Hoje temos um dia todo para refletir e reconhecer o valor destas guerreiras que todos temos em nossas vidas. A começar de nossas mães nao há quem nao tenha ao menos uma mulher em sua vida. Para o homem a mulher é tao necessaria quanto o ar. A própria Biblia registra esta realidade logo em suas primeiras páginas ao retratar a tristeza de Adão enquanto estava sozinho. O termo hebraico utilizado para exprimir sua alegria, ao acordar do sono e ver a mulher que Deus acabara de criar, exprime todo o seu encanto: “AGORA SIM!!!!”

Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Isto significa que um homem sozinho é imagem incompleta de Deus. Sim… apenas quando homem e mulher entram em acordo e comunhão é que fechamos o ciclo da energia vital. São como os dois pólos de uma corrente elétrica. Tente ligar uma lâmpada apenas com o positivo ou com o negativo. Não gera luz. Por mais que a cultura pósmoderna insista em canonizar novas formas de união, do ponto de vista natural, nem mesmo dois positivos ou dois negativos geram luz; não procriam; há uma esterilidade radical.  A Igreja Católica  prefere afirmar com teimosia a forma criada por Deus: homem e mulher!

Hoje é um dia especial para reconhecer as mulheres que nos cercam. Infelizmente às vezes, nos acostumamos com elas. Quando faltam, choramos. Ligue para sua mae. Não espere ela faltar para chorar. Leve uma flor para sua esposa, ainda que sinta vergonha de gestos nobres e simples como este. Ame mais. Sorria mais. Viva mais. Feliz dia internacional das mulheres.

12 Comentários

  1. QUE LINDO..
    Obrigada pelas lindas palavras Pe.
    Parabens a tds nós mulheres!!!! que sigamos sempre o exemplo de Maria….

    um abraço.

    Crika

  2. ahahahah Padre, texto desses nem precisa de acentos, eles já estão em todas as palavras, um abraço, obrigada,
    Cris

  3. Pingback: João Carlos Almeida

  4. Pingback: Cristiana Passinato

  5. Pingback: Gláuria

  6. Pingback: Viviane Tostes

  7. Pingback: CristiANA Castro

  8. Pingback: Amanda

  9. ELINE LACERDA DE SOUZA

    BOM DIA PADRE JOAÕZINHO. A PAZ DE JESUS ESTEJÁ COM O SENHOR.

    OBRIGADO PELO CARINHO COMO O SENHOR SE REFERE AS MULHERES.QUE DEUS LHE PROTEJÁ SEMPRE. EU INCLUO O SENHOR NAS MINHAS REZAS, O PADRE FÁBIO, O GABRIEL.UM GRANDE ABRAÇÕ.ESSAS MULHERES QUE O SENHOR CITOU SÃO MULHERES GUERREIRAS.

  10. Obrigado padre, não precisavamos ter um dia especial, Deus nos deu o maior presente do mundo que é a maternidade, ser mãe é extrair o maior sigificado da palavra mulher.

  11. Malu Martinss

    Boa tarde, Padre Joãozinho
    Obrigada pela homenagem. Realmente é muito bom sermos lembradas, valorizadas, amadas. Hoje em meu setor de estágio realizamos atividades com mulheres atendidas pelo serviço. Foi muito bom oferecer carinho e respeito a quem os desconhece. Sentiram-se queridas. São pessoas que não costumam ser bem tratadas no dia a dia, desconhecem seus direitos, não estão habituadas ao afeto. Sinto-me feliz porque hoje plantei carinho e colhi sorrisos. Que seu dia seja tão feliz quanto o meu! Abraços.

  12. Pingback: Cenira Sarat

  13. Lúcia Farinhas

    Pe. Joãozinho, que lindas palavras… Ao longo do tempo vemos tantas atrocidades contra a mulher que Maria se torna uma referência para nós. Que Deus nos abençoe sempre, nos protegendo e acolhendo em seu coração. Pe, um abraço e obrigada pela homenagem.

  14. Boa noite, padre
    Que lindas e sábias palavras…
    As mulheres por mais fortes,atitudes,posturas que nos tornam ativas,precisamos de carinho,amor,reconhecimento…
    Sentir-se frágil é uma necessidade nossa,cansa ser aquela que supera,leva o “mundo nas costas”…
    E nada melhor do que flores, um abraço, um telefonema ou essas singelas frases que o senhor escreveu para sentir que somos respeitadas e amadas nesse mundo…
    Afinal,por Deus já sabemos que o somos, pelos humanos sempre esperamos esse reconhecimento…
    Obrigada pela lembrança…
    Um abraço.

  15. Boa Noite,Pe.Joãozinho.
    Sua benção!

    Belas e sábias palavras,e as vezes até nós esquecemos o valor que temos.Obrigada!

  16. Pingback: Gisele C.Krüger

  17. Meu querido padre!
    Quanta ternura em suas palavras… que não tem como uma mulher não se sentir amada no dia de hoje, diante de tão grande cuidado e singeleza que o seu coração tão bem soube se expressar.
    Hoje, Deus quis nos amar através do seu maravilhoso coração e fez brotar dentro dele esse gesto de carinho por todas nós.
    Muito obrigada padre,eu agradeço em nome de todas elas.
    Fique com Deus!!

  18. Iraci de Oliveira

    padre Joaozinho Muito grata por palavras tão bonitas. O senhor sempre nos surpreende. Que Deus abençoe sempre o trabalho de suas mãos. Sua bênção!

  19. Boa tarde, Padre!

    Que texto lindo!!!

    Além da sensibilidade, gosto muito dos seus textos pois sempre aprendo algo novo.
    Como é a palavra em hebraico que Adão usou ?? Que lindo isso, “agora sim”, não sabia!

    Muito obrigada pela homenagem.

    Sua benção.

  20. Renata Prado

    Boa noite Pe. Joãozinho, sua benção.

    Lendo seu texto, que tenho certeza, teve a intensão de ser uma homenagem às mulheres, fiquei pensando qual o real significado da parte em que o senhor escreve:
    “Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Isto significa que um homem sozinho é imagem incompleta de Deus. Sim… apenas quando homem e mulher entram em acordo e comunhão é que fechamos o ciclo da energia vital.”
    E por coincidência ou não, lia sua mensagem, enquanto ouvia as notícias recentes sobre pedofilia na igreja, ligando o tema e os fatos ao Papa…então fiquei me perguntando coisas do tipo:
    1. Qual o real lugar da mulher na igreja, na sociedade, na vida?
    2. Se homem e mulher se completam no significado da completude da imagem e semelhança Divina, então devo entender que padres são homens metade Divinos?
    3. Qual a dimensão humana e a porção feminina que completa os padres enquanto imagens e semelhanças de Deus, se suas parcelas femininas são rechassadas da igreja e de suas vidas?
    4. E na sociedade, será que a mulher é mesmo vista como uma metade que completa o outro masculino, dentro de uma proposta Divinal de construção de vida, de cidadania, de estrutura familiar, de valores humanos, sociais e morais?
    Não me entenda te criticando, nem criticando sua sincera homenagem, mas é que vejo palavras que homenageiam, mas que em geral, são incoerentes com as ações e as atitudes, que vemos e lemos nos jornais todos os dias, que assistimos na casa do vizinho, dos nossos parentes e às vezes até mesmo na nossa própria casa…isso tudo me faz entender e questionar se não são só palavras, que tentam adoçar, comportamentos amargos, que são cometidos todos os dias contra mulheres, que nem dentro da igreja, têm um lugar que seja verdadeiramente representativo, significativo.
    Na prática, somos sempre coadjuvantes, na história dos homens que construiram o mundo!
    Mesmo que nos nossos papéis secundários, concluamos que, nenhum homem teria papel principal na vida, se não dependessem de uma mulher, para lhe conceder a vida, ainda assim, vejo que este fato, fica lindo quando bem escrito nos poemas, mas não reflete a realidade feminina.
    Nós nos tornamos escravas do trabalho e dos bens de consumo, transformamos a liberdade sexual num ato inconsciente e inconsequente de prostituição socializada e somos discriminadas por homens todos os dias, nos tornamos reféns de nossos filhos que se venderam aos vícios e à marginalidade, e no final de tudo, toda vez que vemos uma pessoa perdida na vida, lá bem no fundinho nos pergutamos: onde estava a mãe deste ser que permitiu que isso acontecesse com ele? Porque no fundo, bem no fundo, achamos que as mulheres são responsáveis por tudo aquilo de ruim que acontece com as pessoas de comportamento questionável, mas quando as pessoas são reconhecidas por tudo de bom no que elas se tornaram, ninguém se lembra de elogiar a grandeza materna que o conduziu ao caminho do bem e do sucesso!

    Renata Prado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.