Os estudantes que obtiveram em 2007 e 2008 as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) poderão conseguir bolsas de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu – mestrados e doutorados. A portaria foi publicada ontem no Diário Oficial da União.
A iniciativa possibilita ao aluno se beneficiar do resultado do exame. Como o desempenho no Enade não consta no histórico escolar, muitos universitários entregavam a prova em branco.
O Enade (antigo provão) é usado no sistema de avaliação de qualidade das instituições de ensino superior do Ministério da Educação.
Os estudantes têm o prazo de um ano para ingressar em programas de pós reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O aluno deve participar de processo seletivo nas instituições de educação superior e, se aprovado, apresentar cópia do boletim de desempenho, emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Também deve respeitar os critérios da Capes, como o não-acúmulo de bolsas.
A decisão abrange também estudantes já matriculados. As bolsas têm duração máxima de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o de doutorado. Este ano o Enade vai avaliar 450 mil estudantes. O exame ocorre no dia 7 de novembro.
Veículo: O Estado de S.Paulo
Sub-mídia: Primeira leitura / Editoria: Vida / Página: A21
Data de publicação: 28/04/2010
Localidade: SÃO PAULO – SP
Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ
Pingback: Jerusa Pordeus
Pingback: mioco gomes
Pingback: Malu Martins
Boa tarde, querido Padre Joãozinho
Mas que notícia boa! Sempre pensei que a educação é a chave para a maioria dos problemas em nosso país, porém o acesso a este direito de cidadania sempre foi mais difícil a quem é menos favorecido economicamente. Acho muito justo este critério, pois é uma forma de valorizar quem realmente se empenha. Eu mesma sou um exemplo disto. Só estou estudando graças a uma bolsa de estudos disponibizada pelo governo federal. E não foi fácil conseguí-la. Tive que enfrentar uma disputa acirradíssima. Penso que este direito deveria ser ampliado para mais pessoas que como eu sonham com uma vida melhor. Mas já é alguma coisa, pois quando eu era mais jovem nem isto existia. No final deste ano, já aos 41 anos, estarei realizando o sonho de uma vida inteira e estou muito feliz. Aproveitei muito bem a oportunidade que me foi oferecida. Sem falsa modéstia, sou a melhor aluna da turma, fui bem no Enade 2007 e pretendo melhorar meu desempenho no Enade deste ano. Ainda mais depois desta notícia. Quem sabe eu consiga uma bolsa de pos graduação!rsrs Deus fez sua parte do milagre e eu estou fazendo a minha. Estou lutando e me esforçando para isto. Sei que como eu existem muitos outros que sempre tiveram o sonho e a garra mas não a oportunidade. Que venham dias melhores! Sua bênção. Um abraço.
Pingback: Amanda