Hoje o Evangelho retrata a confissão de amor de Pedro… quer dizer… de amizade. Sim. Nosso velho e bom Pedro àquelas alturas ainda não era capaz de um amor “ágape”, ou seja, doação total de si. Seu amor ainda esta no nível da “filia”, ou seja, amor de amizade. Muitas vezes confundimos estas dimensões ao dizer: “Eu te amo!”. Pedro ao menos era sincero. Respondeu: – “Sou teu amigo”. Escolhi uma tradução de Portugal que preserva esta sutileza do original grego:

Evangelho segundo S. João 21,15-19.

Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros.» Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.» E perguntou-lhe, pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?» Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: ‘Tu és deveras meu amigo?’ Mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!» E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais novo, tu mesmo atavas o cinto e ias para onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te há-de atar o cinto e levar para onde não queres.» E disse isto para indicar o género de morte com que ele havia de dar glória a Deus. Depois destas palavras, acrescentou: «Segue-me!»

8 Comentários

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: Luciana

  3. Simone Teixeira

    Admiro a sinceridade de Pedro e a evolução de seu amor! Jesus nos conhece mais do que nós mesmos e já sabia que, um dia, Pedro O amaraia a ponto de dar sua vida por Ele. Peço a Deus que me dê o dom da sinceridade e o dom do amor. Se há pessoas que para mim são difíceis, devo ser difícil para muitos e Deus nos mandou amar ao próximo sem distinções. Quanto nos falta para aprender a amar verdadeiramente?
    Grande abraço, você sabe que eu sou sua amiga e que gosto muito de você!

    Simone.

  4. Pingback: Amanda

  5. Pingback: Cenira Sarat

  6. Pingback: Twitter Trackbacks for Nova postagem no blog:: Detalhe sutil do Evangelho de hoje [cancaonova.com] on Topsy.com

  7. Pingback: Michelli Brainer

  8. Pingback: Paróq. N.S. Remédios

  9. Entre os nomes que os gregos atribuiam ao que conhecemos como amor, encontramos o agape, o eros, o fili e o hesed. Esse ultimo menos conhecido, está nos originais grego do evangelho de S. Mateus, quando ele nos ordena ‘sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito'(cf. Mt 5,48). O ‘hesed’ é o Amor de entranhas de misericórdia de Deus. Nesta citação a palavra perfeito é uma tradução do hesed. Nesta ordem recebemos o chamado a nos unir a Deus, durante nossa vida, em sua forma de amar. Ele consiste em amar o não-amável: não porque o outro me agrada, ou me oferece algo que me faz feliz. Mas me decido a fazer o outro feliz, com todas suas falhas e desagrados.

  10. Pingback: Alice

  11. Simone Teixeira

    Como Jesus se sentiria se Pedro não lhe respondesse nada?
    Já que Jesus sabia tudo, nenhuma resposta seria necessária… Não é mais fácil para nós deixar de responder? O outro já sabe o que penso… Melhor me calar, por que me pergunta de novo? O que espera de mim? Por que insiste, se sabe que eu o neguei e que não sou confiável? Estou cansado de dizer a mesma coisa…

  12. Oi Padre.

    Bela reflexão. Tenho costume de dizer “te amo” com o significado de Philos.
    Mas não é todo mundo q sabe a diferença entre Agape, Philos e Eros.
    Sempre acho q a pessoa vai entender, mas preciso repensar isso.
    Por enqto só sei sentir Eros e Philos, peço a Deus derrame seu Espírito para que eu vivencie Agape.

    É mto interessante o poder da palavra. No texto sobre o amor da linda Carta aos Corintios, a palavra original significa Agape, em algumas traduções consta mesmo como “Caridade ” e não amor.
    Entretanto, observo q muita gente entende essa passagem bíblica como uma ode ao amor romântico.
    O genial Renato Russo deu uma forcinha a essa interpretação errada, quando mesclou esse capítulo da Bíblia com a poesia de Camoes, e criou uma bela canção de amor Eros.
    Quem não conhece mto a Biblia ou essas palavras gregas acha que a Carta de Corintios fala de amor romantico.

    Se pudesse escrever sobre isso, agradeço.

    Sua benção, boa noite e ótimo fds!

  13. olga amorim

    Boa noite padre
    A palavra amor é carregada de muito significado e não deve ser dita sem a total certeza da responsabilidade que ela acarreta, por isso temos que admirar a siceridade de Pedro. Amar é muito sério não podemos banalizar um sentimento tão profundo.

  14. RT @padrejoaozinho: Nova postagem no blog:: Detalhe sutil do Evangelho de hoje http://bit.ly/aOL6XK

  15. A sua bênção,pe.João Carlos
    Sempre que leio esses versículos do evangelho,associo-os às vezes em que Pedro negou Jesus,três…
    Três vezes negou-o,três vezes Jesus questionou-o…
    A situação de Pedro não foi fácil…as maiores “broncas” de Jesus
    entre os discípulos foram para ele…haja vista a tempestade no mar,quando cortou a orelha do soldado tentando impedir a prisão de Jesus etc
    E ao questionar quantas vezes deveria perdoar “…sete vezes?”
    Escutou “Não,mas até setenta vezes sete.”
    Era meio impetuoso…
    Um abraço.

  16. Bom dia Padre!

    E como o sr. é inteligentissimo e tem doutorado q não acaba mais, não fico nem um pouco ressabiada de dizer que amo o sr.
    Tbém falo isso para o P. fabio, e para o Chalita, pq sei q vcs entendem que é o Philos + uma admiração enorme.

    Mas pergunto, pelo texto, será que o sr. se incomoda? Penso que não, mas perguntar não custa.
    Parece que o sr. se sente mais confortável com um “gosto”, mesmo sabendo que qdo as pessoas dizem “amo” é como se fosse de pai para filho, ou esta está impressão?

    Desejo um dia lindo. Que Nossa Senhora cuide do sr.
    Sa benção.

    ps- sua previsão sobre o Realwbonner estava certa, rs, ele está ensaindo um retorno ao TT, o sr. viu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.