A implantação do Seminário Propedêutico em São Paulo, – Brasil, nas dependências do Instituto Meninos de São Judas Tadeu, é uma destas novidades. Pe. Antônio Kopitski SCJ e Fr. Genilson Mathias dos Santos SCJ, com o auxílio dos confrades e os benfeitores do Instituto, cuidaram da adaptação do ambiente para receber o grupo de vocacionados para 2010.
Neste último dia 01 de março, ingressaram 20 rapazes na etapa do Propedêutico. Um grupo grande e bastante diferenciado. Um novo perfil: mais da metade deles são de nível universitário. E por providência, este será primeiro grupo de seminaristas dehonianos formados a partir do grande centro de São Paulo. Isto é um sinal de atualidade, vitalidade e fecundidade para nossa Província.
Além disso, para marcar a transição do processo de acompanhamento vocacional para a etapa inicial da formação dehoniana, pela primeira vez a equipe do TREVO (Treinamento Vocacional) de Taubaté esteve presente na ocasião da chegada do grupo ao Propedêutico, agora em nova casa.
O clima de alegria e novidade foi a tônica do encontro. Os fratres Nelber, Jonathan e Ronaldo, bem como os formadores do Propedêutico reconheceram a importância deste gesto de acolhida aos novos. E os rapazes demonstraram seu contentamento por perceberam o cuidado da Congregação com suas vocações.
Assim nossa história está sendo escrita, pois estamos nos convencendo de que novas atitudes promovem a continuidade e a renovação do carisma dehoniano. “Para tempos novos, obras novas”, já dizia nosso fundador, Pe. Dehon.
Veja fotos: http://www.dehon.it/scj_dehon/news_day_pt.asp?id_not=3418
Pingback: João Carlos Almeida
Pingback: Amanda
Boa noite,padre João Carlos (a sua bênção)
Fiquei feliz em saber dessas novidades…
Penso ser maravilhoso que mais da metade desse novo grupo seja universitário…
Só vem confirmar o que já cansei de escrever aqui…
As pessoas querem seguir uma religião ou exercer uma vocação dentro da igreja,mas gostamos de que nossa inteligência seja considerada no processo.
É o que o carisma dehoniano faz,trabalha o binômio fé e razão,diga-se com muita competência,espiritualidade e estudo…
Simplificar demais pode atender a alguns,mas há os que necessitam de uma fé madura e consistente;é o meu caso,por exemplo.
Atitudes novas sempre promovem o crescimento quando significam avanços e não retrocessos,o que os senhores sabem realizar…
Sabes que tenho apreço genuíno por esse carisma,pois adoro quando a religião me faz rezar,mas também pensar…
Aliás,atitude que Jesus fez o tempo inteiro,falava às pessoas através de analogias,levava-os a refletirem… Quando a mulher adúltera seria apedrejada,o que Ele fez?
Perguntou “Quem não tem nenhum pecado, atire a primeira pedra…”
As pessoas refletiram, analisaram suas vidas,observaram que também pecavam e foram se retirando,lentamente…
Vida nova,tempos novos…
Um santo abraço e uma boa semana.
Luciana.
Boa noite padre,sua bênção!
A semente plantada em terra boa, sempre se colherá bons frutos!
Começam a ser colhidos os frutos de tanto trabalho e dedicação por todos vcs que lutam incansávalmente para que o Reino do céus seja vivido já aqui.
Vcs Dehonianos estão de parabéns,por tudo o que fazem, e do jeito como fazem pela evangelização!
Deus te proteja e te guarde sempre em seus caminhos!!
Que notícia boa padre, isso quer dizer que também são rapazes mais vividos e por isso já devem ter mais consciência da vocação. Será que está aí algum médico, advogado, engenheiro ou administrador? Certamente é uma riqueza! Que eles sejam bem acolhidos, pois serão nossos futuros líderes espirituais.
Sua benção
Parabéns ao SCJ, cuidando bem das vocações…lembro do tempo de menino, muito motivado pelos dehonianos em Joinville/SC, onde começou a despertar a vontade de ser religioso. Na época, Pe. Wagner, hoje Dom Wagner, bispo de Guarapuava/PR, era o Reitor no Santuário SCJ. Adorava ir ao seminário de Corupá, o grande seminário onde passei alguns fins de semana com grupo de coroinhas. Enquanto redentorista tive a oportunidade de conviver com os Dehonianos durante 30 dias em Varginha/MG, PAróquia NOssa Senhora do Rosário, numa missão em Agosto/2008, com os Padres Maurício Leão, Toninho, Ademilson. Dias maravilhosos.
Mas uma vez parabéns pelo carinho com as vocações.