Viram a capa da REVISTA VEJA desta semana? Aparece o presidente Lula com um rosto triste e deprimido e a manchete: SOB PRESSÃO, aludindo ao episódio de pressão alta pelo qual ele passou recentemente. Olhando bem para a capa da revista surge a suspeita de que a foto tenha recebido um tratamento de computador para ressaltar a tristeza. Olhe para a capa e deixe aqui seu comentário. Houve manipulação? Se foi feito isso… o que pensar desta atitude? Pode ou não pode?

24 Comentários

  1. Poder, até eles podem, mas se a manipulação não será descoberta e ficará mais feio ainda pra quem a executou colocando a credibilidade da imparcialidade da imprensa desse veículo, aí é que são elas.
    Bom domingo, sua bênção, até mais…
    Cristiana

  2. Mas com TOOOODDDAAAAAA certeza do mundo. Por isso que não devemos nos deixar levar por tudo o que a imprensa fala. A imprensa faz o povo acreditar no que ela quiser. Isso é completamente errado. Precisamos abrir os olhos. =)

    abraço
    thiago-beatrix

  3. Não houve, meu amigo.

    Ao abrir a revista, nas páginas 52 e 53, dá pra ver que as fotos foram tiradas num momento em que o presidente estava mesmo tendo algum ataque de tosse ou algo parecido.

    Veja que a foto da capa foi ampliada e está até “pixalizada”…

    Claro que as revistas SEMPRE editam as fotos, aumentando sua “emoção”, mas neste caso, sinceramente, parece ser uma foto original. Tratada, sim, mas original!
    Hehehehe

    Abraço! Paz!

  4. Michelli Brainer

    Padre acabei de comprar a revista… não acho q houve manipulação não, o q parece é q ampliaram muito uma foto, por isso desconfigurou um pouco.
    Está parecendo akelas fotos de celulares mais antigos.

    Quanto a foto escolhida, o presidente tava com bronquite, se não me engano… tossindo muito, já estava sentindo os efeitos da pressão alta, fora o calor daqui de Recife que não está pra brincadeira!…
    A carinha dele tava de agonia mesmo…. até nós não estamos suportando o calorão, imagina vcs aí do Sudeste como não devem ficar agoniados!

    Agora… a manchete realmente induz a achar q o presidente está acabado!…
    Bem… não tive tempo de ler a reportagem ainda. Depois posto minhas impressões sobre a matéria.

  5. Não tenhamos dúvida ,realmente ouve manipulação de imagem.Assisti várias vezes nos jornais e nem uma vez o presidente apresentou aspecto de tristeza alias ele até brincou ,pois tem o humor em alta. Até que ponto se pode confiar em pessoas que tem poder de desviar as notícias passando a contrariar os fatos pois sabemos que quando cai na mídia para desenrrolar e chegar na verdade dá uma trabalheira !Sem contar com o estrago que causa na pessoa que foi focada . Seria bom que a imprensa recordasse o que seria Etica e valores humanos .

  6. Olá Pe,não acho que a crise de hipertensão arterial do presidente Lula tenha sido assim tão séria como estão falando!
    Trabalho em um Posto de Saúde e temos muitos pacientes com pressão arterial 230×110 e eles estão lá firmes e fortes. Claro que qdo há um “pico” de pressão desses é preciso ir ao hospital, ficar em obsevação e voltando pra casa é preciso cuidar da dieta e tomar os remédios corretamente. Há casos em que a dose da medicação é a aumentada e a pressão volta ao normal.
    Se voltarmos às noticias, veremos que alguns dias antes da “crise” o presidente estava descansando em uma praia, carregando uma caixa de isopor na cabeça, parecia muito bem, relaxado e se divertindo!
    Acredito que por conta desses dias de folga ele tenha descuidado da com os horários da medicação e da dieta, que é muito importante para quem tem pressão alta.
    Quanto a capa da revista,a foto pode sim ter sido tratada com photoshop, a mídia tenta sempre dramátizar os fatos.
    Vale lembra que existem pessoas hipertensas que ñ podem ter pressão normal, tipo 120×80, temos uma senhora que trabalha conosco no (PSF) que é hipertensa sempre com a pressão 116×110 e no dia que pressão dela chegou a 130×110 ela desmaiou.

    Eu acredito que pode-se sim manipular a imagem de uma pessoa!
    Forte abraço e sua benção Pe Joãozinho.

  7. Acho que a modificação nas fotos só pode ser feita com a autorização do fotografado, nos casos de Photoshop.
    Mas como impedir que um fotógrafo e os editores de uma revista não utilizem o ângulo ou ressaltem o que melhor lhes convém para cada reportagem?
    Não é preciso necessariamente modificar com Photoshop, mas utilizar mecanismos de luz, sombra, pigmentação e pronto…vc destaca o que vc quer quer chame a atenção na foto.
    Não é proibido, por lei. Eticamente não sei o que pensar, Padre…pq se o fotógrafo não pode usar a foto para expressar sua própria visão de um fato ou pessoa, isso não seria uma censura?
    A mim, parece que exigir que um fotógrafo use ou deixe de usar as técnicas que ele acha necessárias para enfatizar aspectos de uma foto, é impor uma censura, uma limitação à arte. Se a foto é vista como arte e não só como imagem, a partir do momento que eu coloco limites para o fotografo, estou cerceando a arte.
    Não é democrático.

    Eu não gosto da postura da Veja em muitas reportagens. Porém, mesmo não gostando, a revista tbém tem o direito de expressar suas opiniões (por mais lamentáveis que sejam) através de suas reportagens e pelo trabalho gráfico, seja com charges ou fotos.

    E se o fotografado sentir-se ofendido, ele tem direito de resposta.
    Deve ser muito chato ser presidente, a pessoa mais pública do Brasil.
    Gosto do Lula, admiro a luta dele. E prefiro vê-lo com um sorriso gigante em fotos. :-)

    Sua benção, Deus te guie.

  8. Pingback: João Carlos Almeida

  9. Pingback: Beatrix

  10. Pingback: Amanda

  11. Fábio Costa

    Já vi casos em que a revista usou fotos fora do contexto para ilustrar algumas matérias, procedimento com o qual eu não concordo. Quanto à foto da capa da edição desta semana, acho que não houve manipulação por computador. Simplesmente escolheram uma foto que captou um momento de desconforto do presidente.

  12. Padre Joãozinho, sua benção.
    Não vi a capa, e confesso que não me interesso muito pela sr. presidente.
    Se fosse só uma foto para que pudéssemos analisar a manipulação, porém há muitoassunto, fato, e atitudes que são manipulados.
    Tudo que envolve o excelentíssimo sr. presidente, me parece manipulação, nada verdadeiro.

  13. Padre,

    independentemente de tudo isso, um católico poderia votar no Lula ou mesmo em outro candidato do PT?

  14. Padre, dizer se houve manipulação eu não saberia, mas o fato é que a Veja explorou a situação muito bem pra vender revista. Infelizmente fazem com que o sofrimento alheio seja fonte de lucro!
    A propósito, boa pergunta essa do Garibaldi!
    Sua benção.

  15. depois do filme em época de eleição,tudo pode na jogada de marketing do presidente,espero q agora ele dê incentivos a ciencia para a cura da hipertensão e que na tabela de remédios gratuitos para pressao alta, conste os mais caros também ,q na verdade são bem melhores e não são distribuídos pelo governo

  16. Boa noite, pe. João Carlos Almeida( a sua bênção)
    Acontece, já aconteceu e acontecerão muitas vezes, principalmente
    quando o fato referir-se à revista em questão.
    Essa revista já teve o seu tempo de seriedade,hoje não possui credibilidade alguma.É tendenciosa e perdeu inúmeros assinantes.
    Obviamente a expressão facial de Lula foi alterada,eu comparei as imagens da tv e da revista. A diferença é notória.
    Mas isso não me surpreende…
    A grande maioria da imprensa brasileira é manipuladora,tvs, jornais e revistas, basta ser interessante e conviniente aos proprietários…
    O Lula só foi eleito porque se comprometeu com a imprensa,fez a rolagem de dívidas de grande parte desses órgãos, não citarei os nomes para não comprometer o autor do blog, mas quem acompanhou as reportagens da Revista Carta Capital sabe.
    Sendo que antes de seu primeiro mandato, esses mesmos setores comandaram a vitória de Collor. Lula aprendeu a lição e tornou-se amigo deles…
    E tempos depois,esse mesmo Collor seria deposto e esses órgãos tiveram um papel relevante nesse processo, incluindo o pt,quem não se lembra dos caras-pintadas?
    Entretanto,”curiosamente” a imprensa não fez o mesmo com os escândalos de corrupção do governo Lula que disse o tempo todo que “não sabia de nada” e os mesmos políticos que ajudaram a depor um presidente estavam envolvidos em um processo de corrupção como nunca presenciamos até então…
    O governo federal comprou a imprensa com favorecimentos e o povo com bolsa-escola,bolsa-família e haja bolsas…
    Ninguém se recorda mais da mala de Marcos Valério, o dinheiro dos representantes do PT em roupas íntimas, mensalão,etc.
    Uma lástima…….

  17. Elaine Mendes

    Claro! Principalmente para colocar as atrizes mais jovens do que elas realmente são. A Xuxa, por exemplo, há outdoors do filme novo dela na qual ela parece uma garotinha, não há uma ruga ou linha de expressão! Com o foto-shop tudo é possível agora. E da capa com a foto do Lula, imagino que pegaram um instante em que ele não saiu bem na foto, tudo para fazer drama e vender. Por isso os padres midiáticos tem que ter muito cuidado quando vão a eventos seculares ou ficam junto de mulheres espetaculosas, se olham onde não devem, os paparazis fazem a festa. Confesso que gelei quando a distinta Sra. Gimenez no Teleton se aproximou do Pe. Fábio, ela com aquele decotão e com aquela altura toda poderia ter provocado uma imagem constrangedora. Ainda bem que ela só deu uns beijinhos nele e não o abraçou.
    Sua benção!

  18. ANA VALESKA

    Pe. neste mundo em que habitamos não duvido mais de nada p/ se ganhar $$$$$
    abraço fraterno!!!

  19. pode ou nao pode? Ainda temos a chance de opinar? Não vi a foto padre, mas para deixar uma pessoa com a “cara” mais triste basta escurecer alguns pontos estratégicos com o photoshop. Na minha opinião o mundo vive de deixar o cenário do jeito que quiser, porque tal situaçao inclui a bolsa de valores, as negociáçoes com países (China por exemplo), tem um bando de politico que se faz santo no horário politico – tudo isso falando diretamente. Mas a falta de açao do presidente diante dos absurdos roubos no governo dele é outra forma de dizer que ele nao precisa agir porque nao tem nada demais. Sem contar a inflaçao ou preço alto ou qualquer coisa do tipo, no governo Lula nao tem nada disso – talvez aquela superstiçao de nao falar coisa ruim funcione, o povo brasileiro de qualquer forma reclama menos do Lula do que do Color, que por sinal provou a bondade do coraçao do brasileiro e se elegeu de novo rsrsr

  20. Não sou especialista em photoshop e não sei dizer se houve manipulação ou não.
    Se houve manipulação, para deixar o presidente mais abatido, é claro que é moralmente errado, condenável também pela ética jornalística. Foto jornalística manipulada é um contra-senso. Isso é óbvio e a pergunta parece mais retórica. Para que perguntar? Polemizar ainda mais, talvez. Levar à reflexão? Sinceramente, não entendi seu propósito: levantar uma lebre (dessa gravidade, diga-se de passagem) porque se desconfia de que se trata de uma manipulação para um formador de opinião é muito perigoso e pouco sensato.
    Preocupa-me, tanto quanto uma eventual manipulação, o fato de que seus leitores, Padre Joaozinho, talvez sejam induzidos a responderem que a manipulação é um absurdo, tomando-a como fato consumado, quando não se sabe.
    Talvez o senhor, Padre Joãozinho, ainda não tenha se dado conta da repercussão de suas opiniões e suspeitas. Se eu, por exemplo, saio por aí dizendo que a revista Veja talvez tenha manipulado a foto do presidente, não passa disso, porque não sou ninguém.
    Se um Padre, porém, cujo blog é um dos blogs religiosos mais lidos da internet, que faz pregações e espetáculos artísticos por todo o país, que é Diretor de Faculdade, cultíssimo, faz um comentário dessa natureza, as pessoas tomam a suspeita como fato comprovado e a confusão está feita.
    Eu sugeriria mais cuidado com as afirmações (ainda não vi ninguém da imprensa comentar a respeito dessa manipulação, não, apesar de ter procurado, tampouco juro de pé junto que esse tipo de comportamento jamais ocorreria. Simplesmente não sei e até agora não achei mais nada de concreto). Essa precipitação, para leitores apressados e desatentos, pode-se confudir com a verdade e com o levantar falso testemunho, o que nem de longe era a intenção.

  21. Pingback: Twitter Trackbacks for Pode-se manipular a imagem de uma pessoa? « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com

  22. ricardo ferreira

    Tanto a política quanto os meios de comunicação estão vivendo o momento do “vale tudo” para alcançar seus objetivos.
    Não podemos entrar nesta ciranda, mas creio que vale a pena fazer a reflexão de que o presidente Lula quer tornar Dilma sua sucessora, a qualquer custo.
    Desde que a publicidade tornou-se o carro chefe das campanhas políticas, o centro das discussões mudaram dos programas de governos para os perfís dos candidatos, ou seja, o que é mais importante em uma campanha política ou publicitária é o produto, ou melhor, o(a) candidato(a). Daí a imagem deve ser adequada ao fim.

  23. Boa tarde,pe. João Carlos( a sua bênção)
    Fico feliz em saber que o seu blog é um dos mais lidos como uma pessoa afirmou acima,gostaria que “alguns” políticos também entrassem aqui,lessem os posts e os comentários.
    Certamente aprenderiam muito,ética,valores cristãos,formação moral,etc.
    Talvez percebessem que há brasileiros que ainda possuem senso crítico e não serão mais manipulados…
    Não há mais tempo para omissão, como educadores, o senhor também faz parte do meio, além de participar do processo educativo, faz parte de nossa responsabilidade propor a reflexão a fim de que as pessoas leiam, pensem e formem sua opinião, o chamado senso crítico…Só assim teremos cidadãos conscientizados…
    E quanto ao aspecto religioso então…
    Cristianismo não pode compactuar com omissão,corrupção,injustiça social,manipulação,deformação dos valores cristãos provocados pela imprensa e outros setores da sociedade…
    Eu sempre fui e continuo sendo portadora de senso crítico tanto pessoal quanto social e se assim não o fosse não poderia exercer a minha profissão…

  24. Renata Prado

    Bom dia Pe. Joãozinho, sua benção.

    Manipulação de imagens, de perfis, de personalidades, de fatos, de fotos, de tudo enfim…isso é o que mais vemos todos os dias! Porque cada notícia tem no mínimo dois lados. Um mesmo acidente pode ser noticiado na mídia de formas diferentes, dependendo se foi um acidente com mortos ou sem mortos, trágico ou corriqueiro. Uma notícia pode ser apresentada no Jornal Nacional da Globo, contando a quantidade de mortos e esta mesma notícia na Canção Nova, citaria a quantidade de sobreviventes!
    Na verdade, o que precisava ser discutido é o teor de verdade que há nas coisas e quanto estas verdades são aprovadas ou não pelo nosso senso crítico. O noticiário diz que os produtos da cesta básica ficaram mais baratos em BH, mas eu continuo pagando igual ou mais caro todo mês, quando vou ao mesmo supermercado de sempre, fazer minhas compras.
    A mídia pode usar um mau estar físico de um presidente e fazer associações linguísticas e de imagens, com as condições do seu governo, mas vale como verdade, a avaliação que nós, reles mortais geridos por ele, fazemos destes anos de gestão e do momento atual.
    Eu não acredito em tudo que vejo, que ouço, que me dizem. Creio em primeiro lugar, naquilo que eu vejo, que eu sinto, que eu percebo e só depois, troco impressões, para confirmar ou para modificar meu ponto de vista, porque tudo tem no mínimo dois lados, dois ângulos diferentes a serem vistos e nós, temos que nos educar, para sabermos avaliar com imparcialidade, com isenção, com senso de justiça, para valorizarmos aquilo que se obteve de bom e para criticar e sugerir melhorias, para aquilo que se obteve de ruim.
    Eu tenho um critério na vida que me move: tudo posso, desde que tudo faça bem a mim e NÃO FAÇA MAU AOS OUTROS.
    Devemos ter cuidado para não julgar, mas devemos também, ter o bom senso crítico, que nos auxilie no discernimento do que é certo ou errado, bom ou ruim, bendito ou amaldiçoado e com nosso discernimento deveria ter bases sólidas em fatos concreto e conhecidos, para fazermos nossas escolhas, sobre aquilo em que iremos acreditar, sobre o lado do qual iremos nos posicionar, sobre a bandeira que iremos defender…
    Qualquer tipo de manipulação, é por si só, a distorção dor real e portanto, não reflete a verdade, sendo então malicioso e/ou pernicioso, logo não pode fazer bem a ninguém e por isso nem deveria ser adotado como recurso.
    Não foi Jesus quem disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”? No meu entendimento, verdadeiro é aquilo que não sofre a ação de nenhum tipo de distorção ou alteração e que é mostrado originalmente como é, então não consigo conceber qualquer tipo de manipulação como sendo positiva.
    O problema maior que vejo na VEJA, é que a mesma acabou tomando proporções de formadora de opiniões e as pessoas tomam por verdade absoluta, aquilo que lhes é apresentado como um único ponto de vista, mas cuidado, não existe verdade absoluta. Um copo com água até o meio, pode ser visto como meio cheio ou como meio vazio!
    O fato é que, com ou sem pressão física ou pressão moral, deveríamos torcer pelo bem estar físico do ser humano LULA, avaliar os resultados do cumprimento de seu papel como presidente do nosso país e tomar como base esses resultados, para fazermos nossas escolhas de forma mais consciente, seja confirmando convictos nossa velha crença política ou tendo coragem e conteúdo para respaldar uma mudança de opinião, de ponto de vista.
    Renata Prado.

  25. Pe. Joãozinho e leitores do Blog, infelizmente estamos na era do fotoshop. O pior é a caricatura espiritual que somos tentados a usar quando em vez.
    Provoco: qual é a verdadeira imagem de uma pessoa ?

    Abraço a todos !!

  26. Ricardo Marinho

    Olá Padre Joãozinho!
    A sua benção!

    Pra falar a verdade eu não tive impressão de fralde computadorizada no semblante do Presidente, apenas achei que eles foram oportunistas e tiraram esta foto num momento de tosse ou de algum franzimento da face por qualquer outro motivo.
    Relacionar este momento com a situação que o Presidente tem vivído, não deixade ser leviano, ou, no mínimo, sem caridade, mas o que esperar de uma mídia tendenciosa e sem escrúpulos como a Revista Veja? Esta atitude é própria desta revista.

    Essa é a minha opinião!

    Fica com DEUS, Padre!

    Continue com brasanos lábios, para anunciar o Evangelho!

    Ricardo Marinho

  27. Ricardo Marinho

    Olá Padre Joãozinho!
    A sua benção!

    Pra falar a verdade eu não tive impressão de fralde computadorizada no semblante do Presidente, apenas achei que eles foram oportunistas e tiraram esta foto num momento de tosse ou de algum franzimento da face por qualquer outro motivo.
    Relacionar este momento com a situação que o Presidente tem vivído, não deixade ser leviano, ou, no mínimo, sem caridade, mas o que esperar de uma mídia tendenciosa e sem escrúpulos como a Revista Veja? Esta atitude é própria desta revista.

    Essa é a minha opinião!

    Fica com DEUS, Padre!

    Continue com brasanos lábios, para anunciar o Evangelho!

    Ricardo Marinho

  28. Ricardo Marinho

    Olá Padre Joãozinho!
    A sua benção!

    Pra falar a verdade eu não tive impressão de fralde computadorizada no semblante do Presidente, apenas achei que eles foram oportunistas e tiraram esta foto num momento de tosse ou de algum franzimento da face por qualquer outro motivo.
    Relacionar este momento com a situação que o Presidente tem vivído, não deixade ser leviano, ou, no mínimo, sem caridade, mas o que esperar de uma mídia tendenciosa e sem escrúpulos como a Revista Veja? Esta atitude é própria desta revista.

    Essa é a minha opinião!

    Fica com DEUS, Padre!

    Continue com brasanos lábios, para anunciar o Evangelho!

    Ricardo Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.