Recebi esta dúvida por e-mail:

“Sou católica, mas sempre tive em meu coração uma pergunta: Se o antigo e o novo testamento são a palavra de Deus, se consta na palavra de Deus os 10 mandamentos, e nós tentamos seguí-lo pois são as leis de Deus, então porque nós católicos não seguimos o 4º mandamento em êxodo 20?
“[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”
Onde está escrito na bíblia Guardar domingos e festas? Pois é isso que é nos ensinado nas catequeses, e é o que sempre ouvimos nas missas, nos grupos de orações, etc. Fazemos isso por uma tradição? Pq o Papa intitulou? Então quer dizer que estamos sendo desobedientes à Lei de Deus? Somos então pecadores constantes por não guardar o sábado? Eu sei que celebramos a ressureição por isso estabeleceu-se o domingo, mas qto a palavra de Deus? Não é ela que deveríamos seguir?

Leia a resposta de João Paulo II:

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_05071998_dies-domini_po.html

Passagem do sábado ao domingo

18. Por esta dependência essencial que o terceiro mandamento tem da memória das obras salvíficas de Deus, os cristãos, apercebendo-se da originalidade do tempo novo e definitivo inaugurado por Cristo, assumiram como festivo o primeiro dia depois do sábado, porque nele se deu a ressurreição do Senhor. De facto, o mistério pascal de Cristo constitui a revelação plena do mistério das origens, o cume da história da salvação e a antecipação do cumprimento escatológico do mundo. Aquilo que Deus realizou na criação e o que fez pelo seu povo no êxodo, encontrou na morte e ressurreição de Cristo o seu cumprimento, embora este tenha a sua expressão definitiva apenas na parusia, com a vinda gloriosa de Cristo. N’Ele se realiza plenamente o sentido « espiritual » do sábado, como o sublinha S. Gregório Magno: « Nós consideramos verdadeiro sábado a pessoa do nosso Redentor, nosso Senhor Jesus Cristo ».(14) Por isso, a alegria com que Deus, no primeiro sábado da humanidade, contempla a criação feita do nada, exprime-se doravante pela alegria com que Cristo apareceu aos seus, no domingo de Páscoa, trazendo o dom da paz e do Espírito (cf. Jo 20,19-23). De facto, no mistério pascal, a condição humana e, com ela, toda a criação, que geme e sofre as dores de parto até ao presente (cf. Rom 8,22) conheceu o seu novo « êxodo » para a liberdade dos filhos de Deus, que podem gritar, com Cristo, « Abba, Pai » (Rom 8,15; Gal 4,6). À luz deste mistério, o sentido do preceito vetero testamentário do dia do Senhor é recuperado, integrado e plenamente revelado na glória que brilha na face de Cristo Ressuscitado (cf. 2 Cor 4,6). Do « sábado » passa-se ao « primeiro dia depois do sábado », do sétimo dia passa-se ao primeiro dia: odies Domini torna-se o dies Christi!

8 Comentários

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: LAERSON

  3. Pingback: mikabruna

  4. Pingback: línguas de Fogo

  5. Pingback: Alexandre Santos

  6. Pingback: Rodrigo Santana

  7. Pingback: Amanda

  8. Porque consideramos o dia da ressurreição de Jesus Cristo.

  9. Pingback: elisa

  10. Pingback: Cristiana Passinato

  11. Pingback: Ana Lúcia

  12. Senhor Jesus nessa Eucaristia peço ao Padre João que interceda ao Senhor Jesus forças papra sair dessa situação que me encontro.

  13. Sergio Souza

    Porém, equivocadamente, há cristãos que guardam o Sábado pela maneira errônea de interpretarem a Bíblia.

    Excelente texto do saudoso Papa João Paulo II. Na última Assembléia Paroquial, nós estaudamos esse texto.

    Feliz dia das Mães a todos!

  14. Pingback: mioco gomes

  15. Pingback: Danielle M Tostes

  16. seguidor de cristo

    Peço encarecidamente, aos que querem seguir verdadeiramente a palavra de Deus(A vontade de Deus)que estudem a a biblia, unicamente nele podemos confiar, não se deixem enganar por essa grande mentira que vem enganando as muitos atravez dos tempos, mentira essa estabelecida pelo tirano Imperio romano na antiguidade hoje ” Igreja Catolica Apostolica Romana”. Estude a biblia meu irmão que procura a verdade, e saia desse mar de poder luxuria e mentira.

  17. Kendra Borges

    É uma pena que muitas pessoas prefiram seguir a religiao do que a Deus,pois o proprio Dalai Lama papa joao paulo falou em um video no you tube que sabe e tem a plena conciencia de que Deus instaurou o sábado para seus filhos ,mas o proprio papa disse ele como autoridade eclesiastica apostolica romana que esta acima da lei muda a guarda do sabado para o domingo e eu vos pergunto quem e o papa para mudar alguma coisa e um pecador como qualquer um, pois o proprio Deus olhou o mundo e nao encontrou um justo sequer quem e ele para mudar a lei de De Deus .disse Jesus nao vim revogar a lei ,mas sim cumpri-la e uma pena que as pessoas prefiram seguir uma religiao que vive em verdadeiros escandalos de pedofilia e homossexualismo vou orar por todos

  18. Sergio Souza

    Então, devemos ficar com o testemunho de Ellen G. White ou com o testemunho de Jeremias, Oséias, Jesus, Espírito Santo, dos Apóstolos e dos primeiros cristãos?

  19. Gênes Soares

    Caro Sérgio Souza,se você for um cristão cincero a palavra de Deus, verá que homem nenhum tem a capacidade de mudar a palavra de Deus,pelo contrario o homem pode receber revelações de Deus para poder nos levar a verdade do que está escrito na biblia.

    Portanto quem ja leu pelo o menos um livro de Ellen G. White,vera que ela jamais fez alteração alguma,pelo contrario sempre confirmou o que esta escrito na biblia.ela mesmo disse que a biblia é a nossa unica regra de fé e pratica.

    Portanto o proprio jesus disse que nenhuma virgula ou til jamais pode ser tirado da sua lei ate onde existir céu e terra.

    Portanto jesus não veio mudar o mandamento do sábado do sétimo dia, e sim mostrar como é que tem que ser quardado ou seja cumprido.(Mateus 5:17-18).

    Mas a biblia fala que ocorreria tal mudança na lei de Deus?

    sim em Daniel 7:25 fala de um poder religioso que iria mudar os tempos e a lei de Deus.
    que poder seria esse? sera que as profecias já estão se concretizando?

    Abra os olhos queridos Irmãos, estamos no tempo do fim.

    Melhor obedecer a Deus e os seus mandamentos do que obedecer a mandamentos de homem.

    fiquem todos na paz do senhor jesus.

  20. irmão nois cristão não guardamos o sabado porque hoje em dia as pessoas dom mais falo para o sabado e para deus dão poucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.