Hoje o mundo virtual nos obriga a pensar com a ponta dos dedos. Vivemos na era da cultura digital. O papa Bento 16 tem insistido que devemos exercer a diaconia da cultura no “continente digital”. Ontem e hoje dei várias entrevists sobre o apelo do papa para que os padres tenham BLOG. A revista VEJA e o JORNAL SANTUÁRIO, de Aparecida, fizeram entrevista comigo. Defendo a idéia de que a vida virtual exige alguns conhecimentos básicos; uma espécie de alfabetização digital. Mas não basta saber ligar e deligar o computador, assim como não basta saber ler e escrever para ser alfabetizado. É preciso saber o que fazer com as informações que encontramos na net. Há pessoas que não conseguem interpretar um texto. Chamos isso de analfabetismo funcional. O mesmo acontece na Net. Vejo jovens e até crianças que movimentam os dedos com uma veloidade incrivel no teclado. Entram e saem de mil programas que seus pais jamais imaginariam que existem. Porém, não sabem bem o que fazer com tudo isso. Vivem o analfabetismo funcional da Internet. É urgente entrarmos neste mundo. A net é a nova praça. Os primeiros apóstolos evangelizaram em praça pública. Está na hora de voltarmos a fazer o mesmo em ambiente digital. Por isso mantenho este BLOG a alguns anos com atualização praticamente diária e conexão com o twitter.
Boa tarde,pe!
Que bom que o sr está preocupado com isso! Lembra quando o sr disse que precisava encontrar um meio de pastorear suas ovelhas virtuais? Achei ótimo, pois a internet só me interessa a medida que informa, ensina e, principalmente, evangeliza.
Estou sempre atenta aos espaços virtuais da Igreja Católica, buscando aprendizagem e aprofundamento da minha fé. Sem descartar,é claro, minha comunidade real,nosso pároco(querido pe Edson), meus irmãos de fé, todos enfim.
Estou aguardando informações sobre o curso de Teologia à distância e leio tudo que o sr posta no blog.
Abraço fraterno! Sua benção para mim e minha família!
Obrigada! Margareth
Pingback: João Carlos Almeida
Pingback: anna
Pingback: Amanda
Pingback: elisa augusta
Pingback: andreia vidotti
Pingback: mioco gomes
Pingback: Janine Costa
”Em 2009, envolve-se em intrincada polêmica sobre a presença real de Cristo na Eucaristia com Prof. Orlando Fedeli, presidente da Montfort – Associação Cultural. Segundo o Prof., Padre Joãozinho seria herege ao negar esse dogma.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Jo%C3%A3ozinho
A FOTO FICOU ÓTIMA!!
Oi pe.querido:Tudo o que o senhor faz me interessa.Pois há muito tempo acompanho seu trabalho. Sua música é edificante,seus livros são verdadeiras catequeses. Compro todos e aprendo muito com eles. Embora o senhor esteja distante,sinto-me sua ovelha,sigo seus ensinamentos e sei que eles me levam ao verdadeiro Deus. Oro sempre pelo seu ministério. Sinto sua falta quando estava na São Judas Tadeu,porém,compreendo que Deus tinha algo muito maior para o senhor. Assisti sua Tese de Doutorado na USP e fiquei impressionada com sua sabedoria. Isto só pode vir de Deus. Que seu projeto de evangelização seja sempre conduzido pelo Espírito Santo. Deus o abençoe sempre. Sua bênção. PAZ E BEM!
Concordo plenamente com Sr,pois tenho dois jovens em casa e nada de ver coisa que o fazem crescer.Dou exemplos, todos os meus contatos são evangelizador e adoro cresço muito com isso.Não sei convence-los espero que o tempo mostre o que é bom .Dá minha parte vou continuar e dou todo apoio o Santo Padre o Papa mente aberta e confiantes assim podemos levar a boa nova.Tenho também twitter,orkut e todos os contatos são evangelizador.O Sr é um que não perco nenhum texto do seu blog tiro um tempo do dia para ler.Obrigada e sua Benção!!!
Bom dia Padre joaozinho!
30 de janeiro 2010
Concordo plenamente com Sr,pois tenho dois jovens em casa e nada de ver coisa que o fazem crescer.Dou exemplos, todos os meus contatos são evangelizador e adoro cresço muito com isso.Não sei convence-los espero que o tempo mostre o que é bom .Dá minha parte vou continuar e dou todo apoio o Santo Padre o Papa mente aberta e confiantes assim podemos levar a boa nova.Tenho também twitter,orkut e todos os contatos são evangelizador.O Sr é um que não perco nenhum texto do seu blog tiro um tempo do dia para ler.Obrigada e sua Benção!!!
Olá! É verdade padre. Ás vezes fico vendo minha filha no computador e fico admirada com a velocidade de seus dedos e olha que eu era uma ótima datilografa. Rsrsr…..
A rapidez de seus acessos em sites, blogs, orkut……. é impressionante. Bom ela já deixa várias janelas em aberto e não se confude com nenhuma, assim vai acessando todos aos mesmo tempo. É uma velocidade em que eu jamais terei competência.
Mas muitas vezes eu já me pergutei, será que dá tempo de ler tudo, de analisar o que ela esta lendo?
Engraçado agora o senhor vem me dizer exatamente isto.
Existe uma diferença muito grande no conteúdo e no tempo em que eu levo para ler uma matéria.
Mas convenhamos, que no meu caso, é amadurecimento, é vivência, é saber aproveitar o tempo com contéudo é enfim saber o que nos edifica e o que não nos leva a nada.
Padre, fique com Deus e com suas bençãos.
Muito bom meu filho seu depoimento sobre o valor da nete na Evangelização. Leio o teu Blog contantemente e fico sabendo de tantas novidades da nossa Religião. Fico entristecida, porque sei que muitas pessoas não procuram ler e aprender tantas maravilhas de tantos Teólogos na internet. Deus te abençõe te ilumine sempre para fazer o bem e te de muita saúde.
Pingback: Twitter Trackbacks for Alfabetização digital « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com
Não precisou nem o papa te pedir um blog. É bom o blog, pois muitas pessoas têm muito preconceito com padres, hoje mesmo conversei com uma amiga que tem um coração incrível, porém nem ela e nem o seu marido vão à Igreja porque não confiam em padres e afins, preferem ler a bíblia e rezar por conta própria, quem sabe navegando pela Internet e lendo algum artigo seu eles e outros redescubram a bondade e o amor na Igreja que Cristo fundou? Vamos orar!
Beijos no coração e sua benção!
Muito bem Pe.!!!
Ahhh gostei da foto
Um abraço fraterno!!!
Oi Padre qrido, bom dia!
Mto bom esse post. O acesso à internet, puro e simples, não garante que as pessoas aproveitem o que a rede pode proporcionar em termos de cultura, informação, evangelização…
No twitter mesmo, eu visito alguns que não dá nem para entender o que a pessoa escreve…e se não escreve direito, me parece que não tenha condições de absorver tudo de bom que a internet proporciona.
Realmente a educação é a base de tudo. E nesses novos tempos, a educação virtual se faz necessária mesmo.
Falando na parte boa da net, hoje descobri, pelo twitter, uma interpretação divina da divina música Ave Maria.:-))
Vou deixar o link para o sr., é linda demais:
Menuhin Ave Maria http://bit.ly/cEVMGK
Que Nossa Senhora interceda sempre pelo sr., sua vida, vocação e família.
Deus te guie!
Um sábado lindo para o sr.!
bjão!