BRASÍLIA, terça-feira, 4 de maio de 2010 (ZENIT.org).- Após a Missa de abertura da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada na manhã desta terça-feira, no Santuário Dom Bosco, em Brasília, a presidência da CNBB, liderada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, abriu o primeiro dia da Assembleia, no plenário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

Integrando a mesa, também participaram o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.

O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, saudou os participantes citando o hino católico Veni Creator Spíritus (Vinde, Espírito Criador). “Espero que possamos viver na alegria, fraternidade e comunhão este Kairós“.

Dom Geraldo destacou ainda sua alegria em participar mais um ano de Assembleia. “Cada Assembleia dos Bispos da CNBB tem sido um momento especial de graças”.

O núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, agradeceu o convite da CNBB para discursar aos bispos do Brasil e destacou a importância da Assembleia na vida da Igreja do mundo. “Sinto-me honrado e orgulhoso por participar, mais uma vez, da reunião que considero uma das mais importantes para a Igreja Católica Apostólica Romana”.

Já o vice-presidente da CNBB, Dom Luiz Soares Vieira, leu uma carta endereçada a Dom Geraldo Lyrio Rocha, emitida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em que elogia a postura ética da Conferência na luta pelos direitos sociais, ambientais, e fala “com carinho” da visita que fez em 2003, no seu primeiro mandato, à Assembleia, em Itaici (SP).

O arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, falou brevemente aos bispos sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Brasília, de 13 a 16 deste mês, cujo tema será “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”.

“A expectativa é receber 300 mil pessoas que buscam aprofundar na doutrina e na espiritualidade. As principais Missas serão realizadas na Esplanada dos Ministérios, em um altar montado especialmente para os quatro dias de evento. Já as programações culturais terão como palco o Ginásio Nilson Nelson. A participação no evento é livre.”

Dom Dimas Lara Barbosa então deu início à primeira sessão da 48ª Assembleia dos Bispos da CNBB.

(Com CNBB)

3 Comentários

  1. É muito bom ter notícias da Assembléia Geral e também saber da divulgação do Congresso Eucarístico Nacional. Vou servir no Congresso com muito carinho pela Santa Eucaristia e será muito bom ver nossa Igreja reunida no Amor de Deus.
    Deus te abençoe Padre!

  2. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  3. Pingback: MARIA BEZERRA DA TRI

  4. Pingback: MARIA BEZERRA DA TRI

  5. Pingback: Nelcilda

  6. Pingback: Amanda

  7. PE. Joãozinho, para corrigir (depois fiquei pensando para não dar nenhum outro tipo de conotação rs) é que o meu comentário anterior me fez lembrar de um amigo que trabalhou comigo que quando tinha muita raiva tirava as próprias calças e pulava em cima delas. Ele entrava no banheiro ou no quarto e fazia isso, sei lá porque rs.

    bjs

  8. Boa noite padre.
    Que Deus abençoe e ilumine nossos Bispos, neste período de turbulências, onde vemos nitidamente a mídia tentando distorcer o que eles dizem, precisamos estar bem atentos para não nos deixar confundir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.