Estamos no 1º domingo do Advento. O ano litúrgico não coincide com o ano civil. Com o domingo do CRISTO REI, terminou o ano litúrgico. Agora começamos um tempo novo. É um tempo grávido de muitas expectativas, mas a maior dela é que Jesus nunca pare de nascer de novo. Deus nos salva nascendo permanentemente na história, por meio da ãção do seu Espírito nos sacramentos, na Igreja, no povo de Deus.
— EVANGELHO DO DIA —
Evangelho segundo S. Lucas 21,25-28.34-36.
«Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar;
os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas.
Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória.
Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima.»
«Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente,
como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira.
Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»
A sua benção Pe joãozinho!
“…que os vossos corações não se tornem pesados com…as preocupações da vida”. Como isso é difícil, não é mesmo?
A minha vida é povoada de pré-ocupações…sempre de olho no que poderá acontecer, tentando prevenir problemas, buscando proteger a família dos dissabores do cotidiano. Desgastes desnecessários!!
Preciso aprender mais sobre o advento, sobre esse “tempo grávido” de esperanças e de fé. Preciso gestar em mim uma fé transbordante, que cura os meus medos!
Neste advento preciso resgatar o meu silêncio na oração dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola…necessito abraçar a criança que vive em minha alma…é um caminho bonito…resgatar a alegria nas coisas simples da vida. Preciso de Jesus cada vez mais presente, pois só assim eu posso crer na pureza dos olhares…acreditar que esse mundo pode ser melhor, através do meu santo amor e do meu santo cuidado!! Um abençoado tempo de advento para o senhor!!
O senhor já entrou no meu blog? http://silenciasuaalma.blogspot.com/
Abraços!
Fátima Regina
Pingback: João Carlos Almeida
Pingback: Twitter Trackbacks for Advento: TEMPO NOVO! « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com
Cada dia aprendo algo novo no seu blog.
Não sabia que existia diferença entre ano litúrgico e ano civil.
Que seu novo ano seja repleto de Deus!
Sua benção.
Padre Joãozinho,
Gostei da explicação…., estou chegando da Missa das 10 na Matriz da Candelaria. Festa de Bodas de Ouro de um casal conhecido, uma cerimonia linda: foi o filho sacerdote, que rezou a Missa de Bodas de seus pais… pe. Evandro mora em Roma, e veio especialmente, para festejar com seus pais.
Ao comprimentar a mãe disse: que felicidade para uma mulher comemorar 50 anos de casados, abençoado por um filho sacerdote.
ah… Pe. Joãozinho lembrei de pedir ao Coração de Jesus por sua saúde e por todos os sacerdotes!
e pelas Famílias!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maria Inês – Itu SP
Tempo novo… novo tempo…
Novos pensamentos e reflexões
Novas perspectivas, fechando-se ciclos
Mostrando o caminho
Para evolução.
Bjs, Pe, sua bênção, boa semana!
Pingback: anna
Este tempo das destruições concretas e também das subjetivas, já se instalou há muito tempo em nossas vidas e tem sido difícil para mim, manter-me de pé! Ora apoiada em antigos valores, ora na razão e no eom senso, ora na pura e simples fé incondicional, mas ainda assim, quantas vezes tenho beijado o chão sujo da vida, nas quedas inevitáveis! Como tem sido difícil encontrar aquilo que edifique, no meio de tantos escombros humanos!
Deus tenha piedade, compaixão e misericórdia de nós!
Renata Prado.
A palavra Advento em latim significa vinda,chegada,início.Escatologicamente a parte,coloco que nos remete ao Natal,ao nascimento de Jesus:a vinda do Filho de Deus,a chegada de Jesus e o início de um tempo novo que duraria para sempre.
Que nesse mundo tão conturbado e contraditório,a chegada do Tempo do Advento hoje,nos encha de esperanças e nos faça refletir sobre o que é o Natal e seu verdadeiro e único significado que foi Jesus nascendo humildemente na pobreza,no campo,no meio dos animais.E que o melhor presente que nós possamos dar a Jesus que é o aniversariante,pois afinal é também uma festa de aniversário,seja primeiro não nos esquecermos Dele e de como foi seu nascimento.Depois nos esqueçamos do resto,do excesso de consumismo e façamos de verdade uma grande festa em nossos corações para recebê-lo,com muito amor e alegria,pois foi isso que Ele sempre nos ensinou.
Pingback: valeria araujo
Oi Pe. sua bênção!
Nossa que saudade daqui..Infelizmente meu tempo anda curto graças a Deus muito estudo e trabalho com meus doces…hehehehe
ore por mim padre.Ahhh já tive faringite sei o que é isso mas a esofagite não foi embora continua!
Abraço fraterno e melhoras!
ANA VALESKA E BIANCA
padre joãozinho, sempre que presenciamos uma oferta de vida, de amor e de entrega ao próximo, renascemos, pq é lindo poder acreditar que é possível e que vale a pena, lindo a união em pró de uma causa com a do hospital de Barretos, alem das doações materiais, era palpavel a alegria que as crianças estavam com a presença dos senhores sacerdotes entre outros, na doação da alma, na extensão do amor de Deus, em um domingo tão místico de tanta esperança , no tempo de espera, de sonhos bons, e como é bom sonhar bom, um domingo para melhor descrever domingo gostoso primeiro domingo do Advento, pe. boa semana, cuide bem da saúde, sua benção
Obs: tenho aprendido muito lendo e ouvindo suas palestras.
É um tempo novo,que todo ano faço parte desse recomeço.Sinto como é sempre a´primeira vez e não um celebração anual.amo ser católica,pois temos essa oportunidade de sempre recomeçar,assim que me sinto a cada ano liturgico que se vai e um novo advento que chega,sempre aprendo mais e mais.Graças a Deus.