Dentro de alguns dias terminará a primeira década do terceiro milênio. O Papa Bento 16 já governa a Igreja há cinco anos.  É hora de nos perguntarmos como estamos administrando o tempo que Deus nos dá. Todos os dias recebemos de presente 24 horas para viver. O que faço com cada um destes preciosos minutos? Dizem que é saudável repousar 8 horas por dia. Restam 16 horas. O que faço com elas? Uma nutricionista me disse que devemos dedicar, ao menos uma hora para o almoço e, no mínimo, mais uma hora para as demais refeições. Ou seja, para o bem de nossa saúde devemos passar duas horas nos alimentando. Restam 14 horas. Minha cardiologista me intimou a caminhar uma hora por dia. Consegui negociar com ela 45 minutos. Mas ela me pediu ao menos mais 15 minutos de alongamentos. Não tem jeito. Todos concordam (uma minoria pratica) que devemos praticar algum tipo de atividade física por, ao menos, uma hora por dia. Restam 13 horas. Deste tempo devemos recordar que, se quisermos viver, precisamos trabalhar. Quanto tempo você trabalha por dia? Fiz uma pesquisa rápida e descobri que a média do expediente brasileiro é de 8 horas. Temos ainda 5 horas. Quanto tempo dedicar à oração? Os místicos dizem que podemos começar com meia hora por dia, mas o ideal seria dedicar-se, ao menos uma hora a oração. Bem, ainda restam 4 horas. Que tal um bom programa diário de TV? Isso nos ocuparia uma hora? Restam 3 horas. Mas devemos conviver com as pessoas de nossa casa… Quanto tempo? Digamos… uma hora! Restam 2 horas. Quanto tempo gasta no banho? 15 minutos? e fazendo atividades de rotina, como tratar os passarinhos ou regar as plantas? Mais 15 minutos? E dar aqueles telefonemas? E atender ao celular? Mais meia hora durante todo o dia? Faça as contas. Restou UMA HORA. Que tal dedicá-lá inteirinha ao seu computador? Nesta uma hora você responderá os e-mails, atualizará BLOG, ORKUT etc e tal… e ficará ao menos meia hora no TWITTER. Agora pense comigo. Quanto tempo você fica na Internet? Se fica duas horas por dia, está roubando o tempo do que? Do sono? Do trabalho? Da oração? Da alimentação? Das pessoas? Pense nisso e responda em comentário a este POST: Quanto tempo você fica na Internet por dia e qual sua meta de administração do tempo para 2010? Lembre-se: o tempo é um precioso dom de Deus!

28 Comentários

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for Como você administra seu TEMPO? « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com

  2. Acredito que nunca tive muito tempo pois como educadora sempre levamos os trabalho para casa e as oito horas viram dez, doze ou mais, ano que vem me aposento e ainda não sei o que vou fazer com tanto tempo livre, com certeza vou orar mais e fazer algum trabalho voluntário, e atividade física é claro, quanto o tempo de comer acho que quanto mais a idade avança menos tempo devemos dedicar a esta tarefa. Vou procurar preencher também este tempo livre lendo muito e fazendo algo relaxante como cerâmica ou algo assim.

  3. nossa padre!
    nem penso como utilizo meu tempo, só gasto.afazeres de dona de casa,de mãe, esposa, professora,filha que cuida do pai viúvo, irmã mais velha que ouve aconselha conversa, twitteira que se senta na frente do computador e reponde a posts enquanto as panelas estão fumegando no fogão, para tudo pra atender o telefone, ver os joelhos ralados,assistir ao jornal com o marido fazer os deveres com as filhas ou brincar com elas.mais tarde põe todo mundo na cama, ensina a rezar, fecha as janelas, dá uma útlima ajeitada nas coisas, toma um banho, assiste à canção nova no fim da noite reza com a luzia santiago no Deus proverá e pede a Deus a graça de fazer tudo de novo no outro dia.AH! a atividade física fica sempre pra começar na próxima segunda.

  4. O ano 2009 está terminando e passou muito rápido.
    REALMENTE,o tempo está passando muito rápido.
    Mas acho que é para quem tem sempre algo a fazer. Hoje em dia parece que 24h não é suficiente para resolvermos tudo que temos a fazer.Meu tempo todo é tomado,pois trabalho 8h/dia,faço cursos,arrumo a casa e ainda tenho tempo para servir ao Senhor.
    O tempo de Deus é diferente do nosso,pois para Deus um ano pode ser mil anos.O tempo de Deus é perfeito. Muitos vivem segundo o tempo terreno e não o divino.
    O ano está terminando, e o que você fez? Os projetos que tinha planejado deram certo? Ou só ficou no papel?
    Tem gente que perde as coisas de bobeira,achando que vai conseguir mais tarde.Tem pessoas que esperam acontecer para dar certo.Outras correm atrás!
    Tudo na vida é passageiro, mas nada é por acaso.E o tempo é algo precioso que nós temos,por isso precisamos aproveitá-lo da melhor maneira possível,porque senão…poderá ser tarde demais.
    Por isso saiba amar e ser amado, e não se esqueça do mais importante:JESUS CRISTO !
    “DEUS É O NOSSO REFUGIO E FORTALEZA
    SOCORRO BEM PRESENTE NA HORA DA ANGÚSTIA.” Sl 46:1
    Não percam a esperança. No Senhor está a vossa fortaleza e somente com Ele sereis vitoriosos.
    Rezai. Os homens se afastaram da oração e se tornaram escravos do maligno. Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
    SE ENTREGUE A JESUS!!
    Libertai-vos verdadeiramente e servi ao Senhor.
    “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14)

  5. Elaine Mendes

    Padre esse assunto é ótimo para o exame de consciência antes da confissão. E infelizmente ao ler seu texto, concluo que sou indisciplinada e realmente a Internet vem ocupando bastante o meu tempo. Acho que vou diminuir meus comentários no blog… Tô brincando, mas eu devo mesmo refletir o tempo que gasto na internet. Pelo menos a qualidade deste tempo.

    Sua benção

  6. Pingback: João Carlos Almeida

  7. Pingback: maria bezerra da tr

  8. Pingback: Iranilson Melo

  9. Boa noite Pe. Joãozinho. Peço a sua benção. Adminitrar o tempo não é coisa fácil para muitas pessoas. Devemos saber priorizar nossas atividade e realizá-las no seu devido tempo. Administrar o tempo não é uma questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade: é uma questão de saber definir prioridades. Provavelmente (numa sociedade complexa como a nossa), NUNCA vamos ter tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer. Saber administrar o tempo é ter clareza cristalina sobre o que, para nós, é prioritário, dentre as várias coisas que precisamos e desejamos fazer.
    Pe. amanhã completo mais um ano de vida e preciso administrar muito bem o tempo, pois vou ter muitas coisas pra fazer. Decidi passar o meu aniversário fazendo entrega de roupas e alimentos para moradores de rua, a festa vai ser grande. Estou feliz. Gostaria muito que outras pessoas fizessem o mesmo, assim muitas pessoas teriam um Natal diferente.

    Aproveito para desejar-lhe um Natal cheio de saúde, paz e esperança. E que o espirito do Natal, o espirito da solidariedade permaneça em cada um nós todos os dias.

    Um forte abraço

  10. marcia campos

    Nossa Pe!
    Minha conclusão foi a seguinte: Trabalho 9 horas por dia, apra não trabahar de Sábado. Acordo 05:45 da, tomo banho,café e mke visto uniforme do consultório(trab. na adm.)Moro em Cerquilho e trab. em Tiête,cidade vizinha.Vou no onibus das 7:15,começo o trab. as 8:00, tenho uma hora de almoço que divido em partes:almoco em 30 minutos e outros restantyes vou para o seminário rezar por todos, agradecer e recuparar minahs forças para jornada da tarde.Saio as 15:45 e pego o onibus da 18:30. Cjhego em casa 19:15hs.Tomo banjo, janto arrumo a cozinha e UFA! Descanso! Vejo a CN e o Twitter. Dormir mais tarde só na segunda, e quinta ver Papo Aberto e Direção é de Lei! Agora estou em férias, graças a Deus! Este é meu dia-a dia.Enfim acho que faço tudo ao contrário do que diz o post.IU Um dia chego lá! Fique com Deus!

  11. Me desculpe padre mas isso não cola comigo!
    Você fez uma analise que não leva em consideração os imprevistos. Se uma pessoa trabalha 8 horas, ela tem uma hora de almoço, correto? Mas a pessoa vai precisar se deslocar da sua residência para o trabalho, do trabalho para a cantina ou restaurante mais próximo, do trabalho pra casa, onibus que atrasa, congestionamento, etc.
    Os que estudam? O senhor que fez mestrado e doutorado sabe muito bem como é essa realidade.
    Contas pra pagar, levar os filhos na escola, os pais ao hospital, fazer faxina, cozinhar, etc…
    Sinceramente, o tempo esvai de nossas mãos, concordo que devemos administra-lo, mas não podemos ter essa acepção positivista das coisas que chega a parecer discurso de auto-ajuda.
    Abçs

  12. Boa noite padre Joãozinho!
    sua bênção.
    Administro da seguinte forma: religiosamente, acordo as 6hrs da manhã todos os dias,preparo o café da familia,faço minha caminhada matinal de uma hora,volto para as tarefas do lar,exceto os dias que preciso estar na minha comunidade,são dias alternados,mas com muito equilibrio,senão o marido pode ficar com ciúmes de Jesus…e Deus pode se aborrecer comigo.
    Visito os enfermos todas nas terças,levo a comunhão nas quartas fora algumas emergencias que surgem de vez em quando.Cuido de um netinho de oito anos,e tudo isso faço com os meus olhos, e meu coração sempre voltados para DEUS.Mas tenho que admitir: ultimamente a internet tem me fascinado e o meu maior medo é ficar viciada…reze por mim para isso não acontecer…
    COM TODO O MEU CARINHO DE
    FILHA ESPIRITUAL,ALICE!

  13. Pingback: Amanda

  14. simone tropia

    Administrar o nosso tempo, está ficando a cada dia mais complicado. Parece que o tempo encurtou. Amanhece e logo já é noite. É lógico que arrumamos novas tarefas e, as que já temos acabam nos levando para outras. Mas sempre penso em mim!Se eu não me cuidar, quem vai? Caminho há 19 anos. Uma média de 5 dias na semana e 6 Kms por vez. Sempre marquei os Kms, e sabe quanto já andei? 18.570 Kms, completados hoje. Isso tem sido de muito orgulho pra mim e não tenho o que queixar da minha saúde. Não deixo as minhas atividades “rotineiras”, mas sempre penso em mim!A medida que fazemos alguma atividade, parece que ficamos mais leves. Pensem nisso!!!

  15. Pingback: debora

  16. Boa noite
    Sua Benção!
    Que maravilha, padre, mas esses cálculos matemáticos não são pra mim, se eu for pensar…funcionária pública c/3 filhos em idade escolar de 12a 10a e 5a, marido, casa e … minha diversão muitas vezes é internet, e uso para rezar tbém…acho que o computador nos permite pensar em Deus também, é introspecção acompanhada.Costumo dizer que fico sem telefone, mas não sem internet.
    Então sigo um antigo conselho de minha antiga psicóloga: não pense apenas faça. Isso dá certo quando não está tudo organizado, por algum imprevisto. E entre uma tarefa e outra não me atrapalha ao contrário me ajuda.
    Fica com Deus

  17. Pingback: debora

  18. EU FICO O TEMPO ENQUANTO PESSOAS BELAS E INTELIGENTES ME CHAMA ATENÇÃO.. o SR FAZ PARTE DO MEU TEMPO ABRAÇO!! E SUA BENÇÃO.

  19. Lúcia Farinhas

    Ai, Pe. o Sr me fez parar para pensar sobre isso. Eu não administro o meu tempo, ele é que me administra. Uma boa meta para 2010 é organizar isto!! Um abraço fraterno!

  20. Em 2009 comecei um maravilhoso trabalho em meu home office. As coisas já caminhavam por aí… Iria montar meu escritório, trabalhar basicamente on line: ficaria livre de trânsito, ficaria mais perto dos filhos… Mas infelizmente caí no erro fundamental: em vez de trabalhar em casa acabei morando no trabalho.

    Em 2010, Dona Letícia, minha esposa, já botou ordem na casa e e meus horários: ela assumiu a agenda e estamos mais cuidadosos. Rezem pela dieta que está nos planos rs Ahh… detalhe: ganhei uma bicicleta do meu pai com 42 anos de atraso e vou me exercitar… eu acho…

  21. Nossa padre,nunca tinha reparado em quanto mal administrado é meu tempo!queria ter mais tempo com minha família!isso que voce disse no final,se ficarmos duas horas na internet estaremos ”roubando” o tempo de outra coisa!como é profundo,e muito bom é pensar nisso!

  22. Ariadne Faria

    Após ler a forma como o Senhor escreveu Padre, resolvi seguir o mesmo caminho e lhe responder.
    Vamos lá.
    Com as 24 horas que recebo para viver. Repouso 5 horas por dia. Restam 19 horas. O que faço com o restante. Não tenho nutricionista, mas sempre tiro uma hora de refeição no almoço, 30 min. para o lanche da tarde e uma hora de jantar. Vai de restar 16,5 horas. Também costumo caminhar de manhã durante 2 horas por dia. Não faço alongamentos. Restam 14,5 horas. Como estou desempregada, e trabalho apenas em casa, levo 5 horas com serviços domésticos. Agora me restam 9,5 horas. Meu tempo dedicado as orações, chega a 2,5 horas. Agora me restam 7 horas. De programa de TV gasto 3 horas diárias? Cheguei à soma de 4 horas restantes. Como moro sozinha, e convivo comigo mesma às 24 horas, restam as outras pessoas 2 horas. Finalmente restam 2 horas. A cada banho que tomo, levo 15 minutos. Como tomo quatro banhos diários, gasto 1 hora ao dia. Resta agora 1 hora. Fico pouco ao telefone, porque já sou Telefonista, Não tenho celular, pois ele só toca no momento errado. Restou-me exatamente 1 hora para a internet.
    Bom Padre, pelos meus cálculos, tenho administrado bem o meu tempo.
    Obrigada por me fazer pensar.
    Sua benção
    Ariadne Faria

  23. A parte de negociar de uma hora para 45 minutos foi muito ousado! kk!

    Sua benção padre! Precisamos de pessoas mais experientes que nos indique o que é o melhor a fazer!

    Obrigado por tudo!

  24. Pe.

    …Que maravilha poder “RECOMEÇAR” a cada dia!!!!!!!!!!!

  25. DEFINITIVAMENTE SEM QUERER SER EXIGENTE DEUS PODERIA TER FEITO O DIA DE NO MINIMO 30 HS…rs…OU SERÁ Q EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO ADMINISTRAR O MEU DIA?!?!

  26. Clébio Cid

    Onde eu moro é muito quente, pra viver bem preciso de pelo menos uma hora no banho, divido em 4 vezes sem juros…

    eu moro no “certão central”, Região dos inhaumuns, interior do Estado do Ceará no Nordeste do nosso País…

    Pense como tenho dormido pouco…

    Rezo de manhã cedo, estudo bem de Noite…

    9 horas de trabalho em média (no trabalho ainda posso escapar pela net)

    Negociamos o tempo de casa com a esposa e as filhas com as atividades da comunidade do nosso bairro

    … bem se não houver organização, nada sai direito. Disciplina é o segredo. E os imprevistos ou as escapadinhas dos limites de cada compromisso marcado podem ser “o problema” se não soubermos administrá-los também.

  27. Michelli Brainer

    Ixi, padre…… acho que ando comendo tempo do meu sono pra navegar na net… um pouco dos amigos tb… da família….
    Hum…. isso me faz pensar… acho que terei que rever meus conceitos a partir de agora.

  28. Simone Teixeira

    Não tenho hora para levantar, a não ser às segundas e quintas… Durmo no mínimo 12 horas por dia, vejo tv pelo menos por 6 horas, passo 12 na internet, sou motorista dos filhos, resolvo problemas da casa, pago as contas, participo da comunidade, faço minhas orações diárias, visito amigos e doentes… Falta atividade física, mas estou providenciando… Passo 30 minutos ao telefone, leio nas horas vagas… Me alimento em excesso e sou pai e mãe de dois adolescentes! Ainda bem que não somo as horas do dia… a matemática não iria bater nunca!!!

  29. Patricia-SP

    Muito Boa esta pergunta do tempo, Pe. O meu tempo é todo diferente! Minha profissão desorganiza o padrão e agora no final de ano, está mais embaralhado ainda, pois tudo mudou novamente… É que enquanto a maioria trabalha 8 hs/dia (40 hs/sem.), eu faço 2 plantões fixos semanais entrando as 15hs de um dia e saindo só as 8hs do outro dia, somando 34 hs em 2 dias. Porém meu voluntariado é: 2 períodos da manhã (3hs) com crianças carentes, um dia inteiro (8hs) ministrando curso a jovens carentes e 1 tarde por mês (3hs) auxiliando na Pastoral da criança. O restante do tempo da semana fica distribuido em descanso, refeições, orações, missa, exercícios, obrigaçoes pessoais, passeio, visita a meus pais, internet, etc… mas aqui não segue uma regra. Vai se “encaixando” …. Se a preocupação deste post é com a internet, muitas vezes é entra e sai, entra e sai,….ou nos dias mais folgados um tempo a mais de teclar… e assim caminho.

    Portanto, se 1 semana possui 168hs, eu trabalho 34hs, faço 17hs de voluntariado, durmo 56hs, restam 61hs semanais para o outras atividades. O equivalente à 2Hs e 54′ por dia.

    Já tenho organizado bem este tempo mesmo sendo assim meio sem regras. Se eu for ver a semana que virá do ano novo, nova montagem de horário já está prevista. É, a vida é cheia de surprezas. O importante mesmo é saber lidar bem, com carinho e dedicação com todas elas. Como tenho hábito de sempre partilhar (no coração) a rotina diária com o Autor da Vida, me vejo constantemente ligada a fé. Aprendi que viver a fé é um estado de vida que escolhemos viver.

    Aí me pergunto? Como será que se organiza esta gente que viaja o tempo todo como no seu caso Pe.? Vai o tempo da distância entre as cidades, o tempo do show, o tempo da refeição, o tempo do descanço, o tempo das partilhas pessoais, o tempo de exercício, … vixi… vc’s por um acaso triplicam o dia? Qual é a mágica?

    É isso.

    Abraço Fraterno.

    Patricia-SP

  30. Patricia-SP

    Pe. Joãozinho. Vou aproveitar este post para desejar-lhe um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Que Deus o abenções sempre e lhe guarde amavelmente no coração de Pai.

    FELICIDADES em 2010!!!

    Abraços Natalinos.

    Patricia-SP

  31. Padre! Isso é uma verdadeira direção espiritual online!
    Algumas coisas eu preciso reorganizar. Acho que a internet está roubando tempo da atividade física. Ultimamente, se estou na TV a internet está junto (me divirto twittando quando o sr. está vendo o Chalita às segundas). Tem também as atividades domésticas, o trabalho… isso tá bem equilibrado. Talvez um pouco mais de disciplina na oração e voluntariado.
    Em 2010 nada de dizer: “não tenho tempo pra isso, não tenho tempo pra aquilo…”
    É hora de estabelecer A prioridade de fazer tudo para honrar o tempo que Deus me concedeu sobre a Terra.
    Sua bênção, Deus o abençoe!

  32. José Carlos Penha

    Sábias palavras, Padre. Refletirei bastante sobre isso. Tenho a impressão que desperdiço o meu tempo. Não deveria, pois é uma dádiva de Deus. Que bom que temos o senhor para nos “despertar” para determinadas atitudes.

    Quero aproveitar este post para desejar ao senhor e todos os seus entes queridos, inclusive as pessoas que passam por este site diariamente, um santo e abençoado Natal e um Ano Novo de muita paz, saúde e solidariedade.

    Abraço fraterno.

  33. José Carlos Penha

    Apenas mais um comentário.

    Tenho a impressão de que a palavra chave para 2010 é SOLIDARIEDADE.

    Acredito no ser humano e acho que haverá um despertar de todos para a solidariedade.

    Rezo por isso. Sinto que preciso fazer mais nesse sentido.

    Um 2010 solidário.

    Abraços

  34. Padre,
    Modéstia a parte administro muito bem o meu tempo.
    Certamente,não o disperdiço continuamente em frente ao computador. Utilizo-o da forma correta…
    Nunca troco a leitura,um bom filme,um show de mpb, pop rock, cristão ou não,teatro, logicamente a leitura bíblica pela internet. Obviamente a maturidade e saber escolher ajuda e muito.
    Meus amigos se irritam, pois demoro a responder os e-mails e digo a verdade,faltou tempo e tive que escolher, ou respondia o teu e-mail ou terminaria a leitura, iria ao show, à missa; consequentemente escolho sempre o que me acrescenta como ser humana, ajuda no meu processo de evolução…
    Se ficam chateados? Não, afinal amigos genuínos não cobram, entendem…

  35. Maria Teresa

    Olá Padre!
    Vi esse artigo e achei q seria interessante partilhá-lo com o senhor e seus seguidores/leitores.
    Sete hábitos diários para quem quer ser santo: http://www.juventudefiel.com/formacao_int.php?id=1833

  36. Pingback: Pablo Ferraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.