiga igreja católica ainda em pé no Brasil, que data de 1535, entre outros.
|
Boa noite Pe.!!!
Abençoado evento lhe desejamos!!
Deus o abençoe!
Um abraço fraterno!
Padre,
em Igarassu esta também a “Mariápolis Santa Maria ”
“UM POUCO DE HISTÓRIA”… DIÁRIO DE CHIARA LUBICH – 1965
Não por acaso, o primeiro terreno, adquirido para a construção de um centro de formação do Movimento dos Focolares no Brasil, chamava-se “Terra de Santa Maria”, em Igarassu, a 25 quilômetros de Recife. Chiara Lubich tinha feito uma viagem de visita aos focolarinos e focolarinas das Américas.
Justamente durante a sua permanência em Recife, se apresentou a possibilidade de construir esse Centro Mariápolis. Lemos em seu diário de 5 de maio de 1965:
“Hoje, Nossa Senhora mandou para o Brasil um presente que não imaginávamos: um terreno de oito hectares e meio, para a construção do Centro Mariápolis. Só o anúncio do fato deixou todos felizes. (.) Mas esse terreno tem algo de extraordinário: em questão de dois dias, ver, fechar o contrato, comprá-lo. E, além do mais, é esplêndido. Fascina até quando chove, como acontece frequentemente nessa estação.
A comunidade tem a alegria de contribuir com quase metade do pagamento. É um dinheiro recolhido com um esforço incrível e com igualmente incrível generosidade”.
E continua, no dia 7 de maio: “Muitas emoções experimentou a minha alma, naquele terreno que leva o nome de Maria: Santa Maria, que muito bem se resume naquela divina alegria que senti, hoje cedo, no meu coração, ao amanhecer: uma gota de céu. Agora, Nossa Senhora tem o seu centro (…). Pedi a Ele com fé, que daquele local, Ele conquiste uma infinita glória para si e para Maria. E nenhuma para os homens”.
Chiara voltou a Recife ainda em 1966, e no dia 21 de abril foi à “Terra Santa Maria” para depositar a primeira pedra do futuro Centro Mariápolis (centro de formação do Movimento dos Focolares). No dia 26, colocou nas escavações um pergaminho com a escrita: “Que Nossa Senhora esteja presente aqui por todos os séculos”.
Com o tempo foram surgindo outras construções. Juntavam-se até os trocados que se tinham, faziam-se rifas de algum objeto supérfluo. Uma menina vendeu a sua única boneca para poder contribuir. E a cada fim de semana, 30, 40 pessoas iam até lá para dar a única coisa que podiam: sua contribuição como mão-de-obra. Foi crescendo, assim, o que alguns anos depois se tornaria a Mariápolis permanente Santa Maria, pequena cidade-testemunho de uma experiência social baseada na lei do amor.
Fonte: REVISTA CIDADE NOVA http://www.cidadenova.org.br
Desejo boa viagem Pe. Joãozinho! Com a proteção de Nossa Senhora que o SHOW seja maravilhoso!
Maria Inês