Pe. Joãozinho explica como foi a viagem e o encontro com o Papa… Foi uma graça me convidaram pra ir na Assembléia, pregar, numa cidade chama Guimarães, só que antes eu tive a graça de participar com o Papa Bento XVI em Fátima, eu cheguei no dia 12 de Maio, e o tema foi o ano sacerdotal, rezamos uma linda oração ao Imaculado Coração de Maria, e no dia 13 teve a missa com 400 mil pessoas, e foi bacana pq no final da tarde o Papa se encontrou com os Bispos de Portugal e tudo isso foi transmitido, ele falou inclusive sobre os movimentos, e que uma das grandes alegrias da vida dele, foi perceber o carisma de tantos jovens.

Quero aproveitar, deixa eu fazer uma correção Adriano, sobre o inicio do programa. O ano sacerdotal começou no dia 19 de dezembro de 2009, começou na festa do coração de Jesus do ano passado, e vai ate esse ano no dia 11 de junho.

Pe. Joãozinho fala sobre a sua vocação, e diz que: O pai e a mãe são sacerdotes do lar, e o padre do povo. A minha vocação foi quando eu ainda era criança, nem me lembro, só lembro que juntava as mãozinhas e rezava, rezava missa, e quando eu tinha 9 anos de idade já tocava na missa, la na paróquia de Brusque tinha um microfone que eu não alcançava, eu tinha que ficar puxando, e cantava uma musica de Maria, antes de ir pro seminário, brincava de missa com minhas irmãs, elas eram minhas paroquianas mirins, principalmente a Sandra, porque a Ana ainda não havia nascido, e ai aos 12 anos eu fui pro seminário, eu li esses dias uma pesquisa que grande parte dos seminaristas sentiram o chamado enquanto eram crianças, como Samuel né, sentiu o chamado enquanto ainda era criança, então não vamos desprezar né, Deus chama a criança, e eu tenho a graça de participar de uma fundação onde o fundador se chama João, o padroeiro se chama João, e sabe o que significa João? É graça de Deus.

Pe. Joãozinho explicou sobre a festa de Corpus Christi… Uma mulher muito piedosa teve uma visão que nós precisávamos de uma festa publica do corpo de Cristo, e foi a procissão, a procissão se tornou uma manifestação publica da fé católica, eu estarei em Caçapava, e o padre já me disse que a procissão vai durar uma hora, com tapetes, enfeites, e é tão lindo isso, quando a igreja sai pra fora, pra manifestar o amor a Jesus.

Pe. Joãozinho fala sobre o livro… Eu não tinha mostrado ainda o livro: “Conheço um coração” e é um livro que levou um tempo pra escrever, vocês sabem que a gente canta, mas cada frase tem um significado, inclusive bíblico, mas as vezes as pessoas vão cantando e não pensam que la por trás das letras tem frases bíblicas, por exemplo, “conheço um coração tão manso e humilde” é Mateus 12, então no livro eu tento explicar o que esta por trás das frases.

Pe. Joãozinho falou sobre a fidelidade em Cristo… o Papa falou que na hora da missa ou na hora da pregação, devemos ser transparentes, Jesus esta presente na vida do sacerdote, mas o sacerdote faz Jesus estar presente na vida das pessoas, por exemplo, no final de um programa como esse, será que vão dizer que bonita as palavras do padre, que bonita a musica do grupo bom pastor… Antes de eu sair de casa, eu tava assim vestido de padre, bonitão, ai um amigo olhou e falou, ta ate parecendo padre, ai eu pensei, ué mas eu não pareço padre, eu sou padre, então esse é um grande desafio no mundo de hj, testemunhar que eu sou padre, e no Brasil existem 18 mil padres gente.

Pe. Joãozinho citou sobre os escândalos que tem atingido a igreja Católica… Qdo a gente vê esse monte de escândalos no ano sacerdotal, não é estranho, pq o povo poderia pensar assim, ano sacerdotal é pra bajular o padre, então eu vejo todos esses escândalos, para purificar a igreja, o sacerdote, ele sai do ano sacerdotal com mais dores, menos badalados, sabendo que são limitados, o papa disse que embora o sacerdote de Cristo seja eterno, a vida do sacerdote é limitada, o padre é um outro Cristo, mas é limitado, o padre não é um super homem, um super man, ele é cheio de defeitos, não é anjo, mas tb não é demônio, ele é simplesmente humano, como diz o PE. Fabio de Melo, humano demais.

Se a pedofilia fosse provocada pelo celibato, nós não teríamos tantos padres santos celibatos, e não teríamos tantos casos de pedofilia dentro de casa, e agressão como o caso de Isabela, quantos casos como da Isabela que acontece todos os dias e ninguém fica sabendo, o meu amigo Silvio de Abreu, que escreve a novela da globo, ele esta colocando o problema da pedofilia em um outro horizonte, dentro de uma pensão, promovida por pessoas idosas e mulher, e isso é muito realista do meu ponto de vista, ali temos uma voz contraria a tudo isso, mas independente disso, os casos de pedofilia da igreja devem ser denunciados, a igreja católica não quer compactuar com nenhum tipo de crime, na Irlanda por exemplo, a maior parte dos casos estão na família, pais e filhos, e temos que acabar com isso.

Pe. Joãozinho respondeu uma pergunta de um rapaz de 17 anos, sobre ansiedade na vocação… Entre, pq seminário significa sementeira, e o único jeito de você ter certeza é sendo orientado. Hj conversei com um rapaz que estava infelizmente dando um tempo no seminário, mas recebi email de 3 pessoas que estavam retornando, então Junior, vá pra la, pro seminário, você tem toda uma vida pela frente, pra se decidir.

Pe. Joãozinho deixou alguns ensinamentos sobre o ano sacerdotal… É verdade nesse encerramento do ano sacerdotal, apesar de ser abertura da copa do mundo e festa do sagrado coração, o padre que é pai do povo, ele tem 3 grandes missões, é um homem de 3 “P”, ele é um homem da palavra, ele é profeta, em segundo ele é homem do altar, “P” da palavra, do pão, da eucaristia, do sacramento, da confissão, ele tem que rezar com o povo, e o terceiro “P” do padre não é pedreiro, psicólogo, nem político, ele é paróquia, chamado a ser pastor, profeta, homem da pastoral, pai do povo, filho do altar e amigo daquele pequeno rebanho que Deus confiou a ele, que é a paróquia… as vezes sair de casa as 21h30 da noite, enfrentar a Dutra é uma atitude sacerdotal, quando eu sai de casa eu pensei nisso, que só a realidade pastoral explica, então esse sacrifício fez bem pra muita gente, que Deus abençoe todos os colegas sacerdotes, e nos ajude a sermos padres mais humildes, limitados e cheios de possibilidades, porque Jesus age através da nossa pessoa.

Transcrição: Lika Perfeito (Comunidade Contrários)
http://twitter.com/LikaPerfeito

5 Comentários

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: Twitter Trackbacks for Participação ontem no REVOLUÇÃO JESUS « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com

  3. Pingback: MARIA BEZERRA DA TRI

  4. Pingback: Revolução Jesus

  5. Pingback: Olga Silva de Souza

  6. olga amorim

    Bom dia padre , sua benção
    Gostei muito da sua participação no Revolução Jesus, como sempre um banho de conhecimento.Fiquei pensando que se fosse um jovem de 17 anos, iria correndo para o seminário, tamanho a alegria que o senhor demonstra por ser padre e pelo exercício de seu sacerdócio. Parabéns!

  7. Pingback: Marylise

  8. Pingback: Amanda

  9. Pingback: Sara Alves

  10. Sua bênção padre!
    O progama Revolução Jesus merece os nossos parabéns, por te-lo convidado. A sua presença só enriquece o nosso aprendizado.
    Não é preciso falar mt…pois o Sr é um exemplo de sacerdote para nós !!
    Só temos que agradecer a Deus,por ter colocado no seu coração o desejo de ser padre, obrigada pelo seu sim.Parabéns!
    Deus o proteja hj e sempre,
    Paz e bem!!

  11. maria da Glória Almeida

    João eu fiquei muito, muito, mas muito feliz mesmo com tua sábia explanção ontem na Canção Nova, no Programa Revolução Jesus abordando a tua vocação, a tua infância o teu sacerdócio e o Ano Sacerdotal. Tudo foi muito verdadeiro nas tuas palavras. Eu sei o quanto tu te empenhas te sacrificas te alegra com teus livros tuas músicas e tuas pregações relacionadas a nossa Igreja Católica. Que o Espirito Santo te ilumine sempre. Parabéns
    Mãe

  12. Padre, excelente a sua participação no programa Revolução Jesus e que bom ter uma evangelizadora digital como minha querida amiga “Lika” que fez um resumo “Perfeito”! Ela é “rapidex”, rs.

    Paz e Bem!

  13. Oi pe Joãozinho, o programa Revolução Jesus estava ótimo com a sua presença!
    Queria agradecer muito pelas suas sábias palavras que me motivaram ainda mais sobre minha entrada no seminário, pois foi eu quem lhe mandou o recado no twitter.
    Já faço acompanhamento vocacional, e o pe. da minha paróquia está sendo muito importante na minha decisão, ele é quem me ajuda e me aconselha.
    Estou no último ano do ensino médio, e entrarei no próximo ano no seminário propedêutico São João Maria Vianney em Curitiba.
    Confesso que estou ansioso, mas também tenho medo, mas ja me entreguei nas mãos de Deus, ele que irá me guiar!

    Pe. se o senhor puder, entre no meu blog http://www.apostolosdehoje.blogspot.com

    um grande abraço, e meu muito obrigado pela sua ajuda!

  14. Pingback: mioco gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.