Estamos às vésperas do feriadão de finados, que marca o “início do fim do ano”. É como se virássemos uma esquina e vislumbrássemos o lugar aonde queríamos chegar após uma longa caminhada. Dezembro não conta. Fechamos pra balanço. Só temos mais 30 preciosos dias para terminar os projetos programados para 2009. Neste mesmo tempo é URGENTE programar o ano que virá. Quais as prioridades? Como administrarei meu tempo? Quais os desafios? O que terei que deixar de lado? É momento de rever o Projeto Pessoal de Vida. Este final de semana tem um nome bonito: finados… mas poderia se chamar também “começados”. É preciso respirar fundo e tomar impulso para a reta final. Cuidado!!! É um tempo propício para o stress. Calma.. ainda temos tempo. Limpe a sua mesa… retire aqueles velhos papéis que estão há meses ali, olhando pra você. Que tal terminar o ano com aquela sensação de “dever cumprido”? Temos 30 dias para isso… nada como um dia após o outro!

13 Comentários

  1. Dia dos “Começados” !
    Adorei o texto.
    Que Deus renove o sr. todo dia.
    Que Deus ajude o sr. e a todos nós fazermos uma faxina na alma.

    Sua benção.

  2. Padre, qdo comecei a ler o texto, era como se vc tivesse falando exatamente o que eu precisava ouvir, tenho 30 dias para conclui muitas coisas e vou arregaçar as mangas e não bobiar!
    Obrigada por existir em minha vida e que Deus sempre o abençoe.
    um abraço enorme
    Selma

  3. Boa tarde!!

    Pois é Pe. aproveitar e refletir as bonanças deste ano e o que ainda preciso dá o primeiro passo.Agradecer a Deus por toda vida e dos problemas tirei aprendizado.
    Abraço fraterno!

  4. Sua benção padre,

    Já fazia algum tempo que não me entrava em seu blog, quando ví essa notícia lembrei-me do senhor.

    Cardeal Franc Rodé(prefeito da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica):

    o Concílio Vaticano II despertou “a maior crise na história da Igreja”.

    http://fratresinunum.com/2009/10/28/cardeal-franc-rode-o-concilio-despertou-a-maior-crise-na-historia-da-igreja/#comments

    Parece que não é só o professor Orlando critica o CVII.

    Cristian

  5. maria da Glória Almeida

    Foi bom ler esse belo comentário.Finados momento de limpar o túmulo de nossos entes queridos e de colocar flores naturais. Lembre de teu pai Samuel e reze por ele.Também já retirei os papeis velhos pintei muros, lavei beirados da casa, coloquei areia no jardim, enfim tudo pronto para o fim do ano, mas principalmente para esperar Felipe que nasce dia 16 e vem iniciar a vida na casa da avó.A vida é assim mesmo , uns vem outros vão, mas os que vão já cumpriram a missão na terra e nascerão para a vida eterna

  6. Padre Joãozinho, seu raciocínio e maneira de assistir a vida fazendo dela seu percurso pessoal e nos oferecendo a chance (sempre) de sua partilha, me fascina. Também penso que “começados”. Seria uma maneira interessante para tornar de fato consciente neste momento do ano para todos. Agradeço poder lê-lo diariamente, embora quase sempre não me manifeste. E hoje Padre, especialmente hoje gostaria que o senhor intencione em suas orações eu e minha família.. Minha vivência não é fácil e as últimas horas tem sido de grande dor, embora o sol que vejo pela janela afagando o meu jardim. Sinto-me cinza. E é apenas a FÉ me que mantêm e abastece.

    Um beijo enorme em seu coração Santo
    Marcelo W. – São José dos Campos – SP

    P.S. Desculpa ocupar o espaço que sei é para reflexões tratando, ainda que superficialmente de assunto meu e pedindo por mim.
    OBRIGADO por existir.

  7. Simone Teixeira

    Gostei do seu artigo e do comentário de sua mãe, mas quem se sente “acabada” sou eu e nem sei se realmente vivi este ano ou se passei por ele ou ele passou por mim… No final só ficou a sensação de que toda esperança era falsa, toda alegria era ilusão! Termino o ano acumulando fracassos, com a sensação de que estou perto de um fim errado, porque tudo começou errado, mas está no fim…
    Aquela ingenuidade-burra era muito maior do que você supunha ou você já enxergava e eu é que achava que era só um detalhe! Não era. Era toda a minha história de vida e o fim parecia longe, mas está cada vez mais perto… Às vezes me pergunto: o que não aprendemos em meio século, ainda temos capacidade de aprender? E vai valer a pena, faltando tão pouco tempo para o fim? Finalmente, quando a ficha caiu, já não se usavam mais fichas e os cartões já eram digitais… Perdi tempo, perdi a vida e já nem sei se finados é realmente começados ou se começamos nos iludindo para não encarar o final…

  8. Sergio Souza

    “Agora o meu pensamento volta ao dia 8 de Dezembro de 1965, quando o servo de Deus Paulo VI concluiu solenemente o Concílio Ecuménico Vaticano II, o maior evento eclesial do século XX, iniciado três anos antes pelo beato João XXIII. Entre a alegria de numerosos fiéis na Praça de São Pedro, Paulo VI confiou a concretização dos documentos conciliares à Virgem Maria, invocando-a com o delicado título de Mãe da Igreja. Ao presidir esta manhã a uma solene Celebração eucarística na Basílica Vaticana, eu quis dar graças a Deus pelo dom do Concílio Vaticano II. Quis também louvar Maria Santíssima por ter acompanhado estes quarenta anos de vida eclesial ricos de tantos acontecimentos. De modo especial, Maria vigiou com solicitude materna sobre o pontificado dos meus venerados Predecessores, cada um deles, com grande sabedoria pastoral, guiou a barca de Pedro na rota da verdadeira renovação conciliar, trabalhando incessantemente para a fiel interpretação e concretização do Concílio Vaticano II.”

    http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/angelus/2005/documents/hf_ben-xvi_ang_20051208_immaculate_po.html

    (Angelus, 8 de Dezembro de 2005 Solenidade da Imaculada Conceição)

    Oremos para que o Espírito Santo, nesse “início de fim de ano”, mais que nunca, guie os sucessores dos Apóstolos para que em comunhão com aquele, pela vontade Deus, é o sucessor legítimo de São Pedro, ou seja, o Papa Bento XVI, possam caminhar unidos, como deseja o nosso Senhor Jesus Cristo!

    E da mesma forma para todos nós!

    P.S Parece que o senhor padre Joãozinho, não é o único favorável ao Concílio Vaticano II. Parabéns pela boa companhia!

  9. PADREEEEEEEEEEEEEEEEE….TO TENTANDO FALAR COM O SENHOR NO TWITTER MAS NÃO CONSIGOOOOOO….RSS

    O LINK PARA O CASAMENTO DA DRI É

    http://wmsbr.webtvcn.com/adriana

  10. Gostei disso Padre: por que não começados ao invés de finados, né mesmo? Em todos os sentidos: dias começados para nós e para os nossos amados que voltaram para o Pai. Começaram uma vida nova, lá onde um dia nos encontraremos. Choro muito meus amados falecidos, por puro egoísmo, pois sei que lá onde estão… Estão muito melhores que todos nós juntos. Abraço fraterno. Lourdes Dias.

  11. Maria Célia

    Padre Joãozinho,
    Acompanho o senhor e pe Fábio no twitter, mas como não consigo ainda postar um recado lá, envio-o por aqui.
    Acho muito lindo o seu carinho pelo pe Fábio. É um carinho paternal. Sempre o senhor tem uma palavra que nos demonstra isto e que está atento ao que acontece com ele.
    Outro dia o senhor perguntou se ele estava repousando em Taubaté; ontem o senhor o elogia por ele presidir o casamento com febre.
    Por outro lado, percebo que quando as coisas apertam pelo lado do pe Fábio, ele corre procurando abrigo nos seus braços.
    É uma relação de Pai e Filho. Isto é um exemplo para outros sacerdotes e para quem aspira o sacerdócio.
    Que Deus nunca permita que essa amizade se interrompa.
    Deus os abençõe.
    Maria Célia – Rib Preto

  12. Juliana B

    Simone,
    Seu comentário ficou ecoando no meu coração…fui a missa e lá o ofertei…desejo que encontre novo ânimo pra findar este ano,mesmo com tantas dificuldades. Suas súplicas perseverantes não foram em vão, acredite…

    “Consulte não a seus medos,mas as suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações,mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou,mas com aquilo que ainda é possível a você a fazer.” (Papa João XXIII)

    “ Há porém, uma coisa que vocês, amados não deveriam esquecer: para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia” (2 Pd 3,8)

  13. Adriana Gomes (Adrianinha)

    Oi Padre.

    Após ler e refletir sobre este post, comecei a agir.
    Semana passada limpei minha gaveta e armário do trabalho. Fiz uma lista de materiais de escritório que vou precisar para começar o ano e fiz a encomenda na papelaria.
    E como não dava apenas para aplicar isso na vida profissional, resolvi dar uma limpada na vida pessoal e espiritual… marquei médico para fazer uns exames e saber como anda a saúde, e até o final do mês quero fazer uma boa confissão para entrar no Advento limpa e renovada.

    Padre, obrigada pelo pastoreio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.