Este é um assunto polemico realmente e envio minha opinião:

1) O mundo muda e não vejo nenhum mal a igreja usar a mídia para evangelizar. Tendo a aprovação do bispo, creio que é suficiente. Pois o bispo pode reorientar em coisas que precisam realmente voltarem no trilho.

2) Eu conheci padre Marcelo, padre Fabio, Padre leo através de dvd e padre Joaozinho através do padre fabio no twiter e muito bem fez para mim. Eu tomei a decisão de me batizar na igreja católica. Começo o curso no ano que vem. Eu sou ex evangélico.
E assisto várias palestras de Padre Fabio e Padre Leo etc…Não somente eu, meu filho, minha filha, minha familia. Posso dizer com segurança que hoje sou uma pessoa mais feliz e mais próximo de Jesus Cristo.

3) O que acontece neste processo é que naturalmente, qdo a gente recebe um bem de alguem, a gente deseja que esta pessoa entre em nossa vida real. Não somente por dvd. E isto nós público tem que entender que é impossivel para o padre atender a todos, pois tem muita maldade neste mundo e ele tambem como padre e como pessoa tem que tomar cuidados.
E o que acontece? aquele que fez tanto bem para gente e continua fazendo através do seu trabalho, a gente começa a olhar com olhos. Puxa mandei um ou mais email/ twitter para ele e ele não me respondeu. Eu não sou importante . Será que ele
pensa que eu sou ruim. Me julga etc..Então aí começa a desilusão de ver o padre que evangelizou com o seu trabalho e se decepciona com a pessoa que não tem coragem de responder um email até perguntando sobre coisas de Cristo.
E aí eu acho que é a preocupação da igreja.
Pode criar confusão para o p~ublico e para o padre tambem pois ele afinal é um ser humano.
O remedio para isto? REzar bastante , e continuar co a obra e confiar no espirito santo, para orientar o publico e o padre.

3) Agora eu acho que a igreja católica teria que ir para tv aberta. Tem que evangelizar sim. Em Mateus diz que devemos pregar o evngelho em cima dos telhados;

4) O que acho tbem é que uma parte da renda do trabalho seja obrigatorio par arecuperar os pobres/ drogados/ prostituas
Isto seria maravilhoso. isto seria obra real , e aí o povo iria entender em profundidade, que o trabalho é de Jesus, pois tem a obra real pro trás.

é isto ai espero ter ajudado e muito bom o tema.
Desejo do fundo do coração que Deus abençoe spadre Marcelo, padre Fabio de Melo, Padre Joaozinho, Padre Leo e Bethania.
e todos os padres do Brasil e leigos (que me incluo).

não desistam e animo. O animo é de Cristo. o desanimo é do encardido.
e vcs tem que perdoar o publico. as manifestaoes as vezes , é momentanea. A gente ama o bem, mas quer um pouco de atenção, e uma forma de chamaa atençaõ é as vezes dar umas cutucadas.

Quem sabe este bispo não quer dar uma cutucada? Afinal o padre estrela que ele fala, aparece mais que ele. Não é um pouco de ciume não?

Carlos

http://twitter.com/CarlinhoOle

22 Comentários

  1. POLIFERNANDEZ

    “””””APLAUSOS”””””

  2. Olá padre!!

    Acredito no sistema de evangelização dos padres como fabio de melo, padre Marcelo, o sr. Enfim, com certeza evoluimos com isso…mas é necessário prestar um pouco de atenção(fabio de melo),pois as vezes acontece de cegarmos para uma ilusão artística(mais do que o normal) e isso muitas vezes prejudica. Pe. isso só serve para o lado oposto criticar e tirar proveito da situação!!

    Quem tem brilho próprio como vcs, não precisa agir como o pe. fabio está agindo. Gosto muito de vcs, mas prestem atenção, tem gente que se diverte muito com isso!! e aproveita para querer subir no muro e aparecer!
    Abraços

    Cecília Barros

  3. Elaine Mendes

    Padre joãozinho obrigada por compartilhar esse comentário do Carlos.
    O que ele falou sobre a relação do público com o padre é pura verdade. O padre midiático chama a atenção por seu dom de comunicar seja pela música ou modo de falar. E o discurso religioso sugere intimidade ainda mais sendo o padre um homem celibatário. Essa condição o faz livre para ter contato com qualquer um. Assim há muita expectativa do público perante o padre midiático. Eu pude ver algumas fotos do Pe. Reginaldo Manzotti num programa da TV Século XXI e me encantei com uma foto de uma senhora abraçando o padre, que lindo meu Deus! Ele amparando ela, se deixando tocar, se fazendo próximo, parecia Jesus. E realmente essa aproximidade não vejo muito com o Padre Fábio. Talvez com toda fama que ele tem agora haja dificuldade para ele demonstrar seu afeto. Estive na ABL para não só ganhar um autógrafo do Padre e do Gabriel, mas para dar minha palavra de incentivo. Confesso que só pude falar com o Gabriel, pois o padre estava cercado de assessores que faziam praticamente uma barreira. Vendo aquilo e somando-se a isso minha timidez, sim apesar de trabalhar na pastoral da juventude sou tímida, nem fiz questão de olhar diretamente pra ele. Mas, fiquei feliz em gravar um depoimento e ver o acolhimento que ele deu ao casal de idosos que estava na minha frente. Eu tinha conhecido esse casal durante a espera e fiquei verdadeiramente feliz por eles terem sido cumprimentados pelo padre e trocado umas palavrinhas. Talvez por ser uma mulher jovem os seus assessores resolveram ser mais rígidos comigo. Mas tudo ocorreu tudo bem, não houve nenhuma histeria, pelo contrário houve muita serenidade.
    E concordo com o Carlos, as TVs católicas deveriam se abertas. Aqui no Rio a Teologia da Prosperidade ganha cada vez mais adeptos pelo aumento do tempo alugado pelas seitas nas TVs abertas. CNT, BAND e RedeTV são campeãs de programas evangélicos. Enquanto isso, eu para assistir a TV Canção Nova e a Rede Vida eu tenho que ter uma Internet banda larga ou a Net (TV a cabo). TV Aparecida e TV Século XXI nem consigo ver pela internet.
    Sua benção padre.

  4. Padre Joãozinho,

    a questão dos sacerdotes showman e da mídia, penso eu, relacionam-se a segunda tentação de Cristo. Também, há de se considerar que, um dos problema da mídia, é que através dela, não é possível cumprir o pedido do Senhor: Não deêm o que é Santo aos cães e nem atirem pérolas aos porcos. Isto a meu ver, aponta para uma consideração daquilo que pode ser feito e dito em público na pregação. Porque nosso Senhor também pregou em público, mas sem atirar pérolas aos porcos e nem dar o que é Santo aos cães. Veja que Lutero ao dar a Bíblia ao povo, também de um certo modo, atirou pérolas aos porcos e deu o que é santo aos cães. Como então fica; “Aquele que me ama guarda meus mandamentos…” ?

    Existem vários problemas no que diz respeito a mídia, que de um derto modo, tornou-se o templo da modernidade, onde o homem, adora o próprio homem.

    Fique com Deus.

    Abraço

  5. Auxiliadora Alvim

    Concordo muito com que escreveu o nosso amigo e irmão, Carlos, só não concordo quando pergunta, será que o bispo não está com um pouco de ciúmes do padre que está aparecendo mais do que ele? Penso que o bispo tem razões para preocupação, pois limites deverão ser considerados e atitudes avaliadas pelos superiores hierárquicos. Só faço a seguinte pergunta, será que a igreja está conscientizada do quanto estes padres na mídia têm conseguido evangelizar? Reconsideração, penso que a nossa greja necessita fazer. Claro que a evangelização só pela mídia não é suficiente, mas penso que no contexto atual ela não mais poderá deixar de existir.

  6. Elaine Mendes

    Concordo com a Auxiliadora Alvim.
    Estamos na era da comunicação, não tem como a Igreja Católica anunciar o Cristo sem ser pela mídia (TV, Rádio, computador), pois não tem jeito, a mídia já tem o poder de colocar nas nossas mentes os assuntos que devem ser discutidos. Infelizmente, por causa da secularização, Jesus Cristo e seu ensinamento não são mais comunicados como antes e daí cada vez mais Ele se torna algo distante de nós, ou seja, algo que não faz parte do nosso cotidiano. Sem falar que há o agravante das seitas ocuparem importantes espaços da TV aberta e daí anunciar um falso Cristo e uma falsa Igreja.
    O caminho é sem volta, a Igreja para atender a ordem de Cristo de ir a todo mundo anunciando a boa-nova deve sim ocupar-se das diversas formas de comunicação.
    Sua benção

  7. Padre Joãozinho

    Eu concordo em partes com o Carlos.
    Como diz o funk carioca, cada um tem que ter o seu quadrado. Não um quadrado que feche ou molde as pessoas, mas um quadrado que delimite o espaço de cada um.
    Sou professor de Filosofia na rede pública estadual, uma das perguntas que os alunos mais fazem é se eu acredito em Deus (isso porque um outro colega de magistério meu é ateu). Eu logo respondo que sim, e falo com tranquilidade que além de acreditar em Deus eu sou um cristão católico, não para me vangloriar do meu credo, mas para mostrar que em nada a Filosofia deturpa a fé; e deixo claro que estou lecionando Filosofia sem o intuito de fazer proselitismo religioso respeitando também os demais credos.
    Acho que o padre que tem a função de levar a mensagem de Deus na mídia (acho que está na hora de colocar o termo “padre showman” de lado por ter sido um equivoco do agente da ZENIT), tem que respeitar a diversidade ideológica de cada veículo de comunicação e participar apenas daqueles onde convém sem detrimento das mídias que não partilham do mínimo respeito ao valores morais e da família cristã, e estão apenas preocupados com os índices do IBOBE.
    Com isso, eu não estou dizendo que os padres não devam estar nos canais abertos seculares, mas terem ponderação e participarem dos que promovam a boa repercussão da mensagem.
    Um programa onde o padre Fábio esteve várias vezes e onde ele conseguiu pregar a sua mensagem com êxito, foi o Programa Raul Gil, na Band (e olhe que além do programa ser secular, o apresentador se denomina evangélico). Outro programa onde ele esteve e onde a sua participação não produziu mensagem, foi num quadro do Programa Silvio Santos, onde o padre Fábio se limitou a participar de um quadro onde tentava descobrir as charadas lançadas do homem do baú.
    Com isso, quero deixar bem claro, que não estou criticando o padre Fábio de Melo, não foi só com ele que aconteceu isso, é só a gente se lembrar do que aconteceu com o padre Marcelo Rossi em uma de suas participações no Domingo Legal há alguns anos: o padre foi convidado ao programa e o ator Jorge Lafond (o que fazia o transformista Vera Verão no humorístico “A Praça é Nossa”). Passado algum tempo o Jorge Lafond veio a falecer e começaram a surgir comentários na mídia que no dia do programa, onde o mesmo estava travestido de seu personagem e participando da equipe feminina do programa, ele se ausentasse do palco no momento em que o padre fosse se apresentar e, retornasse em seguida, não o fazendo por se sentir discriminado. Logo a imprensa atribuiu o quadro de hipertensão e depressão do ator ao acontecido, atribuindo a culpa não a produção do programa, mas sim, ao padre Marcelo Rossi. Ou seja, um programa de televisão como esse, era o lugar mais propício para evangelizar?! E nem estou falando com relação a homossexualidade do ator, que ao meu ver é tão filho de Deus como qualquer hetero que estava lá no dia, mas um programa que não sabe lidar de forma coerente nem com os seus convidados?! E quem ficou falado no final? Claro que foi o padre, uma vez que o povo não está nem ai se a produção paga atores pra se fazerem de membros do PCC ou leiloarem falsas roupas intimas de atores globais!
    Então, não penso que o monsenhor esteja com ciúmes, mesmo porque esse artigo é fruto de uma conferência de uma universidade da Itália, mas sim, preocupado que tais desconfortos como esse que eu citei, denigram mais a imagem dos padres, como da Igreja.
    Acho sim, temos que usar dos meios de comunicação para evangelizar, mas com cautela, pois, nem mesmo Jesus que sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, não conseguiu realizar milagre algum onde não foi bem recebido (Mc 6,5-6). Imagine nós que somos humanos e suscetíveis a erros!
    Para concluir, gostaria muito de pedir ao padre Joãozinho que aproveitasse dos rumos que o debate e fizesse alguma referência ao Decreto “Inter Mirfica” sobre os meios de comunicação social, do Concílio Vaticano II.
    Estou gostando de participar e ver todos os comentários positivos e negativos, isso está me levando a aprofundar melhor a minha reflexão!

    até mais!

    Fernando Mazer (@fernandomazer)

  8. Obs: Desculpem alguns erros ortograficos padre, é que estou exausto e já está ficando tarde, espero que o senhor atenda ao meu pedido no final da postagem anterior como continuidade do debate com mais essa reflexão proposta!

    Fernando (@fernandomazer)

  9. Sergio Souza

    E as pessoas que estão na mídia? Devem ser privadas da salvação que Cristo nos trouxe, ou deveríamos virá-las às costas para atirarmos pérolas aos porcos?

    “[…] que aqueles que escolheste,
    E tomaste pela mão geralmente eu não os quero do meu lado”

  10. Sergio Souza

    Retificando… “Ou deveríamos virá-las às costas para nã atirarmos pérolas aos porcos”

  11. Maria Inês

    Pe. Joãozinho,

    ….noooooooooooooooooooooooosssssssssssssssssssssssa

    REZAR MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. “Pois é! depois de ver os comentários no blog de pessoas tentando chegar perto de determinados padres na Canção Nova e não conseguir por causa da multidão ou como colocou a Elaine por causa de “assessores” tem gente que infelizmente tem coragem de falar “QUEM FICA NA PREGUIÇA VAI CONTINUAR NA PREGUIÇA” o grande problema da questão é que “ determinada pessoa para mim NUNCA FOI VISTA COMO POPSTAR, RICO BONITO OU FAMOSO, mas como um ser humano ( ele sabe disso), CHEGAR AO SER HUMANO com certeza é muito, mas muito difícil… AJAM MARES!! O melhor mesmo até por pedido do próprio É NÃO PRENDER Alias nunca prendi e nunca farei isso ( ele também sabe disso)… ser amigo e amar os outros É UM ENTRAR NO TEMPO DO OUTRO…. se realmente isso foi importante para ele pode ser que um dia aconteça…
    Padre Joãozinho… Estou escrevendo para o senhor apenas para o senhor… Ele este perdido no meio disso tudo não esta? Quando penso nisso me dá uma punhalada direito no coração… nao sei o que pensar…

  13. Daniel Volpato

    Carlos,

    Assim como você se aproximou da Igreja após ouvir determinados padres evangelizando, já ouvi casos contrários.

    O pai de uma conhecida era evangélico mas estava se aproximando da Igreja, muito próximo de voltar de vez. Pois bem, ele sempre assistia o programa de um padre na TV. Certo dia, escutou esse padre dizendo que não era preciso alguém deixar de ser evangélico para ser católico, que não fazia diferença. Resultado: resolveu ficar como estava.

    Quem sabe se não tivesse assistido o programa naquele dia, por conta daquela fala erroneamente dita, estaria na Igreja. :(

  14. Patricia-SP

    Boa tarde Pe. Joãozinho.

    Gostaria de postar aqui uma historia que simples mas acredito ser bastante reflexiva.

    “É relatado que as civilizações dos primordios caçavam um único animal grande para satisfazer sua necessidade alimentares, porém com o passar das décadas, os humanos evoluiram sua capacidade de inteligência e começaram a praticar nóvas estratégias de caça.

    Os homens daquela época cercavam manadas de búfalos e faziam com que estas manadas caminhassem lentamente rumo ás montanhas que desembocavam em penhasços fulminantes.

    Quando os animais estavam próximos as subidas destas montanhas, os homens assustavam a manada que saia em disparada achando que estavam fugindo do perigo. No entanto a realidade revela que elas estavam caminhando diretamente aos penhascos.

    Após os animais cairem, em massa, morriam por causa da alta queda. Os homens ficavam felizes por terem descobertos uma nova forma de caça, mas a realidade é que somente pouquíssimos animais eram usados como alimento para o grupo de homens. O resto de centenas de animais mortos tinham suas carnes apodrecidas e não mais serviriam para consumo. Foi aí que o homem se deparou pela primeira vez com chamado verdadeiro desperdício.

    Aí transfiro esta mesma idéia para os que levam as massas. Se tais não forem coerentes e verdadeiros naquilo a que se predispuseram a fazer até conseguirão ter sucesso pessoal no final da jornada, alguns seguidores também conseguirão ser aproveitados pela evangelização com suporte e direção espirtual concreta. Mas há também o risco de uma maior massa de seguidores, que acreditando naquilo que lhes fora proposto, se vejam perdidos, desorientados, enganados com o tempo das palavras bonitas mas vagas no compromisso com a alma humana e depois venham a se precipitarem nos penhascos da própria almas aladas.

    Ao meu ver um showman, nada tem a ver com Padre evangelizador, este último assume o compromisso de lidar com a transformação e mudança de uma massa para um futuro e mundo melhor. A semente a ser lançada aos ares, por eles, devem ter força de crescimento e florescimento.

    Acho que era isso que me disponibilizei a escrever.

    Patricia-SP

  15. Dioni Rodrigues

    Boa tarde, Padre joãzinho se vcs se dissem a igreja de Cristo , porque a renovação carismatica aprendeu com os evangelicos o batismo com o espirito santo? porque quando era catolico nunca vi isso e para de cantar esta musica ridicula que e feliz por ser catolico, vc e ridiculo e Jesus Cristo não estabeleceu uma religião, mas sim uma obra eterna, se converta dinovo vc e um falso profeta e um ipocrita, porque vc não coloca em seu blog” Vários fies Catolicos se corvertem dia após dia ao protestantismo”.

  16. Dioni, boa noite, meu irmão.

    Você está enganado, pelas pesquisas, católicos aumentam cada vez mais, pelo que escutei, no mundo são 1 bilhão ou mais de católicos. Só pra te dar uma certeza, a Igreja católica, sempre sempre será a mesma, nunca se abalará, ela é eterna. Te digo uma coisa ainda foi Jesus quem a criou. Errado é você ser um evangelico. Igreja criada pelos homens. Desculpe meu amigo mais é a pura verdade.

  17. Então sendo o bispo igual a qualquer outro, pois diz na biblia que todos pecaram inclusive ele, se ele se jogar ponte a baixo devo ir também ?

  18. Valtair vc tbém está equivocado tanto quanto as igrejas evangélicas, se vc observasse a biblia sem colocar a religião no meio que é o que separa Deus de todos veria que a igreja na qual pertence sofreu varias influencias humanas pois se não fosse assim não haveria várias divisões e até tantos descontentes saindo dela para criar outras como batista e presbiteriana que vai dar no mesmo tbem foram criadas por descontentes.A igreja perfeita de Deus não encobre pedofilia leia a biblia e vai ver como Paulo orientava as igrejas daquela epoca em toda a sorte de pecados e não jogava nada debaixo do tapete,não é muito estranho então o que as igrejas hoje fazem acobertando toda a sugeira ? A igreja certa é aquela que foi criada por Cristo que deu a chave a Pedro para abri-la,e que o dicípulo Barnabé ensinou Saulo que virou Paulo que formou sete igrejas na época com a doutrina que Cristo deixou para construi-las.O que tinhamos de fazer era seguir sem por nem tirar nada dessa doutrina e aceita-la da forma que está pois ela é perfeita e não causa divisões. Nela todos pensam como Cristo,sem pedofilia, sem padres, sem homessexualismo,sem santos,revelações,curas duvidosas,campanhas mil para arrecadar dinheiro, sem dizimo,sem praticas pagãs, sem idolos e muitas outras coisas que se encontram na biblia para todos lerem simplesmente aceitando da forma que Cristo construiu,se a sua é assim vc está em uma igreja do Senhor se não vc não acha melhor rever seus conceitos ou melhor ajuste-os aos da biblia e vc verá a verdade.

  19. eu nao entendi isso nao testemunho

  20. nao me tenha por mal testemunho e uma madanca de vida vc nao vai convenser nenhum evangelico quando foi pra eu me converter para crito eu fui transformado pela palavra de DEUS por que sua palavra diz que nem so de pao vivera o homem por favor entra no meu orkut e me detalhe essa situasao amem estou esperando

  21. Oi, adorei o blog! Muito útil, vou recomendar para todos os meus amigos!

  22. por que que toda vez que vai batizar um filho precisa fazer o curso de novo e idem os padrinhos.Gente famosa não faz curso nenhum………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.