Patriarca sublinha importância da presença física dos católicos
LISBOA, sexta-feira, 23 de abril de 2010 (ZENIT.org).- Cerca de 160 mil pessoas são esperadas no Terreiro do Paço e nas zonas circundantes, na Missa que Bento XVI presidirá em Lisboa, no próximo dia 11 de Maio.A comissão organizadora da Missa confirmou hoje que estão reunidas todas as condições de segurança, sem que estejam previstas restrições de acesso ou revistas aos participantes na celebração, segundo informa Agência Ecclesia.

A Missa presidida por Bento XVI contará com a presença de 3 mil voluntários. Estão previstos espaços para pessoas com dificuldades em deslocar-se (1500 cadeiras, na Praça do Município, por onde passará o papamóvel), para jovens e crianças (junto do altar).

À volta do Terreiro do Paço haverá seis ecrãs gigantes e colunas de som, para garantir a possibilidade de acompanhar a cerimônia para quem não tenha lugar no espaço da celebração.

O Pe. Mário Rui, responsável pela comissão, disse que neste momento os custos relativos à Missa se aproximam do “zero”, por força dos donativos de empresas e particulares, para além dos lucros resultantes da venda de merchandising.

No ofertório do dia 11 de Maio serão ainda recolhidos os donativos que os presentes quiserem oferecer, para fazer face a gastos estimados na ordem dos 200 mil Euros.

Fátima Madureira, da CML, adiantou relativamente às obras que estão a decorrer no Terreiro do Paço que “há a “garantia de que, pelo menos uma semana antes, a Praça estará operacional”. A montagem do altar, no Cais das Colunas, inicia-se a 28 de Abril, envolvendo 150 pessoas.

Paróquias

As cerca de 300 paróquias da Diocese de Lisboa começam este fim de semana a receber um folheto com informações sobre o programa de Bento XVI no dia 11 de Maio na cidade.

O folheto inclui uma mensagem do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, convidando à presença física dos católicos nos vários momentos na capital, com especial incidência na missa do Terreiro do Paço.

«Quem puder venha a Lisboa rezar com ele. Lisboa será preparada para vos acolher. Não é a mesma coisa ver pela televisão. Ele precisa de nos sentir com ele, unidos a ele, como membros da Igreja», escreve D. José Policarpo.

Na internet: www.bentoxviportugal.pt

ESTAREI LÁ NESTES DIAS…

1 comentário

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: Associação Jesse

  3. Pingback: Magna de Sousa Lima

  4. Pingback: Alice

  5. Pe. Joãozinho, SCJ

    Nova postagem no blog:: Missa do Papa em Lisboa deve reunir 160 mil pessoas http://bit.ly/92wHLk

  6. Pingback: Amanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.